Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Oliveira Filho, Luis Moreira
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fernandes da Silva Queiroz, Juliana, de Aguiar, Maria Ivanilda, André da Silva Costa, Elisangela
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Perspectivas em Diálogo
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14366
Resumo: As plantas medicinais são importantes por se constituírem como parte da própria história. E dessa relação homem-natureza, nasceram os conhecimentos e os saberes tradicionais, a partir dos quais se fundam cultura e experiências na utilização de plantas medicinais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar como os saberes etnobotânicos, especificamente das plantas medicinais têm contribuído para o cuidado com a saúde das famílias de alguns estudantes em realidades divergentes, nesse período de pandemia da Covid-19. Assim, realizou-se uma análise comparativa entre duas escolas, uma escola localizada no “campo”, zona rural de Madalena, Ceará, Brasil, a escola EEM João dos Santos de Oliveira e a outra, escola localizada na região metropolitana de Fortaleza, em Pacajus, Ceará, Brasil, denominada EEM Dione Maria Bezerra Pessoa. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa partiu de um questionário semiestruturado com a finalidade da coleta e produção de dados, utilizando-se das abordagens quantitativa e qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 60 estudantes, 30 de cada escola. O estudo revelou que a localização e etnosaberes adquiridos pelos estudantes do campo e na região metropolitana, não apresentam divergências significativas, considerando a variação de convívio social e cultural.
id UFMS-2_79bbb21480e39f8a3c21650e9a1b12d1
oai_identifier_str oai:periodicos.ufms.br:article/14366
network_acronym_str UFMS-2
network_name_str Perspectivas em Diálogo
repository_id_str
spelling Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19As plantas medicinais são importantes por se constituírem como parte da própria história. E dessa relação homem-natureza, nasceram os conhecimentos e os saberes tradicionais, a partir dos quais se fundam cultura e experiências na utilização de plantas medicinais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar como os saberes etnobotânicos, especificamente das plantas medicinais têm contribuído para o cuidado com a saúde das famílias de alguns estudantes em realidades divergentes, nesse período de pandemia da Covid-19. Assim, realizou-se uma análise comparativa entre duas escolas, uma escola localizada no “campo”, zona rural de Madalena, Ceará, Brasil, a escola EEM João dos Santos de Oliveira e a outra, escola localizada na região metropolitana de Fortaleza, em Pacajus, Ceará, Brasil, denominada EEM Dione Maria Bezerra Pessoa. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa partiu de um questionário semiestruturado com a finalidade da coleta e produção de dados, utilizando-se das abordagens quantitativa e qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 60 estudantes, 30 de cada escola. O estudo revelou que a localização e etnosaberes adquiridos pelos estudantes do campo e na região metropolitana, não apresentam divergências significativas, considerando a variação de convívio social e cultural.Editora UFMS2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1436610.55028/pdres.v8i18.14366Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 18 (2021): Assentamentos Rurais e Educação do Campo; 276-2922358-184010.55028/pdres.v8i18reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14366/9963Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Filho, Luis Moreira Fernandes da Silva Queiroz, Julianade Aguiar, Maria Ivanilda André da Silva Costa, Elisangela 2023-08-19T03:54:34Zoai:periodicos.ufms.br:article/14366Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:34Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.none.fl_str_mv Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19
title Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19
spellingShingle Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19
de Oliveira Filho, Luis Moreira
title_short Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19
title_full Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19
title_fullStr Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19
title_full_unstemmed Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19
title_sort Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19
author de Oliveira Filho, Luis Moreira
author_facet de Oliveira Filho, Luis Moreira
Fernandes da Silva Queiroz, Juliana
de Aguiar, Maria Ivanilda
André da Silva Costa, Elisangela
author_role author
author2 Fernandes da Silva Queiroz, Juliana
de Aguiar, Maria Ivanilda
André da Silva Costa, Elisangela
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv de Oliveira Filho, Luis Moreira
Fernandes da Silva Queiroz, Juliana
de Aguiar, Maria Ivanilda
André da Silva Costa, Elisangela
description As plantas medicinais são importantes por se constituírem como parte da própria história. E dessa relação homem-natureza, nasceram os conhecimentos e os saberes tradicionais, a partir dos quais se fundam cultura e experiências na utilização de plantas medicinais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar como os saberes etnobotânicos, especificamente das plantas medicinais têm contribuído para o cuidado com a saúde das famílias de alguns estudantes em realidades divergentes, nesse período de pandemia da Covid-19. Assim, realizou-se uma análise comparativa entre duas escolas, uma escola localizada no “campo”, zona rural de Madalena, Ceará, Brasil, a escola EEM João dos Santos de Oliveira e a outra, escola localizada na região metropolitana de Fortaleza, em Pacajus, Ceará, Brasil, denominada EEM Dione Maria Bezerra Pessoa. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa partiu de um questionário semiestruturado com a finalidade da coleta e produção de dados, utilizando-se das abordagens quantitativa e qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 60 estudantes, 30 de cada escola. O estudo revelou que a localização e etnosaberes adquiridos pelos estudantes do campo e na região metropolitana, não apresentam divergências significativas, considerando a variação de convívio social e cultural.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14366
10.55028/pdres.v8i18.14366
url https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14366
identifier_str_mv 10.55028/pdres.v8i18.14366
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14366/9963
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade
https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
publisher.none.fl_str_mv Editora UFMS
dc.source.none.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 18 (2021): Assentamentos Rurais e Educação do Campo; 276-292
2358-1840
10.55028/pdres.v8i18
reponame:Perspectivas em Diálogo
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Perspectivas em Diálogo
collection Perspectivas em Diálogo
repository.name.fl_str_mv Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br
_version_ 1799711246870642688