Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRH68 |
Resumo: | Esta pesquisa é resultado de inquietações a respeito do trabalho de Arte Contemporânea no Ensino de Artes Visuais. Percebi que o movimento Toy Art é algo novo no Brasil e pouco conhecido, até mesmo, pelos profissionais do Ensino de Artes Visuais. É um tema bastante interessante para ser desenvolvido em sala de aula, pois possibilita ao aluno um contato direto com a arte, não apenas através de sua visão, mas também através de sua experimentação e de sua produção. O que propicia ao educando maior estímulo ao seu processo de aprendizagem. A pesquisa se propôs a conhecer a história do movimento do Toy Art e suas peculiaridades, a levantar as várias possibilidades de materiais para a criação de um Toy, bem como a apresentar um plano de aula de forma interdisciplinar, para o Ensino Fundamental II. Plano que contempla as etapas da abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa, buscando despertar no aluno o interesse pela Arte Contemporânea. O trabalho se baseou em pesquisas bibliográficas tanto de livros já publicados, quanto de arquivos eletrônicos de trabalhos acadêmicos , em consulta a sites referentes ao tema, em visita técnica a Limited Edition/SP uma loja, que comercializa toys , e ainda na participação de um workshop no Estúdio Factotum para sua produção. Também foi realizada pesquisa de campo: junto à aldeia indígena Geru Tucumã da Tribo Pataxós; junto ao proprietário da Limited Edition (mediante entrevista) e junto a uma jornalista (mediante repostas a questionário formulado). Buscou-se elaborar um plano de aula para trabalhar o tema Toy Art de forma interdisciplinar, através de um diálogo com a cultura indígena brasileira, mediante a produção, pelos próprios alunos, de toys inspirados nessa temática, tomando-se como ponto de referência a produção do artista Walde- Mar. |
id |
UFMG_ea9c26edba7c458139c325182e052941 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NRH68 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Henrique Augusto Nunes TeixeiraNatalia Martins CarneiroEvandro Jose Lemos da CunhaAndréia Márcia de Oliveira Silva2019-08-12T09:11:53Z2019-08-12T09:11:53Z2014-04-05http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRH68Esta pesquisa é resultado de inquietações a respeito do trabalho de Arte Contemporânea no Ensino de Artes Visuais. Percebi que o movimento Toy Art é algo novo no Brasil e pouco conhecido, até mesmo, pelos profissionais do Ensino de Artes Visuais. É um tema bastante interessante para ser desenvolvido em sala de aula, pois possibilita ao aluno um contato direto com a arte, não apenas através de sua visão, mas também através de sua experimentação e de sua produção. O que propicia ao educando maior estímulo ao seu processo de aprendizagem. A pesquisa se propôs a conhecer a história do movimento do Toy Art e suas peculiaridades, a levantar as várias possibilidades de materiais para a criação de um Toy, bem como a apresentar um plano de aula de forma interdisciplinar, para o Ensino Fundamental II. Plano que contempla as etapas da abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa, buscando despertar no aluno o interesse pela Arte Contemporânea. O trabalho se baseou em pesquisas bibliográficas tanto de livros já publicados, quanto de arquivos eletrônicos de trabalhos acadêmicos , em consulta a sites referentes ao tema, em visita técnica a Limited Edition/SP uma loja, que comercializa toys , e ainda na participação de um workshop no Estúdio Factotum para sua produção. Também foi realizada pesquisa de campo: junto à aldeia indígena Geru Tucumã da Tribo Pataxós; junto ao proprietário da Limited Edition (mediante entrevista) e junto a uma jornalista (mediante repostas a questionário formulado). Buscou-se elaborar um plano de aula para trabalhar o tema Toy Art de forma interdisciplinar, através de um diálogo com a cultura indígena brasileira, mediante a produção, pelos próprios alunos, de toys inspirados nessa temática, tomando-se como ponto de referência a produção do artista Walde- Mar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte Estudo e ensinoWalde-MarArteCultura indígenaToy ArtToy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmono_texto_reunido_final.pdfapplication/pdf3326900https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NRH68/1/mono_texto_reunido_final.pdf80284141f81747da5813e32f24e9f5b8MD51TEXTmono_texto_reunido_final.pdf.txtmono_texto_reunido_final.pdf.txtExtracted texttext/plain89440https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NRH68/2/mono_texto_reunido_final.pdf.txte19340fcda21cdea2a67d86e9d0fc0ccMD521843/BUOS-9NRH682019-11-14 15:46:25.999oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NRH68Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:46:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira |
title |
Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira |
spellingShingle |
Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira Andréia Márcia de Oliveira Silva Walde-Mar Arte Cultura indígena Toy Art Arte Estudo e ensino |
title_short |
Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira |
title_full |
Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira |
title_fullStr |
Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira |
title_full_unstemmed |
Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira |
title_sort |
Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira |
author |
Andréia Márcia de Oliveira Silva |
author_facet |
Andréia Márcia de Oliveira Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Henrique Augusto Nunes Teixeira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Natalia Martins Carneiro |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andréia Márcia de Oliveira Silva |
contributor_str_mv |
Henrique Augusto Nunes Teixeira Natalia Martins Carneiro Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Walde-Mar Arte Cultura indígena Toy Art |
topic |
Walde-Mar Arte Cultura indígena Toy Art Arte Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Arte Estudo e ensino |
description |
Esta pesquisa é resultado de inquietações a respeito do trabalho de Arte Contemporânea no Ensino de Artes Visuais. Percebi que o movimento Toy Art é algo novo no Brasil e pouco conhecido, até mesmo, pelos profissionais do Ensino de Artes Visuais. É um tema bastante interessante para ser desenvolvido em sala de aula, pois possibilita ao aluno um contato direto com a arte, não apenas através de sua visão, mas também através de sua experimentação e de sua produção. O que propicia ao educando maior estímulo ao seu processo de aprendizagem. A pesquisa se propôs a conhecer a história do movimento do Toy Art e suas peculiaridades, a levantar as várias possibilidades de materiais para a criação de um Toy, bem como a apresentar um plano de aula de forma interdisciplinar, para o Ensino Fundamental II. Plano que contempla as etapas da abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa, buscando despertar no aluno o interesse pela Arte Contemporânea. O trabalho se baseou em pesquisas bibliográficas tanto de livros já publicados, quanto de arquivos eletrônicos de trabalhos acadêmicos , em consulta a sites referentes ao tema, em visita técnica a Limited Edition/SP uma loja, que comercializa toys , e ainda na participação de um workshop no Estúdio Factotum para sua produção. Também foi realizada pesquisa de campo: junto à aldeia indígena Geru Tucumã da Tribo Pataxós; junto ao proprietário da Limited Edition (mediante entrevista) e junto a uma jornalista (mediante repostas a questionário formulado). Buscou-se elaborar um plano de aula para trabalhar o tema Toy Art de forma interdisciplinar, através de um diálogo com a cultura indígena brasileira, mediante a produção, pelos próprios alunos, de toys inspirados nessa temática, tomando-se como ponto de referência a produção do artista Walde- Mar. |
publishDate |
2014 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-04-05 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T09:11:53Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T09:11:53Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRH68 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRH68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NRH68/1/mono_texto_reunido_final.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NRH68/2/mono_texto_reunido_final.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
80284141f81747da5813e32f24e9f5b8 e19340fcda21cdea2a67d86e9d0fc0cc |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589475652075520 |