Conflitos discursivos nos ditos de professores/as de ciências sobre sexualidade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4ZNU7 |
Resumo: | A forma como a sexualidade é vivida, o que se fala dela ou quem fala a respeito dela possuem suas peculiaridades em cada cultura e ao longo da história. Isso porque existe um conjunto de discursos que se ocupam de nomear, descrever, metaforizar, explicar e julgar a sexualidade. Não há um discurso unitário e regular sobre a sexualidade. Trabalhando com alguns conceitos foucaultianos, tais como discurso, relações de poder e posições de sujeito, tomo como objeto de estudo nesta dissertação os discursos assumidos e divulgados por professores/as de ciências. Identifico, descrevo e analiso elementos do Discurso Feminista, do Discurso Machista e do Discurso Queer que estão presentes nos ditos desses/as professores/as de ciências sobre sexualidade, as relações de poder estabelecidas e algumas posições de sujeito demandadas nesses discursos. Esta dissertação se insere no campo das pesquisas pós-críticas, em que tanto a sexualidade é considerada um dispositivo histórico, como também os conceitos de corpo, sexo e gênero são considerados construtos sociais e culturais, produzidos em meio a relações de poder. Na pesquisa que subsidia esta dissertação, foram entrevistados/as dez professores/as de ciências da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e foi utilizada a análise de discurso de inspiração foucaultiana como metodologia. O argumento geral aqui defendido é o de que o Discurso Feminista, o Discurso Machista e o Discurso Queer atuam sobre o entendimento que os/as professores/as de ciências têm sobre sexualidade e disponibilizam posições de sujeito para serem assumidas por tais professores/as. Argumento também que os Discursos Feminista e Machista, presentes nos ditos dos/as professores/as sobre sexualidade, são concorrentes, assim como os Discursos Queer e Machista são concorrentes e conflitantes entre si. Já o Discurso Feminista e o Discurso Queer ora são complementares ora são concorrentes. Isso mostra que, por um lado, apesar do histórico de lutas acumuladas de movimentos feministas por diretos igualitários, o Discurso Machista continua presente nos ditos de professores/as de ciências sobre sexualidade. Por outro lado, foi possível constatar que o Discurso Feminista apareceu com grande força nos ditos dos/as professores/as pesquisados/as sobre sexualidade. Além disso, o Discurso Queer, que luta pelos direitos de grupos sociais que não exercem poder na sociedade, que problematiza as identidades fixas de gênero e de sexualidade, também está presente nos ditos de professores/as de ciências da educação básica |
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Marlucy Alves ParaisoMaria Carolina da SilvaShirlei Rezende SalesMarlécio Maknamara da Silva CunhaCláudio Eduardo de Resende AlvesTayline Silva de Oliveira2019-08-12T07:50:57Z2019-08-12T07:50:57Z2018-05-30http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B4ZNU7A forma como a sexualidade é vivida, o que se fala dela ou quem fala a respeito dela possuem suas peculiaridades em cada cultura e ao longo da história. Isso porque existe um conjunto de discursos que se ocupam de nomear, descrever, metaforizar, explicar e julgar a sexualidade. Não há um discurso unitário e regular sobre a sexualidade. Trabalhando com alguns conceitos foucaultianos, tais como discurso, relações de poder e posições de sujeito, tomo como objeto de estudo nesta dissertação os discursos assumidos e divulgados por professores/as de ciências. Identifico, descrevo e analiso elementos do Discurso Feminista, do Discurso Machista e do Discurso Queer que estão presentes nos ditos desses/as professores/as de ciências sobre sexualidade, as relações de poder estabelecidas e algumas posições de sujeito demandadas nesses discursos. Esta dissertação se insere no campo das pesquisas pós-críticas, em que tanto a sexualidade é considerada um dispositivo histórico, como também os conceitos de corpo, sexo e gênero são considerados construtos sociais e culturais, produzidos em meio a relações de poder. Na pesquisa que subsidia esta dissertação, foram entrevistados/as dez professores/as de ciências da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e foi utilizada a análise de discurso de inspiração foucaultiana como metodologia. O argumento geral aqui defendido é o de que o Discurso Feminista, o Discurso Machista e o Discurso Queer atuam sobre o entendimento que os/as professores/as de ciências têm sobre sexualidade e disponibilizam posições de sujeito para serem assumidas por tais professores/as. Argumento também que os Discursos Feminista e Machista, presentes nos ditos dos/as professores/as sobre sexualidade, são concorrentes, assim como os Discursos Queer e Machista são concorrentes e conflitantes entre si. Já o Discurso Feminista e o Discurso Queer ora são complementares ora são concorrentes. Isso mostra que, por um lado, apesar do histórico de lutas acumuladas de movimentos feministas por diretos igualitários, o Discurso Machista continua presente nos ditos de professores/as de ciências sobre sexualidade. Por outro lado, foi possível constatar que o Discurso Feminista apareceu com grande força nos ditos dos/as professores/as pesquisados/as sobre sexualidade. Além disso, o Discurso Queer, que luta pelos direitos de grupos sociais que não exercem poder na sociedade, que problematiza as identidades fixas de gênero e de sexualidade, também está presente nos ditos de professores/as de ciências da educação básicaThe way sexuality has been lived, what has been told about it and who speaks about it, points to some peculiarities on each culture throughout the history. And this is because there are an amount of discourses which deal with nominating, describing, metaphorizing, explaining and judging the sexuality. Thus, there is not a regular and unique discourse about sexuality. In this dissertation I operate with