A Formação de Professores e a Possibilidade da Emancipação Humana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | GESTO-Debate |
Texto Completo: | https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17091 |
Resumo: | A literatura sobre formação de professores é abundantíssima. Pode-se, sem receio, afirmar que a maioria admite, implícita ou explicitamente, a ideia de que uma boa formação de professores tem, como condições fundamentais, a destinação ampla de recursos e uma política educacional adequada. Não se pergunta, de modo geral, qual o sentido e quais os objetivos da educação e da formação de professores. Na verdade, aceitam-se sem questionamentos, os fins estabelecidos pela Constituição. Ora, como vivemos em uma sociedade de classes, essas indagações são imperativas. Para além daquelas condições, é preciso perguntar: formar para a reprodução dessa sociedade, essencialmente desigualitária e cada vez mais desumana ou para a construção de uma sociedade igualitária e onde todos possam desenvolver amplamente a sua humanidade? Também é preciso perguntar se é possível, e em que medida, formar professores com vistas a esse último objetivo, que é a emancipação humana. |
id |
UFMS-5_9c9927399e7786228a8169908d37e434 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufms.br:article/17091 |
network_acronym_str |
UFMS-5 |
network_name_str |
GESTO-Debate |
repository_id_str |
|
spelling |
A Formação de Professores e a Possibilidade da Emancipação HumanaA literatura sobre formação de professores é abundantíssima. Pode-se, sem receio, afirmar que a maioria admite, implícita ou explicitamente, a ideia de que uma boa formação de professores tem, como condições fundamentais, a destinação ampla de recursos e uma política educacional adequada. Não se pergunta, de modo geral, qual o sentido e quais os objetivos da educação e da formação de professores. Na verdade, aceitam-se sem questionamentos, os fins estabelecidos pela Constituição. Ora, como vivemos em uma sociedade de classes, essas indagações são imperativas. Para além daquelas condições, é preciso perguntar: formar para a reprodução dessa sociedade, essencialmente desigualitária e cada vez mais desumana ou para a construção de uma sociedade igualitária e onde todos possam desenvolver amplamente a sua humanidade? Também é preciso perguntar se é possível, e em que medida, formar professores com vistas a esse último objetivo, que é a emancipação humana.Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS.2022-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17091 Revista GESTO-Debate; v. 3 n. 01-04 (2019): 20192595-3109reponame:GESTO-Debateinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSporhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17091/11358Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debateinfo:eu-repo/semantics/openAccessTonet, Ivo2022-09-22T00:56:23Zoai:periodicos.ufms.br:article/17091Revistahttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebateONGhttps://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/oair.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com2595-31092595-3109opendoar:2022-09-22T00:56:23GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Formação de Professores e a Possibilidade da Emancipação Humana |
title |
A Formação de Professores e a Possibilidade da Emancipação Humana |
spellingShingle |
A Formação de Professores e a Possibilidade da Emancipação Humana Tonet, Ivo |
title_short |
A Formação de Professores e a Possibilidade da Emancipação Humana |
title_full |
A Formação de Professores e a Possibilidade da Emancipação Humana |
title_fullStr |
A Formação de Professores e a Possibilidade da Emancipação Humana |
title_full_unstemmed |
A Formação de Professores e a Possibilidade da Emancipação Humana |
title_sort |
A Formação de Professores e a Possibilidade da Emancipação Humana |
author |
Tonet, Ivo |
author_facet |
Tonet, Ivo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonet, Ivo |
description |
A literatura sobre formação de professores é abundantíssima. Pode-se, sem receio, afirmar que a maioria admite, implícita ou explicitamente, a ideia de que uma boa formação de professores tem, como condições fundamentais, a destinação ampla de recursos e uma política educacional adequada. Não se pergunta, de modo geral, qual o sentido e quais os objetivos da educação e da formação de professores. Na verdade, aceitam-se sem questionamentos, os fins estabelecidos pela Constituição. Ora, como vivemos em uma sociedade de classes, essas indagações são imperativas. Para além daquelas condições, é preciso perguntar: formar para a reprodução dessa sociedade, essencialmente desigualitária e cada vez mais desumana ou para a construção de uma sociedade igualitária e onde todos possam desenvolver amplamente a sua humanidade? Também é preciso perguntar se é possível, e em que medida, formar professores com vistas a esse último objetivo, que é a emancipação humana. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17091 |
url |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17091 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufms.br/index.php/gestodebate/article/view/17091/11358 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista GESTO-Debate |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação, UFMS, Campo Grande -MS. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista GESTO-Debate; v. 3 n. 01-04 (2019): 2019 2595-3109 reponame:GESTO-Debate instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) instacron:UFMS |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
instacron_str |
UFMS |
institution |
UFMS |
reponame_str |
GESTO-Debate |
collection |
GESTO-Debate |
repository.name.fl_str_mv |
GESTO-Debate - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) |
repository.mail.fl_str_mv |
r.rossi@ufms.br || revistagestodebate@gmail.com |
_version_ |
1797239857425154048 |