Planejamento e variáveis interferentes no estágio supervisionado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Perspectivas em Diálogo |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15921 |
Resumo: | O estágio supervisionado requer integração de conteúdos e atividades entre supervisor e estagiário como base pedagógica. O objetivo principal foi analisar o processo de construção, execução e avaliação do planejamento escolar (plano de aula) e suas variáveis interferentes. Em uma escola estadual de Alagoinhas (Bahia, Brasil), o estágio supervisionado foi feito em 2 etapas no primeiro trimestre de 2017: i) a análise retrospectiva de 10 meses do estágio em Biologia, com observação e reflexão sobre práticas realizadas em sala de aula; e ii) a listagem de variáveis interferentes no processo de ensino-aprendizagem e narrativas autobiográficas sobre planejamento. Foram descritos os atributos que interferiram na elaboração do planejamento, como: elaboração e aplicação do plano de aula, contextualização, estratégias de ensino e recursos didáticos, tempo e avaliação. O planejamento pode sofrer modificações por fatores que fogem ao controle do professor. No início do estágio, a teoria foi uma grande aliada. Os planos de aulas seguiram uma estrutura padronizada e organizados para eficiência da docência, com caráter de não neutralidade e aspecto político implícito. Após as aulas teóricas na universidade, a visão de planejamento foi ampliada. A falta de recursos didáticos na escola e a extrapolação do tempo para realização das atividades foram as causas mais ocorrentes. Esta experiência permitiu, aos estagiários como futuros licenciados, o aprimoramento de sua didática e as relações interpessoais como capacitação para a sala de aula. A contextualização foi considerada um modelo de atividade eficiente. |
id |
UFMS-2_95a96331e8935dc389ac2dff67c7e194 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/15921 |
network_acronym_str |
UFMS-2 |
network_name_str |
Perspectivas em Diálogo |
repository_id_str |
|
spelling |
Planejamento e variáveis interferentes no estágio supervisionadoO estágio supervisionado requer integração de conteúdos e atividades entre supervisor e estagiário como base pedagógica. O objetivo principal foi analisar o processo de construção, execução e avaliação do planejamento escolar (plano de aula) e suas variáveis interferentes. Em uma escola estadual de Alagoinhas (Bahia, Brasil), o estágio supervisionado foi feito em 2 etapas no primeiro trimestre de 2017: i) a análise retrospectiva de 10 meses do estágio em Biologia, com observação e reflexão sobre práticas realizadas em sala de aula; e ii) a listagem de variáveis interferentes no processo de ensino-aprendizagem e narrativas autobiográficas sobre planejamento. Foram descritos os atributos que interferiram na elaboração do planejamento, como: elaboração e aplicação do plano de aula, contextualização, estratégias de ensino e recursos didáticos, tempo e avaliação. O planejamento pode sofrer modificações por fatores que fogem ao controle do professor. No início do estágio, a teoria foi uma grande aliada. Os planos de aulas seguiram uma estrutura padronizada e organizados para eficiência da docência, com caráter de não neutralidade e aspecto político implícito. Após as aulas teóricas na universidade, a visão de planejamento foi ampliada. A falta de recursos didáticos na escola e a extrapolação do tempo para realização das atividades foram as causas mais ocorrentes. Esta experiência permitiu, aos estagiários como futuros licenciados, o aprimoramento de sua didática e as relações interpessoais como capacitação para a sala de aula. A contextualização foi considerada um modelo de atividade eficiente.Editora UFMS2023-01-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/1592110.55028/pdres.v10i22.15921Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 59-742358-184010.55028/pdres.v10i22reponame:Perspectivas em Diálogoinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15921/12340Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedadehttps://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessde Santana Luz, LudmillaDantas, José Antonio da SilvaOrge, Maria Dolores RibeiroSandes, Fabiano SilvaOliveira, Jéssica Figuera2023-02-06T11:17:36Zoai:periodicos.ufms.br:article/15921Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/indexPUBhttps://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/oaipersdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br2358-18402358-1840opendoar:2023-02-06T11:17:36Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Planejamento e variáveis interferentes no estágio supervisionado |
title |
Planejamento e variáveis interferentes no estágio supervisionado |
spellingShingle |
Planejamento e variáveis interferentes no estágio supervisionado de Santana Luz, Ludmilla |
title_short |
Planejamento e variáveis interferentes no estágio supervisionado |
title_full |
Planejamento e variáveis interferentes no estágio supervisionado |
title_fullStr |
Planejamento e variáveis interferentes no estágio supervisionado |
title_full_unstemmed |
Planejamento e variáveis interferentes no estágio supervisionado |
title_sort |
Planejamento e variáveis interferentes no estágio supervisionado |
author |
de Santana Luz, Ludmilla |
author_facet |
de Santana Luz, Ludmilla Dantas, José Antonio da Silva Orge, Maria Dolores Ribeiro Sandes, Fabiano Silva Oliveira, Jéssica Figuera |
author_role |
author |
author2 |
Dantas, José Antonio da Silva Orge, Maria Dolores Ribeiro Sandes, Fabiano Silva Oliveira, Jéssica Figuera |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
de Santana Luz, Ludmilla Dantas, José Antonio da Silva Orge, Maria Dolores Ribeiro Sandes, Fabiano Silva Oliveira, Jéssica Figuera |
description |
O estágio supervisionado requer integração de conteúdos e atividades entre supervisor e estagiário como base pedagógica. O objetivo principal foi analisar o processo de construção, execução e avaliação do planejamento escolar (plano de aula) e suas variáveis interferentes. Em uma escola estadual de Alagoinhas (Bahia, Brasil), o estágio supervisionado foi feito em 2 etapas no primeiro trimestre de 2017: i) a análise retrospectiva de 10 meses do estágio em Biologia, com observação e reflexão sobre práticas realizadas em sala de aula; e ii) a listagem de variáveis interferentes no processo de ensino-aprendizagem e narrativas autobiográficas sobre planejamento. Foram descritos os atributos que interferiram na elaboração do planejamento, como: elaboração e aplicação do plano de aula, contextualização, estratégias de ensino e recursos didáticos, tempo e avaliação. O planejamento pode sofrer modificações por fatores que fogem ao controle do professor. No início do estágio, a teoria foi uma grande aliada. Os planos de aulas seguiram uma estrutura padronizada e organizados para eficiência da docência, com caráter de não neutralidade e aspecto político implícito. Após as aulas teóricas na universidade, a visão de planejamento foi ampliada. A falta de recursos didáticos na escola e a extrapolação do tempo para realização das atividades foram as causas mais ocorrentes. Esta experiência permitiu, aos estagiários como futuros licenciados, o aprimoramento de sua didática e as relações interpessoais como capacitação para a sala de aula. A contextualização foi considerada um modelo de atividade eficiente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-01-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15921 10.55028/pdres.v10i22.15921 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15921 |
identifier_str_mv |
10.55028/pdres.v10i22.15921 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/persdia/article/view/15921/12340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora UFMS |
dc.source.none.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo: Revista de Educação e Sociedade; v. 10 n. 22 (2023); 59-74 2358-1840 10.55028/pdres.v10i22 reponame:Perspectivas em Diálogo instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
Perspectivas em Diálogo |
collection |
Perspectivas em Diálogo |
repository.name.fl_str_mv |
Perspectivas em Diálogo - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
persdialogo.cpnv@ufms.br || santos.flores@ufms.br || josiane.peres@ufms.br |
_version_ |
1799711247383396352 |