Emancipação Política como base para a Emancipação Humana: Possibilidades da Educação Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Karlliny Martins da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: GESTO-Debate
Texto Completo: https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17188
Resumo: Os debates sobre a educação escolar apontam para duas perspectivas: uma, de supervalorização do ensino formal, em que estudar seria a garantia de ter sucesso na vida, melhorar as condições financeiras, etc; outra, de menosprezo, onde a escola é a reprodutora do sistema de exploração. Neste artigo, baseados na Pedagogia Histórico-Crítica, resgatamos a origem histórica da escola a fim de analisarmos os aspectos contraditórios que enfrenta na atual forma de sociabilidade. Por conseguinte, discorremos sobre a emancipação política e emancipação humana, e discutimos sobre a dimensão humanamente emancipatória da educação escolar. Entendemos que a educação escolar não tem o poder de emancipar humanamente seus sujeitos, assim como não é um ambiente fadado ao fracasso; ela se conecta à emancipação mediadamente pelo ensino dos conteúdos artísticos, científicos e filosóficos.
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