Emancipação Política como base para a Emancipação Humana: Possibilidades da Educação Escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17188 |
Resumo: | Os debates sobre a educação escolar apontam para duas perspectivas: uma, de supervalorização do ensino formal, em que estudar seria a garantia de ter sucesso na vida, melhorar as condições financeiras, etc; outra, de menosprezo, onde a escola é a reprodutora do sistema de exploração. Neste artigo, baseados na Pedagogia Histórico-Crítica, resgatamos a origem histórica da escola a fim de analisarmos os aspectos contraditórios que enfrenta na atual forma de sociabilidade. Por conseguinte, discorremos sobre a emancipação política e emancipação humana, e discutimos sobre a dimensão humanamente emancipatória da educação escolar. Entendemos que a educação escolar não tem o poder de emancipar humanamente seus sujeitos, assim como não é um ambiente fadado ao fracasso; ela se conecta à emancipação mediadamente pelo ensino dos conteúdos artísticos, científicos e filosóficos. |
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Emancipação Política como base para a Emancipação Humana: Possibilidades da Educação EscolarOs debates sobre a educação escolar apontam para duas perspectivas: uma, de supervalorização do ensino formal, em que estudar seria a garantia de ter sucesso na vida, melhorar as condições financeiras, etc; outra, de menosprezo, onde a escola é a reprodutora do sistema de exploração. Neste artigo, baseados na Pedagogia Histórico-Crítica, resgatamos a origem histórica da escola a fim de analisarmos os aspectos contraditórios que enfrenta na atual forma de sociabilidade. Por conseguinte, discorremos sobre a emancipação política e emancipação humana, e discutimos sobre a dimensão humanamente emancipatória da educação escolar. Entendemos que a educação escolar não tem o poder de emancipar humanamente seus sujeitos, assim como não é um ambiente fadado ao fracasso; ela se conecta à emancipação mediadamente pelo ensino dos conteúdos artísticos, científicos e filosóficos.Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfaudio/x-wavhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/1718810.55028/gd.v6i01-24.17188 Revista GESTO-Debate; v. 6 n. 01-31 (2022): 2022 - Fluxo Contínuo2595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17188/11397https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17188/11522Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessKarlliny Martins da Silva2023-02-01T18:28:14Zoai:periodicos.ufms.br:article/17188Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2023-02-01T18:28:14GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
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