As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUG4R |
Resumo: | Neste trabalho os conceitos freudianos de transferência, contratransferência e resistência serão apresentados a fim de esclarecer sobre os mecanismos psíquicos envolvidos na relação que se estabelece entre professor e aluno. A partir dessa conceituação, no ato de aprender e no de ensinar, estão implicados fenômenos relacionais que podem ser facilitadores ou empecilhos para a aprendizagem. |
id |
UFMG_f347e51e483432966e62f7c9577b6bd3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APUG4R |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Maria Teresa de Melo CarvalhoLuiza Savaget Almeida2019-08-09T18:51:37Z2019-08-09T18:51:37Z2017-02-10http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUG4RNeste trabalho os conceitos freudianos de transferência, contratransferência e resistência serão apresentados a fim de esclarecer sobre os mecanismos psíquicos envolvidos na relação que se estabelece entre professor e aluno. A partir dessa conceituação, no ato de aprender e no de ensinar, estão implicados fenômenos relacionais que podem ser facilitadores ou empecilhos para a aprendizagem.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPsicanálise e educaçãoPsicanáliseAprendizagemProfessores e alunosRelação professor-alunoPsicanáliseTransferênciaAprendizagemAs implicações do conceito de transferência na relação pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluizasavaget_monografia.pdfapplication/pdf399811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APUG4R/1/luizasavaget_monografia.pdfdb9118be738b3006642ef2800ba2b91eMD51TEXTluizasavaget_monografia.pdf.txtluizasavaget_monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain42078https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APUG4R/2/luizasavaget_monografia.pdf.txtd707116481d7b78f7831264b882b5b45MD521843/BUOS-APUG4R2019-11-14 10:14:50.718oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APUG4RRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:14:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica |
title |
As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica |
spellingShingle |
As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica Luiza Savaget Almeida Relação professor-aluno Psicanálise Transferência Aprendizagem Psicanálise e educação Psicanálise Aprendizagem Professores e alunos |
title_short |
As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica |
title_full |
As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica |
title_fullStr |
As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica |
title_full_unstemmed |
As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica |
title_sort |
As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica |
author |
Luiza Savaget Almeida |
author_facet |
Luiza Savaget Almeida |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Maria Teresa de Melo Carvalho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luiza Savaget Almeida |
contributor_str_mv |
Maria Teresa de Melo Carvalho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Relação professor-aluno Psicanálise Transferência Aprendizagem |
topic |
Relação professor-aluno Psicanálise Transferência Aprendizagem Psicanálise e educação Psicanálise Aprendizagem Professores e alunos |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Psicanálise e educação Psicanálise Aprendizagem Professores e alunos |
description |
Neste trabalho os conceitos freudianos de transferência, contratransferência e resistência serão apresentados a fim de esclarecer sobre os mecanismos psíquicos envolvidos na relação que se estabelece entre professor e aluno. A partir dessa conceituação, no ato de aprender e no de ensinar, estão implicados fenômenos relacionais que podem ser facilitadores ou empecilhos para a aprendizagem. |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-02-10 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-09T18:51:37Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-09T18:51:37Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUG4R |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUG4R |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APUG4R/1/luizasavaget_monografia.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APUG4R/2/luizasavaget_monografia.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
db9118be738b3006642ef2800ba2b91e d707116481d7b78f7831264b882b5b45 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589567844974592 |