Práticas de leitura em aulas de história: um estudo de caso etnográfico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G9JBQ |
Resumo: | Esta pesquisa buscou investigar as práticas de leitura dos textos de História instituídas no contexto de uma turma de quinta série/sexto ano de História do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Eleonora Puiricetti da Rede Pública de Ensino de Belo Horizonte, buscando responder a seguinte questão: Como a Leitura dos textos de História foi socialmente construída na sala de aula investigada. Os princípios teóricos e metodológicos de análise se basearam em uma tendência contemporânea de análise das interações em sala de aula: a Etnografia Interacional. Essa abordagem é informada pelo entendimento do papel central do discurso nos processos de construção de conhecimentos em salas de aula (Bloome and Bailey, 1992; Bloome and Egan-Robertson, 1993; Collins and Green, 1992; Gee and Green, 1998; Santa Barbara Classroom Discourse Group, 1992). Nessa perspectiva, buscamos compreender como a leitura dos textos de História foi discursivamente construída pelos membros por meio de suas interações, verbais ou não verbais, e como essas construções influenciaram as oportunidades disponíveis aos estudantes de ler e aprender História na sala de aula observada. Os procedimentos metodológicos incluíram registros em vídeo; notas de campo; materiais coletados durante a observação participante quais sejam, cadernos de alunos, textos e testes ; análise do espaço institucional; entrevistas com o professor e nove alunos; e um tempo prolongado de imersão em campo oito meses. Desse modo, acompanhamos, sob o viés etnográfico, uma sala de aula de História da 5a série/6o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eleonora Piurucetti da Rede pública de ensino de Belo Horizonte, observando o cotidiano da classe. |
id |
UFMG_ec0db0e266c1fe3bdcd3e1d29788106b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9G9JBQ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Lucia CastanheiraJudith GreenJunia Sales PereiraLuisa Teixeira Andrade Pinho2019-08-09T15:49:50Z2019-08-09T15:49:50Z2013-09-20http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G9JBQEsta pesquisa buscou investigar as práticas de leitura dos textos de História instituídas no contexto de uma turma de quinta série/sexto ano de História do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Eleonora Puiricetti da Rede Pública de Ensino de Belo Horizonte, buscando responder a seguinte questão: Como a Leitura dos textos de História foi socialmente construída na sala de aula investigada. Os princípios teóricos e metodológicos de análise se basearam em uma tendência contemporânea de análise das interações em sala de aula: a Etnografia Interacional. Essa abordagem é informada pelo entendimento do papel central do discurso nos processos de construção de conhecimentos em salas de aula (Bloome and Bailey, 1992; Bloome and Egan-Robertson, 1993; Collins and Green, 1992; Gee and Green, 1998; Santa Barbara Classroom Discourse Group, 1992). Nessa perspectiva, buscamos compreender como a leitura dos textos de História foi discursivamente construída pelos membros por meio de suas interações, verbais ou não verbais, e como essas construções influenciaram as oportunidades disponíveis aos estudantes de ler e aprender História na sala de aula observada. Os procedimentos metodológicos incluíram registros em vídeo; notas de campo; materiais coletados durante a observação participante quais sejam, cadernos de alunos, textos e testes ; análise do espaço institucional; entrevistas com o professor e nove alunos; e um tempo prolongado de imersão em campo oito meses. Desse modo, acompanhamos, sob o viés etnográfico, uma sala de aula de História da 5a série/6o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eleonora Piurucetti da Rede pública de ensino de Belo Horizonte, observando o cotidiano da classe.This research aim was to investigate the reading practices of History texts instituted in the context of a fifth grade History classroom of the Public Elementary School Eleonora Pierucetti of the City of Belo Horizonte Educational Network. We intend to answer the following question: How reading of History texts was socially accomplish in the referred classroom? The theoretical and methodological principles that guide this investigation are founded on a contemporary trend for classroom interactions analysis: the Interactional Ethnography. This approach is informed by an understanding of the central role of discourse in mediating processes of meaning construction in the classroom (Bloome and Bailey, 1992; Bloome and Egan-Robertson, 1993; Collins and Green, 1992; Gee and Green, 1998; Santa Barbara Classroom Discourse Group, 1992). From this perspective, we search to understand how Reading of History texts was discursively constructed by the members throught their interactions, verbal or non-verbal, and how these constructions influenced the opportunities available to students of reading and learning History in the observed classroom. The methodological procedures included video recording; field notes; materials collected during the observation such as students workbooks, tests and texts ; the analysis of the institution; interviews with the teacher and some students; and a prolonged field immersion period. Therefore, we followed, under the ethnographic perspective, a fifth grade History classroom for a year in 2010, observing the daily life of the classroom.