Sistemas eixo-raio de múltipla atribuição: modelos e algoritmos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ricardo Saraiva de Camargo
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/RVMR-7CTQ2W
Resumo: Em sistemas de telecomunicações e de transporte, o problema localização de concentradores com atriuição múltipla surge quando demandas entre muitos pares de origem-destino devem ser enviadas.Ao invés de servir cada demanda entre uma origem e um destino com uma conexão direta, os fluxos são reunidos a partir de concentradores (\textit{hubs}) e enviados, através de uma rede de concentradores, para serem então entregues aos respectivos destinos. Sistemas com esse tipo de topologia são chamados de sistemas do tipo eixo-raio ou redes do tipo eixo-raio. Essas redes são projetadas para usufruírem da economia de escala obtida ao se concentrar o fluxo durante o transporte e/ou transmissão entre concentradores. Portanto, o problema consiste em encontrar a configuração de rede eixo-raio com o menor custo possível selecionando quais locais a se instalar um concentrador e atribuindo o tráfego a cada um, dados os custos de instalação, de transporte e a demanda entre os pares de origem e destino. No presente trabalho, três versões diferentes do problema são estudadas: o problema clássico, a economia de escala dependente do fluxo e o congestionado. Algoritmos eficientes baseados no métodode Decomposição de Benders foram empregados na resolução dos problemas, resolvendo instâncias de grande porte, consideradas fora do alcance'' de métodos exatos, em um tempo aceitável.
id UFMG_f51ede8cf62574a9e0aa170996b3585d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/RVMR-7CTQ2W
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Henrique Pacca Loureiro LunaGeraldo Robson MateusMauricio Cardoso de SouzaReinaldo Morabito NetoRoberto Dieguez GalvãoRicardo Saraiva de Camargo2019-08-11T10:32:12Z2019-08-11T10:32:12Z2007-09-13http://hdl.handle.net/1843/RVMR-7CTQ2WEm sistemas de telecomunicações e de transporte, o problema localização de concentradores com atriuição múltipla surge quando demandas entre muitos pares de origem-destino devem ser enviadas.Ao invés de servir cada demanda entre uma origem e um destino com uma conexão direta, os fluxos são reunidos a partir de concentradores (\textit{hubs}) e enviados, através de uma rede de concentradores, para serem então entregues aos respectivos destinos. Sistemas com esse tipo de topologia são chamados de sistemas do tipo eixo-raio ou redes do tipo eixo-raio. Essas redes são projetadas para usufruírem da economia de escala obtida ao se concentrar o fluxo durante o transporte e/ou transmissão entre concentradores. Portanto, o problema consiste em encontrar a configuração de rede eixo-raio com o menor custo possível selecionando quais locais a se instalar um concentrador e atribuindo o tráfego a cada um, dados os custos de instalação, de transporte e a demanda entre os pares de origem e destino. No presente trabalho, três versões diferentes do problema são estudadas: o problema clássico, a economia de escala dependente do fluxo e o congestionado. Algoritmos eficientes baseados no métodode Decomposição de Benders foram empregados na resolução dos problemas, resolvendo instâncias de grande porte, consideradas fora do alcance'' de métodos exatos, em um tempo aceitável.In telecommunication and transportation systems, the multiple allocation hub location problem arises when we must flow commodities or information between several origin-destination pairs. Instead of establishing a direct node to node connection from an origin to its destination, the flows are concentrated with others at facilities called hubs. These flows are transported on links established between hubs, being then splitted and delivered to its final destination. Systems with this sort of topology are named hub-and-spoke systems or hub-and-spoke networks. They are designed to exploit the scale economies attainable through theshared use of high capacity links between hubs. Therefore, the problem is to find the least expensive hub-and-spoke network, selecting hubs and assigning traffic to them, given the demands between each origin-destination pair and the respective transportation costs. In the present work, we study threedifferent versions of the problem: the classical, the flow dependent scale economies and the congestioned. Efficient Benders decomposition algorithms have been deployed to tackle the problems. We have been able to solve some large instances, considered out of reach' of other exact methods in reasonable time.