Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14366 |
Resumo: | As plantas medicinais são importantes por se constituírem como parte da própria história. E dessa relação homem-natureza, nasceram os conhecimentos e os saberes tradicionais, a partir dos quais se fundam cultura e experiências na utilização de plantas medicinais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar como os saberes etnobotânicos, especificamente das plantas medicinais têm contribuído para o cuidado com a saúde das famílias de alguns estudantes em realidades divergentes, nesse período de pandemia da Covid-19. Assim, realizou-se uma análise comparativa entre duas escolas, uma escola localizada no “campo”, zona rural de Madalena, Ceará, Brasil, a escola EEM João dos Santos de Oliveira e a outra, escola localizada na região metropolitana de Fortaleza, em Pacajus, Ceará, Brasil, denominada EEM Dione Maria Bezerra Pessoa. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa partiu de um questionário semiestruturado com a finalidade da coleta e produção de dados, utilizando-se das abordagens quantitativa e qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 60 estudantes, 30 de cada escola. O estudo revelou que a localização e etnosaberes adquiridos pelos estudantes do campo e na região metropolitana, não apresentam divergências significativas, considerando a variação de convívio social e cultural. |
id |
UFMS-2_79bbb21480e39f8a3c21650e9a1b12d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/14366 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19As plantas medicinais são importantes por se constituírem como parte da própria história. E dessa relação homem-natureza, nasceram os conhecimentos e os saberes tradicionais, a partir dos quais se fundam cultura e experiências na utilização de plantas medicinais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar como os saberes etnobotânicos, especificamente das plantas medicinais têm contribuído para o cuidado com a saúde das famílias de alguns estudantes em realidades divergentes, nesse período de pandemia da Covid-19. Assim, realizou-se uma análise comparativa entre duas escolas, uma escola localizada no “campo”, zona rural de Madalena, Ceará, Brasil, a escola EEM João dos Santos de Oliveira e a outra, escola localizada na região metropolitana de Fortaleza, em Pacajus, Ceará, Brasil, denominada EEM Dione Maria Bezerra Pessoa. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa partiu de um questionário semiestruturado com a finalidade da coleta e produção de dados, utilizando-se das abordagens quantitativa e qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 60 estudantes, 30 de cada escola. O estudo revelou que a localização e etnosaberes adquiridos pelos estudantes do campo e na região metropolitana, não apresentam divergências significativas, considerando a variação de convívio social e cultural.Editora UFMS2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1436610.55028/pdres.v8i18.14366Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 18 (2021): Assentamentos Rurais e Educação do Campo; 276-2922358-184010.55028/pdres.v8i18reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14366/9963Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Oliveira Filho, Luis Moreira Fernandes da Silva Queiroz, Julianade Aguiar, Maria Ivanilda André da Silva Costa, Elisangela 2023-08-19T03:54:34Zoai:periodicos.ufms.br:article/14366Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-08-19T03:54:34Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19 |
title |
Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19 |
spellingShingle |
Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19 de Oliveira Filho, Luis Moreira |
title_short |
Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19 |
title_full |
Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19 |
title_fullStr |
Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19 |
title_full_unstemmed |
Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19 |
title_sort |
Os saberes tradicionais e a utilização de plantas medicinais durante o período de pandemia da Covid-19 |
author |
de Oliveira Filho, Luis Moreira |
author_facet |
de Oliveira Filho, Luis Moreira Fernandes da Silva Queiroz, Juliana de Aguiar, Maria Ivanilda André da Silva Costa, Elisangela |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes da Silva Queiroz, Juliana de Aguiar, Maria Ivanilda André da Silva Costa, Elisangela |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Oliveira Filho, Luis Moreira Fernandes da Silva Queiroz, Juliana de Aguiar, Maria Ivanilda André da Silva Costa, Elisangela |
description |
As plantas medicinais são importantes por se constituírem como parte da própria história. E dessa relação homem-natureza, nasceram os conhecimentos e os saberes tradicionais, a partir dos quais se fundam cultura e experiências na utilização de plantas medicinais. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo analisar como os saberes etnobotânicos, especificamente das plantas medicinais têm contribuído para o cuidado com a saúde das famílias de alguns estudantes em realidades divergentes, nesse período de pandemia da Covid-19. Assim, realizou-se uma análise comparativa entre duas escolas, uma escola localizada no “campo”, zona rural de Madalena, Ceará, Brasil, a escola EEM João dos Santos de Oliveira e a outra, escola localizada na região metropolitana de Fortaleza, em Pacajus, Ceará, Brasil, denominada EEM Dione Maria Bezerra Pessoa. Quanto aos procedimentos metodológicos, a pesquisa partiu de um questionário semiestruturado com a finalidade da coleta e produção de dados, utilizando-se das abordagens quantitativa e qualitativa. Os sujeitos da pesquisa foram 60 estudantes, 30 de cada escola. O estudo revelou que a localização e etnosaberes adquiridos pelos estudantes do campo e na região metropolitana, não apresentam divergências significativas, considerando a variação de convívio social e cultural. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14366 10.55028/pdres.v8i18.14366 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14366 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v8i18.14366 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/14366/9963 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Perspectivas em Diálogo: revista de educação e sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 8 n. 18 (2021): Assentamentos Rurais e Educação do Campo; 276-292 2358-1840 10.55028/pdres.v8i18 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711246870642688 |