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLeituraEducaçãoHistoria Estudo e ensino EtnologiaAmbiente de sala de aula Práticas de leitura dos textos de históriaSala de aulaEtnografiaPráticas de leitura em aulas de história: um estudo de caso etnográficoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_lu_sa_teixeira_andrade_pinho.pdfapplication/pdf9415158https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9G9JBQ/1/tese_lu_sa_teixeira_andrade_pinho.pdf5f04104b8dcf96331d387bfce4ff3b88MD51TEXTtese_lu_sa_teixeira_andrade_pinho.pdf.txttese_lu_sa_teixeira_andrade_pinho.pdf.txtExtracted texttext/plain535086https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9G9JBQ/2/tese_lu_sa_teixeira_andrade_pinho.pdf.txt92216715679318daf7f7e827d5cfe59aMD521843/BUBD-9G9JBQ2019-11-14 03:48:32.032oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9G9JBQRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:48:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Práticas de leitura em aulas de história: um estudo de caso etnográfico |
title |
Práticas de leitura em aulas de história: um estudo de caso etnográfico |
spellingShingle |
Práticas de leitura em aulas de história: um estudo de caso etnográfico Luisa Teixeira Andrade Pinho Práticas de leitura dos textos de história Sala de aula Etnografia Leitura Educação Historia Estudo e ensino Etnologia Ambiente de sala de aula |
title_short |
Práticas de leitura em aulas de história: um estudo de caso etnográfico |
title_full |
Práticas de leitura em aulas de história: um estudo de caso etnográfico |
title_fullStr |
Práticas de leitura em aulas de história: um estudo de caso etnográfico |
title_full_unstemmed |
Práticas de leitura em aulas de história: um estudo de caso etnográfico |
title_sort |
Práticas de leitura em aulas de história: um estudo de caso etnográfico |
author |
Luisa Teixeira Andrade Pinho |
author_facet |
Luisa Teixeira Andrade Pinho |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Lucia Castanheira |
dc.contributor.advisor2.fl_str_mv |
Judith Green |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Junia Sales Pereira |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luisa Teixeira Andrade Pinho |
contributor_str_mv |
Maria Lucia Castanheira Judith Green Junia Sales Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas de leitura dos textos de história Sala de aula Etnografia |
topic |
Práticas de leitura dos textos de história Sala de aula Etnografia Leitura Educação Historia Estudo e ensino Etnologia Ambiente de sala de aula |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Leitura Educação Historia Estudo e ensino Etnologia Ambiente de sala de aula |
description |
Esta pesquisa buscou investigar as práticas de leitura dos textos de História instituídas no contexto de uma turma de quinta série/sexto ano de História do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professora Eleonora Puiricetti da Rede Pública de Ensino de Belo Horizonte, buscando responder a seguinte questão: Como a Leitura dos textos de História foi socialmente construída na sala de aula investigada. Os princípios teóricos e metodológicos de análise se basearam em uma tendência contemporânea de análise das interações em sala de aula: a Etnografia Interacional. Essa abordagem é informada pelo entendimento do papel central do discurso nos processos de construção de conhecimentos em salas de aula (Bloome and Bailey, 1992; Bloome and Egan-Robertson, 1993; Collins and Green, 1992; Gee and Green, 1998; Santa Barbara Classroom Discourse Group, 1992). Nessa perspectiva, buscamos compreender como a leitura dos textos de História foi discursivamente construída pelos membros por meio de suas interações, verbais ou não verbais, e como essas construções influenciaram as oportunidades disponíveis aos estudantes de ler e aprender História na sala de aula observada. Os procedimentos metodológicos incluíram registros em vídeo; notas de campo; materiais coletados durante a observação participante quais sejam, cadernos de alunos, textos e testes ; análise do espaço institucional; entrevistas com o professor e nove alunos; e um tempo prolongado de imersão em campo oito meses. Desse modo, acompanhamos, sob o viés etnográfico, uma sala de aula de História da 5a série/6o ano do ensino fundamental da Escola Municipal Eleonora Piurucetti da Rede pública de ensino de Belo Horizonte, observando o cotidiano da classe. |
publishDate |
2013 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-09-20 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T15:49:50Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T15:49:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G9JBQ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9G9JBQ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9G9JBQ/1/tese_lu_sa_teixeira_andrade_pinho.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9G9JBQ/2/tese_lu_sa_teixeira_andrade_pinho.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5f04104b8dcf96331d387bfce4ff3b88 92216715679318daf7f7e827d5cfe59a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589516179537920 |