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSistemas de telecomunicaçõesComputaçãoTelecomunicações Tráfegoeixo-raiootimizaçãoSistemas eixo-raio de múltipla atribuição: modelos e algoritmosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALricardosaraivacamargo.pdfapplication/pdf965896https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RVMR-7CTQ2W/1/ricardosaraivacamargo.pdf6911df028ca311094b810224b7a2d821MD51TEXTricardosaraivacamargo.pdf.txtricardosaraivacamargo.pdf.txtExtracted texttext/plain185884https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RVMR-7CTQ2W/2/ricardosaraivacamargo.pdf.txt573893c084b556c5a8d5fc39c97ce479MD521843/RVMR-7CTQ2W2019-11-14 06:32:23.244oai:repositorio.ufmg.br:1843/RVMR-7CTQ2WRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:32:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sistemas eixo-raio de múltipla atribuição: modelos e algoritmos
title Sistemas eixo-raio de múltipla atribuição: modelos e algoritmos
spellingShingle Sistemas eixo-raio de múltipla atribuição: modelos e algoritmos
Ricardo Saraiva de Camargo
eixo-raio
otimização
Sistemas de telecomunicações
Computação
Telecomunicações Tráfego
title_short Sistemas eixo-raio de múltipla atribuição: modelos e algoritmos
title_full Sistemas eixo-raio de múltipla atribuição: modelos e algoritmos
title_fullStr Sistemas eixo-raio de múltipla atribuição: modelos e algoritmos
title_full_unstemmed Sistemas eixo-raio de múltipla atribuição: modelos e algoritmos
title_sort Sistemas eixo-raio de múltipla atribuição: modelos e algoritmos
author Ricardo Saraiva de Camargo
author_facet Ricardo Saraiva de Camargo
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Henrique Pacca Loureiro Luna
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Geraldo Robson Mateus
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mauricio Cardoso de Souza
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Reinaldo Morabito Neto
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Roberto Dieguez Galvão
dc.contributor.author.fl_str_mv Ricardo Saraiva de Camargo
contributor_str_mv Henrique Pacca Loureiro Luna
Geraldo Robson Mateus
Mauricio Cardoso de Souza
Reinaldo Morabito Neto
Roberto Dieguez Galvão
dc.subject.por.fl_str_mv eixo-raio
otimização
topic eixo-raio
otimização
Sistemas de telecomunicações
Computação
Telecomunicações Tráfego
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Sistemas de telecomunicações
Computação
Telecomunicações Tráfego
description Em sistemas de telecomunicações e de transporte, o problema localização de concentradores com atriuição múltipla surge quando demandas entre muitos pares de origem-destino devem ser enviadas.Ao invés de servir cada demanda entre uma origem e um destino com uma conexão direta, os fluxos são reunidos a partir de concentradores (\textit{hubs}) e enviados, através de uma rede de concentradores, para serem então entregues aos respectivos destinos. Sistemas com esse tipo de topologia são chamados de sistemas do tipo eixo-raio ou redes do tipo eixo-raio. Essas redes são projetadas para usufruírem da economia de escala obtida ao se concentrar o fluxo durante o transporte e/ou transmissão entre concentradores. Portanto, o problema consiste em encontrar a configuração de rede eixo-raio com o menor custo possível selecionando quais locais a se instalar um concentrador e atribuindo o tráfego a cada um, dados os custos de instalação, de transporte e a demanda entre os pares de origem e destino. No presente trabalho, três versões diferentes do problema são estudadas: o problema clássico, a economia de escala dependente do fluxo e o congestionado. Algoritmos eficientes baseados no métodode Decomposição de Benders foram empregados na resolução dos problemas, resolvendo instâncias de grande porte, consideradas fora do alcance'' de métodos exatos, em um tempo aceitável.
publishDate 2007
dc.date.issued.fl_str_mv 2007-09-13
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T10:32:12Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T10:32:12Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/RVMR-7CTQ2W
url http://hdl.handle.net/1843/RVMR-7CTQ2W
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RVMR-7CTQ2W/1/ricardosaraivacamargo.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/RVMR-7CTQ2W/2/ricardosaraivacamargo.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 6911df028ca311094b810224b7a2d821
573893c084b556c5a8d5fc39c97ce479
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589547837095936