As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiza Savaget Almeida
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUG4R
Resumo: Neste trabalho os conceitos freudianos de transferência, contratransferência e resistência serão apresentados a fim de esclarecer sobre os mecanismos psíquicos envolvidos na relação que se estabelece entre professor e aluno. A partir dessa conceituação, no ato de aprender e no de ensinar, estão implicados fenômenos relacionais que podem ser facilitadores ou empecilhos para a aprendizagem.
id UFMG_f347e51e483432966e62f7c9577b6bd3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APUG4R
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Teresa de Melo CarvalhoLuiza Savaget Almeida2019-08-09T18:51:37Z2019-08-09T18:51:37Z2017-02-10http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUG4RNeste trabalho os conceitos freudianos de transferência, contratransferência e resistência serão apresentados a fim de esclarecer sobre os mecanismos psíquicos envolvidos na relação que se estabelece entre professor e aluno. A partir dessa conceituação, no ato de aprender e no de ensinar, estão implicados fenômenos relacionais que podem ser facilitadores ou empecilhos para a aprendizagem.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPsicanálise e educaçãoPsicanáliseAprendizagemProfessores e alunosRelação professor-alunoPsicanáliseTransferênciaAprendizagemAs implicações do conceito de transferência na relação pedagógicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALluizasavaget_monografia.pdfapplication/pdf399811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APUG4R/1/luizasavaget_monografia.pdfdb9118be738b3006642ef2800ba2b91eMD51TEXTluizasavaget_monografia.pdf.txtluizasavaget_monografia.pdf.txtExtracted texttext/plain42078https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APUG4R/2/luizasavaget_monografia.pdf.txtd707116481d7b78f7831264b882b5b45MD521843/BUOS-APUG4R2019-11-14 10:14:50.718oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-APUG4RRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:14:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica
title As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica
spellingShingle As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica
Luiza Savaget Almeida
Relação professor-aluno
Psicanálise
Transferência
Aprendizagem
Psicanálise e educação
Psicanálise
Aprendizagem
Professores e alunos
title_short As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica
title_full As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica
title_fullStr As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica
title_full_unstemmed As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica
title_sort As implicações do conceito de transferência na relação pedagógica
author Luiza Savaget Almeida
author_facet Luiza Savaget Almeida
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Teresa de Melo Carvalho
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiza Savaget Almeida
contributor_str_mv Maria Teresa de Melo Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Relação professor-aluno
Psicanálise
Transferência
Aprendizagem
topic Relação professor-aluno
Psicanálise
Transferência
Aprendizagem
Psicanálise e educação
Psicanálise
Aprendizagem
Professores e alunos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Psicanálise e educação
Psicanálise
Aprendizagem
Professores e alunos
description Neste trabalho os conceitos freudianos de transferência, contratransferência e resistência serão apresentados a fim de esclarecer sobre os mecanismos psíquicos envolvidos na relação que se estabelece entre professor e aluno. A partir dessa conceituação, no ato de aprender e no de ensinar, estão implicados fenômenos relacionais que podem ser facilitadores ou empecilhos para a aprendizagem.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-09T18:51:37Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-09T18:51:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUG4R
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-APUG4R
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APUG4R/1/luizasavaget_monografia.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-APUG4R/2/luizasavaget_monografia.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv db9118be738b3006642ef2800ba2b91e
d707116481d7b78f7831264b882b5b45
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589567844974592