A complexidade da avaliação formativa na educação de jovens e adultos trabalhadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ana Paula Leite Castilho
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/HJPB-64UEKZ
Resumo: Este estudo constitui uma análise da avaliação formativa na educação de jovens e adultos trabalhadores, tendo como campo de pesquisa um projeto de EJA de uma escola pública de Belo Horizonte. Adotamos a abordagem qualitativa para a coleta dos dados, procurando, inicialmente, sistematizar o projeto pedagógico em que a prática avaliativa está ancorada. Buscamos alguns dados que pudessem nos fornecer um perfil atualizado dos alunos, no qual destacamos o mundo do trabalho como espaço de formação privilegiado dos mesmos. Retomamos o mundo do trabalho, suas transformações e seu caráter contraditório para apontar a necessidade de problematizá-lo. Consideramos importante a articulação EJA, trabalho e avaliação, considerando os saberes dos alunos que são adquiridos/produzidos no trabalho, em que se torna possível a valorização da subjetividade do trabalhador. Na experiência pesquisada, o mundo do trabalho não se constitui como um eixo que norteia o projeto de EJA. Por isso, trouxemos dados que nos mostram a riqueza de conhecimentos que os alunos trazem desse importante espaço formativo, e que se fossem incorporados à proposta da escola a tornaria ainda mais significativa. A avaliação seria a forma de legitimar tais conhecimentos, valorizando os sujeitos e contribuindo para a sua afirmação enquanto sujeitos sócio-culturais-políticos. A avaliação que identificamos nesse estudo está caminhando para um modelo qualitativo, o que representa a atual tendência na educação, buscando um olhar mais amplo voltado aos alunos. Os desafios ainda são muitos e podemos destacar os que se referem à própria concepção de avaliação, às práticas formais de avaliação, que carece de instrumentos mais dinâmicos e que contemplem os saberes não formais. Além disso, é um processo que, em alguns momentos, gera ansiedade e tensão nos alunos. Consideramos que a escola tem conseguido avanços na construção da avaliação formativa, na qual destacamos aqueles que privilegiam a participação do aluno no processo de avaliar o projeto, os professores e a si mesmo, podendo definir sua certificação. A voz do aluno e sua capacidade argumentativa são motivadas como formas de ressignificar seus saberes, de ter uma leitura crítica do mundo e de si mesmos e de se inserir em diversos espaços de uma maneira mais atuante.
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Consideramos importante a articulação EJA, trabalho e avaliação, considerando os saberes dos alunos que são adquiridos/produzidos no trabalho, em que se torna possível a valorização da subjetividade do trabalhador. Na experiência pesquisada, o mundo do trabalho não se constitui como um eixo que norteia o projeto de EJA. Por isso, trouxemos dados que nos mostram a riqueza de conhecimentos que os alunos trazem desse importante espaço formativo, e que se fossem incorporados à proposta da escola a tornaria ainda mais significativa. A avaliação seria a forma de legitimar tais conhecimentos, valorizando os sujeitos e contribuindo para a sua afirmação enquanto sujeitos sócio-culturais-políticos. A avaliação que identificamos nesse estudo está caminhando para um modelo qualitativo, o que representa a atual tendência na educação, buscando um olhar mais amplo voltado aos alunos. Os desafios ainda são muitos e podemos destacar os que se referem à própria concepção de avaliação, às práticas formais de avaliação, que carece de instrumentos mais dinâmicos e que contemplem os saberes não formais. Além disso, é um processo que, em alguns momentos, gera ansiedade e tensão nos alunos. Consideramos que a escola tem conseguido avanços na construção da avaliação formativa, na qual destacamos aqueles que privilegiam a participação do aluno no processo de avaliar o projeto, os professores e a si mesmo, podendo definir sua certificação. A voz do aluno e sua capacidade argumentativa são motivadas como formas de ressignificar seus saberes, de ter uma leitura crítica do mundo e de si mesmos e de se inserir em diversos espaços de uma maneira mais atuante.This paper constitutes an analysis of the formative evaluation in adult workers and young education; it has as research area an EJA project of a public school from Belo Horizonte. We adopted a qualitative approach for the data collect, initially, we aim to systematize the pedagogical project which its evaluate practice is linked. We tried to actualize some data that could give us an actualized profile of the students, which we show up the world of the work as a privileged space of formation of the same ones. We retake the world of work, its changes and its contradictory character to point the necessity to question it. We consider the EJA articulation, work and evaluation, important, considering the students knowledge that are acquired/produced at work, where it becomes possible a valuation of the subjectivity of the worker. In the researched experience, world of work doesnt constitute as an axle that guides the project of EJA. Due to it, we brought data that shows us the wealth of knowledge brought by the students from this important formative space, and if it was incorporated to the proposal of the school it could become more significant. Evaluation would be the way to legitimate such knowledge, evaluating the subjects and contributing to their affirmation as social-cultural and politician subjects. The evaluation that we identified in this study is directing to a qualitative model, which represents the current tendency of education, aiming an ampler look to the students. Moreover, it is a process that generates some anxiety and tension on the students. We considered that the school has got advances in the construction of the formative evaluation, where we show that ones that privilege the students participation on the project, teachers and themselves evaluation process, defining their certification. The student voices and his argumentative capacity are motivated as forms to remeaning their knowledge, having a critical reading of the world, yourself, and got inserted in several spaces in a more acting form.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação de Jovens e Adultos  Países de língua portuguesa EducaçãoAvaliação educacionalAvaliaçãoEducação de jovens e adultosA complexidade da avaliação formativa na educação de jovens e adultos trabalhadoresinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o.pdfapplication/pdf1021029https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-64UEKZ/1/disserta__o.pdfd550341e0d5c684d763349222e2c3e3dMD51TEXTdisserta__o.pdf.txtdisserta__o.pdf.txtExtracted texttext/plain439057https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-64UEKZ/2/disserta__o.pdf.txt7de87e85089f37cc13bf3098357046eaMD521843/HJPB-64UEKZ2019-11-14 10:12:08.297oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-64UEKZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:12:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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