some Foucaults concepts, such as discourse, power relations, subject position and I took as object the discourses which are assumed and spread by science teachers. I identify, describe and analyze the elements of feminist, male chauvinist and Queer discourses that are present on sayings of these teachers, about sexuality; the power relations which are established and some subject positions that are demanded on these discourses. The current dissertation is inserted on post critical studies area, in which sexuality in considered a historical dispositive and the concepts of body, sex and gender are thought as social and cultural constructs. As methodology procedures, I interviewed ten science teachers from Belo Horizonte Municipal Education Network and, then, I used the discourse analysis with inspiration on Michel Foucault. Thus, the general argument which is defended on this dissertation is that feminist, male chauvinist and Queer discourses act for the comprehension that science teachers have about sexuality. Moreover, these discourses demand some subject positions to be assumed by those teachers. I also show, through the analysis, that feminist and male chauvinist discourses, present on teachers sayings, are concurrent, and Queer and male chauvinist discourses are also concurrent and conflicting between themselves. However, the feminist and Queer discourses are as complementary as concurrent. This analysis shows that, on one hand, in spite of the historical struggles accumulated by feminist movements, for equal rights, the male chauvinist discourse still remains among science teachers. On the other hand, it was possible to verify that feminist discourse came out too strongly on science teachers sayings about sexuality. Besides, Queer discourse, which struggles for rights of groups which are excluded from power exercises, and that problematizes gender and sexuality fixed identities, is also present on the sayings of science teachers from basic educationUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGTeoria queerProfessores de CienciasAnálise do discurso Aspectos sociaisSociologia educacionalEducação Relações de gêneroSexismo nos livros didáticosCiências Ensino fundamentalDiscriminação de sexo na educaçãoBelo Horizonte (MG) EducaçãoEducaçãoMachismo Aspectos educacionaisFeminismo Aspectos educacionaisIdentidade sexual na educaçãoEducação sexualQueerMachismoSexualidadeGêneroProfessores/as de ciênciasDiscursosFeminismoConflitos discursivos nos ditos de professores/as de ciências sobre sexualidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_tayline_silva_de_oliveira_jun_2018.pdfapplication/pdf2390799https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B4ZNU7/1/disserta__o_tayline_silva_de_oliveira_jun_2018.pdf0250d545b1e527826a0bd5a8de421115MD51TEXTdisserta__o_tayline_silva_de_oliveira_jun_2018.pdf.txtdisserta__o_tayline_silva_de_oliveira_jun_2018.pdf.txtExtracted texttext/plain558535https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B4ZNU7/2/disserta__o_tayline_silva_de_oliveira_jun_2018.pdf.txt919a3fcd7214d8e4373b38d6ea2224f7MD521843/BUOS-B4ZNU72019-11-14 13:27:19.918oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B4ZNU7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T16:27:19Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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A forma como a sexualidade é vivida, o que se fala dela ou quem fala a respeito dela possuem suas peculiaridades em cada cultura e ao longo da história. Isso porque existe um conjunto de discursos que se ocupam de nomear, descrever, metaforizar, explicar e julgar a sexualidade. Não há um discurso unitário e regular sobre a sexualidade. Trabalhando com alguns conceitos foucaultianos, tais como discurso, relações de poder e posições de sujeito, tomo como objeto de estudo nesta dissertação os discursos assumidos e divulgados por professores/as de ciências. Identifico, descrevo e analiso elementos do Discurso Feminista, do Discurso Machista e do Discurso Queer que estão presentes nos ditos desses/as professores/as de ciências sobre sexualidade, as relações de poder estabelecidas e algumas posições de sujeito demandadas nesses discursos. Esta dissertação se insere no campo das pesquisas pós-críticas, em que tanto a sexualidade é considerada um dispositivo histórico, como também os conceitos de corpo, sexo e gênero são considerados construtos sociais e culturais, produzidos em meio a relações de poder. Na pesquisa que subsidia esta dissertação, foram entrevistados/as dez professores/as de ciências da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte e foi utilizada a análise de discurso de inspiração foucaultiana como metodologia. O argumento geral aqui defendido é o de que o Discurso Feminista, o Discurso Machista e o Discurso Queer atuam sobre o entendimento que os/as professores/as de ciências têm sobre sexualidade e disponibilizam posições de sujeito para serem assumidas por tais professores/as. Argumento também que os Discursos Feminista e Machista, presentes nos ditos dos/as professores/as sobre sexualidade, são concorrentes, assim como os Discursos Queer e Machista são concorrentes e conflitantes entre si. Já o Discurso Feminista e o Discurso Queer ora são complementares ora são concorrentes. Isso mostra que, por um lado, apesar do histórico de lutas acumuladas de movimentos feministas por diretos igualitários, o Discurso Machista continua presente nos ditos de professores/as de ciências sobre sexualidade. Por outro lado, foi possível constatar que o Discurso Feminista apareceu com grande força nos ditos dos/as professores/as pesquisados/as sobre sexualidade. Além disso, o Discurso Queer, que luta pelos direitos de grupos sociais que não exercem poder na sociedade, que problematiza as identidades fixas de gênero e de sexualidade, também está presente nos ditos de professores/as de ciências da educação básica |
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