Percepções dos técnicos de enfermagem acerca da formação profissional, sobre a morte e o morrer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emerson Daniel Souza
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9KRHP2
Resumo: Morte: matriz conflituosa que ainda interfere negativamente na forma de se processar a relação educativa e o agir profissional para lidar com acontecimentos que envolvem a morte e o morrer. O objetivo deste estudo foi identificar a percepção dos técnicos de enfermagem acerca da formação profissional, sobre a morte e o morrer. Trata-se de uma metassíntese, cuja busca dos estudos foi realizada nas bases LILACS, BDENF, SCIELO, MEDLINE, REDALYC e Banco de Teses e Dissertações da USP, UNICAMP e UFMG. Foi identificado um total de 638 publicações incluindo todas as repetições, selecionadas quarenta e sete, sendo que cinco compuseram a amostra por atenderem os critérios de inclusão: estudos relacionados à percepção de técnicos e enfermeiros, publicados em inglês, português ou espanhol no período de 1998 a 2013. Os resultados revelaram que os técnicos de enfermagem ainda estão despreparados para o enfrentamento da morte em seu cotidiano de trabalho. Conclui-se que apesar da incipiência de estudos ainda publicados, os selecionados possuem baixo risco deviés, permitindo que o resultado desta pesquisa forneça subsídios para reflexões, sensibilizações e melhorias nos processos ensino-aprendizagem que favoreçam uma educação sobre a morte e o morrer na formação do técnico em enfermagem, permitindo a descoberta e prática de valores morais, éticos e bioético, além de modos mais humanizados na prestação do cuidado, tanto na vida, quanto na morte.
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