Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andréia Márcia de Oliveira Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRH68
Resumo: Esta pesquisa é resultado de inquietações a respeito do trabalho de Arte Contemporânea no Ensino de Artes Visuais. Percebi que o movimento Toy Art é algo novo no Brasil e pouco conhecido, até mesmo, pelos profissionais do Ensino de Artes Visuais. É um tema bastante interessante para ser desenvolvido em sala de aula, pois possibilita ao aluno um contato direto com a arte, não apenas através de sua visão, mas também através de sua experimentação e de sua produção. O que propicia ao educando maior estímulo ao seu processo de aprendizagem. A pesquisa se propôs a conhecer a história do movimento do Toy Art e suas peculiaridades, a levantar as várias possibilidades de materiais para a criação de um Toy, bem como a apresentar um plano de aula de forma interdisciplinar, para o Ensino Fundamental II. Plano que contempla as etapas da abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa, buscando despertar no aluno o interesse pela Arte Contemporânea. O trabalho se baseou em pesquisas bibliográficas tanto de livros já publicados, quanto de arquivos eletrônicos de trabalhos acadêmicos , em consulta a sites referentes ao tema, em visita técnica a Limited Edition/SP uma loja, que comercializa toys , e ainda na participação de um workshop no Estúdio Factotum para sua produção. Também foi realizada pesquisa de campo: junto à aldeia indígena Geru Tucumã da Tribo Pataxós; junto ao proprietário da Limited Edition (mediante entrevista) e junto a uma jornalista (mediante repostas a questionário formulado). Buscou-se elaborar um plano de aula para trabalhar o tema Toy Art de forma interdisciplinar, através de um diálogo com a cultura indígena brasileira, mediante a produção, pelos próprios alunos, de toys inspirados nessa temática, tomando-se como ponto de referência a produção do artista Walde- Mar.
id UFMG_ea9c26edba7c458139c325182e052941
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NRH68
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Henrique Augusto Nunes TeixeiraNatalia Martins CarneiroEvandro Jose Lemos da CunhaAndréia Márcia de Oliveira Silva2019-08-12T09:11:53Z2019-08-12T09:11:53Z2014-04-05http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRH68Esta pesquisa é resultado de inquietações a respeito do trabalho de Arte Contemporânea no Ensino de Artes Visuais. Percebi que o movimento Toy Art é algo novo no Brasil e pouco conhecido, até mesmo, pelos profissionais do Ensino de Artes Visuais. É um tema bastante interessante para ser desenvolvido em sala de aula, pois possibilita ao aluno um contato direto com a arte, não apenas através de sua visão, mas também através de sua experimentação e de sua produção. O que propicia ao educando maior estímulo ao seu processo de aprendizagem. A pesquisa se propôs a conhecer a história do movimento do Toy Art e suas peculiaridades, a levantar as várias possibilidades de materiais para a criação de um Toy, bem como a apresentar um plano de aula de forma interdisciplinar, para o Ensino Fundamental II. Plano que contempla as etapas da abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa, buscando despertar no aluno o interesse pela Arte Contemporânea. O trabalho se baseou em pesquisas bibliográficas tanto de livros já publicados, quanto de arquivos eletrônicos de trabalhos acadêmicos , em consulta a sites referentes ao tema, em visita técnica a Limited Edition/SP uma loja, que comercializa toys , e ainda na participação de um workshop no Estúdio Factotum para sua produção. Também foi realizada pesquisa de campo: junto à aldeia indígena Geru Tucumã da Tribo Pataxós; junto ao proprietário da Limited Edition (mediante entrevista) e junto a uma jornalista (mediante repostas a questionário formulado). Buscou-se elaborar um plano de aula para trabalhar o tema Toy Art de forma interdisciplinar, através de um diálogo com a cultura indígena brasileira, mediante a produção, pelos próprios alunos, de toys inspirados nessa temática, tomando-se como ponto de referência a produção do artista Walde- Mar.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArte Estudo e ensinoWalde-MarArteCultura indígenaToy ArtToy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmono_texto_reunido_final.pdfapplication/pdf3326900https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NRH68/1/mono_texto_reunido_final.pdf80284141f81747da5813e32f24e9f5b8MD51TEXTmono_texto_reunido_final.pdf.txtmono_texto_reunido_final.pdf.txtExtracted texttext/plain89440https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NRH68/2/mono_texto_reunido_final.pdf.txte19340fcda21cdea2a67d86e9d0fc0ccMD521843/BUOS-9NRH682019-11-14 15:46:25.999oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9NRH68Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:46:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira
title Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira
spellingShingle Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira
Andréia Márcia de Oliveira Silva
Walde-Mar
Arte
Cultura indígena
Toy Art
Arte Estudo e ensino
title_short Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira
title_full Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira
title_fullStr Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira
title_full_unstemmed Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira
title_sort Toy Art: conceitos, contextualização e produção numa temática inspirada na cultura indígena brasileira
author Andréia Márcia de Oliveira Silva
author_facet Andréia Márcia de Oliveira Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Henrique Augusto Nunes Teixeira
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Natalia Martins Carneiro
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.contributor.author.fl_str_mv Andréia Márcia de Oliveira Silva
contributor_str_mv Henrique Augusto Nunes Teixeira
Natalia Martins Carneiro
Evandro Jose Lemos da Cunha
dc.subject.por.fl_str_mv Walde-Mar
Arte
Cultura indígena
Toy Art
topic Walde-Mar
Arte
Cultura indígena
Toy Art
Arte Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Arte Estudo e ensino
description Esta pesquisa é resultado de inquietações a respeito do trabalho de Arte Contemporânea no Ensino de Artes Visuais. Percebi que o movimento Toy Art é algo novo no Brasil e pouco conhecido, até mesmo, pelos profissionais do Ensino de Artes Visuais. É um tema bastante interessante para ser desenvolvido em sala de aula, pois possibilita ao aluno um contato direto com a arte, não apenas através de sua visão, mas também através de sua experimentação e de sua produção. O que propicia ao educando maior estímulo ao seu processo de aprendizagem. A pesquisa se propôs a conhecer a história do movimento do Toy Art e suas peculiaridades, a levantar as várias possibilidades de materiais para a criação de um Toy, bem como a apresentar um plano de aula de forma interdisciplinar, para o Ensino Fundamental II. Plano que contempla as etapas da abordagem Triangular, sistematizada por Ana Mae Barbosa, buscando despertar no aluno o interesse pela Arte Contemporânea. O trabalho se baseou em pesquisas bibliográficas tanto de livros já publicados, quanto de arquivos eletrônicos de trabalhos acadêmicos , em consulta a sites referentes ao tema, em visita técnica a Limited Edition/SP uma loja, que comercializa toys , e ainda na participação de um workshop no Estúdio Factotum para sua produção. Também foi realizada pesquisa de campo: junto à aldeia indígena Geru Tucumã da Tribo Pataxós; junto ao proprietário da Limited Edition (mediante entrevista) e junto a uma jornalista (mediante repostas a questionário formulado). Buscou-se elaborar um plano de aula para trabalhar o tema Toy Art de forma interdisciplinar, através de um diálogo com a cultura indígena brasileira, mediante a produção, pelos próprios alunos, de toys inspirados nessa temática, tomando-se como ponto de referência a produção do artista Walde- Mar.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-04-05
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T09:11:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T09:11:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRH68
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9NRH68
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NRH68/1/mono_texto_reunido_final.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9NRH68/2/mono_texto_reunido_final.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 80284141f81747da5813e32f24e9f5b8
e19340fcda21cdea2a67d86e9d0fc0cc
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589475652075520