A contribuição da educação física adaptada para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla: a percepção dos gestores de APAES
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15454 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar as contribuições da educação física adaptada para a socialização de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a partir da percepção de gestores de 12 APAEs que integram a região do Médio Alto Uruguai/RS. Se caracteriza como pesquisa aplicada, de caráter observacional descritivo, com análise e discussão sob o paradigma qualitativo. O principal instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada realizada com os gestores de forma Online. Os resultados indicaram que todos os gestores fizeram alusão às relevantes contribuições da educação física adaptada para a socialização da pessoa com deficiência. Indicaram, ainda, que a educação física adaptada tem sido um importante aliado na aprendizagem das pessoas com deficiência. Para os gestores, a educação física, quando adaptada, pode atender às necessidades das pessoas com deficiência e contribuir para a sua socialização. |
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A contribuição da educação física adaptada para pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla: a percepção dos gestores de APAESEste artigo tem como objetivo analisar as contribuições da educação física adaptada para a socialização de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a partir da percepção de gestores de 12 APAEs que integram a região do Médio Alto Uruguai/RS. Se caracteriza como pesquisa aplicada, de caráter observacional descritivo, com análise e discussão sob o paradigma qualitativo. O principal instrumento de coleta de dados foi uma entrevista semiestruturada realizada com os gestores de forma Online. Os resultados indicaram que todos os gestores fizeram alusão às relevantes contribuições da educação física adaptada para a socialização da pessoa com deficiência. Indicaram, ainda, que a educação física adaptada tem sido um importante aliado na aprendizagem das pessoas com deficiência. Para os gestores, a educação física, quando adaptada, pode atender às necessidades das pessoas com deficiência e contribuir para a sua socialização.Editora UFMS2022-10-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1545410.55028/pdres.v10i23.15454Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 182-2022358-184010.55028/pdres.v10i22reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15454/12382Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMinuzzi , Rejane Bonadimann Renner, Jacinta SidegumOliveira, Marcos Antonio de Madaloz , Rodrigo José 2023-02-06T11:17:36Zoai:periodicos.ufms.br:article/15454Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-02-06T11:17:36Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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