A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wellington dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4240
Resumo: In this dissertation we seek to build a pedagogical and philosophical itinerary in the works of the so-called 'young-Nietzsche' whose objective is to diagnose and propose his way of philosophizing called genealogy as a possible teaching method for the philosophy teacher in public high school; we also critically compare the skill sets and competences required through official documents to this professional in contrast to the understanding of Education for Nietzsche expressed by the concept of Cultural Formation (Bildung). Thus, our interpretation based on literature review and document analysis identifies that such method in the 'young-Nietzsche' is structured along two paths: aesthetic education (sensitivity formation) and philosophical education (evaluation and critical interpretation of values). Keywords: young-Nietzsche; cultural formation; method; genealogy.
id UFMS_06e69dc327f07e258f16407afa61c1eb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/4240
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2021-12-29T14:59:01Z2021-12-29T14:59:01Z2021https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4240In this dissertation we seek to build a pedagogical and philosophical itinerary in the works of the so-called 'young-Nietzsche' whose objective is to diagnose and propose his way of philosophizing called genealogy as a possible teaching method for the philosophy teacher in public high school; we also critically compare the skill sets and competences required through official documents to this professional in contrast to the understanding of Education for Nietzsche expressed by the concept of Cultural Formation (Bildung). Thus, our interpretation based on literature review and document analysis identifies that such method in the 'young-Nietzsche' is structured along two paths: aesthetic education (sensitivity formation) and philosophical education (evaluation and critical interpretation of values). Keywords: young-Nietzsche; cultural formation; method; genealogy.Nessa dissertação buscamos construir um itinerário pedagógico e filosófico nas obras do chamado ‘jovem-Nietzsche’ cujo objetivo é diagnosticar e propor sua maneira de filosofar denominada genealógica enquanto possível método de ensino para o professor de filosofia no ensino médio de escola pública; também comparamos criticamente os conjuntos de habilidades e competências exigidos por meio de documentos oficiais a este profissional em contraste com o entendimento de Educação para Nietzsche expressado pelo conceito de Formação Cultural (Bildung). Desse modo, nossa interpretação fundamentada por revisão bibliográfica e análise documental identifica que tal método no ‘jovem-Nietzsche’ estrutura-se por dois caminhos: da educação estética (formação da sensibilidade) e da educação filosófica (avaliação e interpretação crítica de valores). Palavras-chave: jovem-Nietzsche; formação cultural; método; genealogia.Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do SulUFMSBrasilEnsino de Filosofia, formação cultural, NietzcheA IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMarta Rios Alves Nunes da CostaWellington dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILA ideia de formação cultural (bildung) no jovem-Nietsche enquanto prática didática para o filosofar.pdf.jpgA ideia de formação cultural (bildung) no jovem-Nietsche enquanto prática didática para o filosofar.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1226https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4240/3/A%20ideia%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20cultural%20%28bildung%29%20no%20jovem-Nietsche%20enquanto%20pr%c3%a1tica%20did%c3%a1tica%20para%20o%20filosofar.pdf.jpgf75abe6e98124c456d7f1a35f0e37365MD53TEXTA ideia de formação cultural (bildung) no jovem-Nietsche enquanto prática didática para o filosofar.pdf.txtA ideia de formação cultural (bildung) no jovem-Nietsche enquanto prática didática para o filosofar.pdf.txtExtracted texttext/plain278183https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4240/2/A%20ideia%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20cultural%20%28bildung%29%20no%20jovem-Nietsche%20enquanto%20pr%c3%a1tica%20did%c3%a1tica%20para%20o%20filosofar.pdf.txt32a7d02f32178058dfefa0a17c453d39MD52ORIGINALA ideia de formação cultural (bildung) no jovem-Nietsche enquanto prática didática para o filosofar.pdfA ideia de formação cultural (bildung) no jovem-Nietsche enquanto prática didática para o filosofar.pdfapplication/pdf1331997https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4240/1/A%20ideia%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20cultural%20%28bildung%29%20no%20jovem-Nietsche%20enquanto%20pr%c3%a1tica%20did%c3%a1tica%20para%20o%20filosofar.pdfe1186f807746f80bb8f8594e0888599aMD51123456789/42402021-12-30 03:02:03.686oai:repositorio.ufms.br:123456789/4240Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-12-30T07:02:03Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA
title A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA
spellingShingle A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA
Wellington dos Santos
Ensino de Filosofia, formação cultural, Nietzche
title_short A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA
title_full A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA
title_fullStr A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA
title_full_unstemmed A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA
title_sort A IDEIA DE FORMAÇÃO CULTURAL (BILDUNG) NO JOVEM-NIETZSCHE ENQUANTO PRÁTICA DIDÁTICA DO FILOSOFAR: REFLEXÕES PARA O PROFESSOR DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLA PÚBLICA
author Wellington dos Santos
author_facet Wellington dos Santos
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marta Rios Alves Nunes da Costa
dc.contributor.author.fl_str_mv Wellington dos Santos
contributor_str_mv Marta Rios Alves Nunes da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de Filosofia, formação cultural, Nietzche
topic Ensino de Filosofia, formação cultural, Nietzche
description In this dissertation we seek to build a pedagogical and philosophical itinerary in the works of the so-called 'young-Nietzsche' whose objective is to diagnose and propose his way of philosophizing called genealogy as a possible teaching method for the philosophy teacher in public high school; we also critically compare the skill sets and competences required through official documents to this professional in contrast to the understanding of Education for Nietzsche expressed by the concept of Cultural Formation (Bildung). Thus, our interpretation based on literature review and document analysis identifies that such method in the 'young-Nietzsche' is structured along two paths: aesthetic education (sensitivity formation) and philosophical education (evaluation and critical interpretation of values). Keywords: young-Nietzsche; cultural formation; method; genealogy.
publishDate 2021
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-12-29T14:59:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-12-29T14:59:01Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4240
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4240/3/A%20ideia%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20cultural%20%28bildung%29%20no%20jovem-Nietsche%20enquanto%20pr%c3%a1tica%20did%c3%a1tica%20para%20o%20filosofar.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4240/2/A%20ideia%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20cultural%20%28bildung%29%20no%20jovem-Nietsche%20enquanto%20pr%c3%a1tica%20did%c3%a1tica%20para%20o%20filosofar.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4240/1/A%20ideia%20de%20forma%c3%a7%c3%a3o%20cultural%20%28bildung%29%20no%20jovem-Nietsche%20enquanto%20pr%c3%a1tica%20did%c3%a1tica%20para%20o%20filosofar.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv f75abe6e98124c456d7f1a35f0e37365
32a7d02f32178058dfefa0a17c453d39
e1186f807746f80bb8f8594e0888599a
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552825715064832