Sistemas eixo-raio de múltipla atribuição: modelos e algoritmos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/RVMR-7CTQ2W |
Resumo: | Em sistemas de telecomunicações e de transporte, o problema localização de concentradores com atriuição múltipla surge quando demandas entre muitos pares de origem-destino devem ser enviadas.Ao invés de servir cada demanda entre uma origem e um destino com uma conexão direta, os fluxos são reunidos a partir de concentradores (\textit{hubs}) e enviados, através de uma rede de concentradores, para serem então entregues aos respectivos destinos. Sistemas com esse tipo de topologia são chamados de sistemas do tipo eixo-raio ou redes do tipo eixo-raio. Essas redes são projetadas para usufruírem da economia de escala obtida ao se concentrar o fluxo durante o transporte e/ou transmissão entre concentradores. Portanto, o problema consiste em encontrar a configuração de rede eixo-raio com o menor custo possível selecionando quais locais a se instalar um concentrador e atribuindo o tráfego a cada um, dados os custos de instalação, de transporte e a demanda entre os pares de origem e destino. No presente trabalho, três versões diferentes do problema são estudadas: o problema clássico, a economia de escala dependente do fluxo e o congestionado. Algoritmos eficientes baseados no métodode Decomposição de Benders foram empregados na resolução dos problemas, resolvendo instâncias de grande porte, consideradas fora do alcance'' de métodos exatos, em um tempo aceitável. |
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Henrique Pacca Loureiro LunaGeraldo Robson MateusMauricio Cardoso de SouzaReinaldo Morabito NetoRoberto Dieguez GalvãoRicardo Saraiva de Camargo2019-08-11T10:32:12Z2019-08-11T10:32:12Z2007-09-13http://hdl.handle.net/1843/RVMR-7CTQ2WEm sistemas de telecomunicações e de transporte, o problema localização de concentradores com atriuição múltipla surge quando demandas entre muitos pares de origem-destino devem ser enviadas.Ao invés de servir cada demanda entre uma origem e um destino com uma conexão direta, os fluxos são reunidos a partir de concentradores (\textit{hubs}) e enviados, através de uma rede de concentradores, para serem então entregues aos respectivos destinos. Sistemas com esse tipo de topologia são chamados de sistemas do tipo eixo-raio ou redes do tipo eixo-raio. Essas redes são projetadas para usufruírem da economia de escala obtida ao se concentrar o fluxo durante o transporte e/ou transmissão entre concentradores. Portanto, o problema consiste em encontrar a configuração de rede eixo-raio com o menor custo possível selecionando quais locais a se instalar um concentrador e atribuindo o tráfego a cada um, dados os custos de instalação, de transporte e a demanda entre os pares de origem e destino. No presente trabalho, três versões diferentes do problema são estudadas: o problema clássico, a economia de escala dependente do fluxo e o congestionado. Algoritmos eficientes baseados no métodode Decomposição de Benders foram empregados na resolução dos problemas, resolvendo instâncias de grande porte, consideradas fora do alcance'' de métodos exatos, em um tempo aceitável.In telecommunication and transportation systems, the multiple allocation hub location problem arises when we must flow commodities or information between several origin-destination pairs. Instead of establishing a direct node to node connection from an origin to its destination, the flows are concentrated with others at facilities called hubs. These flows are transported on links established between hubs, being then splitted and delivered to its final destination. Systems with this sort of topology are named hub-and-spoke systems or hub-and-spoke networks. They are designed to exploit the scale economies attainable through theshared use of high capacity links between hubs. Therefore, the problem is to find the least expensive hub-and-spoke network, selecting hubs and assigning traffic to them, given the demands between each origin-destination pair and the respective transportation costs. In the present work, we study threedifferent versions of the problem: the classical, the flow dependent scale economies and the congestioned. Efficient Benders decomposition algorithms have been deployed to tackle the problems. We have been able to solve some large instances, considered out of reach' of other exact methods in reasonable time.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSistemas de telecomunicaçõesComputaçãoTelecomunicações Tráfegoeixo-raiootimizaçãoSistemas eixo-raio de múltipla atribuição: modelos e algoritmosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALricardosaraivacamargo.pdfapplication/pdf965896https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RVMR-7CTQ2W/1/ricardosaraivacamargo.pdf6911df028ca311094b810224b7a2d821MD51TEXTricardosaraivacamargo.pdf.txtricardosaraivacamargo.pdf.txtExtracted texttext/plain185884https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RVMR-7CTQ2W/2/ricardosaraivacamargo.pdf.txt573893c084b556c5a8d5fc39c97ce479MD521843/RVMR-7CTQ2W2019-11-14 06:32:23.244oai:repositorio.ufmg.br:1843/RVMR-7CTQ2WRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:32:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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