Violência, silêncio e melancolia em Marçal Aquino: uma leitura de Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios

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Main Author: Souza, Fabrina Martinez de
Publication Date: 2013
Format: Master thesis
Language: por
Source: Repositório Institucional da UFMS
Download full: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1771
Summary: O objetivo da dissertação é expor como os elementos violência, silêncio e melancolia foram representados no romance Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios, escrito por Marçal Aquino e publicado em 2005, tendo como plataforma de observação os operadores da narrativa: enredo; personagem; espaço e ambientação; foco narrativo e tempo. Em nossa leitura, exploramos várias camadas da obra analisando a organização textual do discurso narrativo por meio de pressupostos teóricos que consideraram técnicas próprias da narrativa ficcional, do jornalismo, da contemporaneidade e dos elementos temáticos supracitados. Contudo, consideramos que o estudo da estrutura narrativa seja o elemento central de nosso trabalho e os demais temas, desdobramentos correspondentes à leitura. Para cada operador da narrativa, foram acionados os textos que, a partir de nossa pesquisa, consideramos os mais adequados, entretanto, alguns se destacam em duas ou mais análises, como os trabalhos realizados pelos críticos Massaud Moises e Vitor Manuel de Aguiar e Silva. Já outras análises foram subsidiadas praticamente num único pressuposto teórico como no caso do tempo e do ponto de vista, em que privilegiamos Gerard Genette e Norman Friedman, respectivamente. Já na análise do espaço, foram acionados vários teóricos como Osman Lins, Gaston Bachelard e Antonio Dimas, entre outros. Nos desdobramentos temáticos, acionamos os trabalhos das pesquisadoras e jornalistas Cremilda Medina e Cristiane Costa para abordar a relação entre literatura e jornalismo; da pesquisadora Regina Dalcastagnè para tratarmos das características próprias da contemporaneidade; dos pesquisadores Ronaldo Lima Lins e Jaime Ginzburg para as leituras da representação da violência; de Eni Puccinelli Orlandi para a representação do silêncio; do psicanalista Sigmund Freud e do escritor Moacyr Scliar para a representação da melancolia, entre inúmeros outros pesquisadores, críticos e escritores. A escolha do corpus levou em consideração o período de publicação da obra – depois do ano 2000 – para que, entre os objetivos secundários, pudéssemos estudar a narrativa brasileira contemporânea e, dessa forma, dar nossa parcela de à crescente fortuna crítica de Marçal Aquino e do romance Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios, bem como, aos estudos da literatura brasileira contemporânea.
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Para cada operador da narrativa, foram acionados os textos que, a partir de nossa pesquisa, consideramos os mais adequados, entretanto, alguns se destacam em duas ou mais análises, como os trabalhos realizados pelos críticos Massaud Moises e Vitor Manuel de Aguiar e Silva. Já outras análises foram subsidiadas praticamente num único pressuposto teórico como no caso do tempo e do ponto de vista, em que privilegiamos Gerard Genette e Norman Friedman, respectivamente. Já na análise do espaço, foram acionados vários teóricos como Osman Lins, Gaston Bachelard e Antonio Dimas, entre outros. Nos desdobramentos temáticos, acionamos os trabalhos das pesquisadoras e jornalistas Cremilda Medina e Cristiane Costa para abordar a relação entre literatura e jornalismo; da pesquisadora Regina Dalcastagnè para tratarmos das características próprias da contemporaneidade; dos pesquisadores Ronaldo Lima Lins e Jaime Ginzburg para as leituras da representação da violência; de Eni Puccinelli Orlandi para a representação do silêncio; do psicanalista Sigmund Freud e do escritor Moacyr Scliar para a representação da melancolia, entre inúmeros outros pesquisadores, críticos e escritores. A escolha do corpus levou em consideração o período de publicação da obra – depois do ano 2000 – para que, entre os objetivos secundários, pudéssemos estudar a narrativa brasileira contemporânea e, dessa forma, dar nossa parcela de à crescente fortuna crítica de Marçal Aquino e do romance Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios, bem como, aos estudos da literatura brasileira contemporânea.The dissertation’s purpose is to expose how the elements as violence, silence and melancholy are represented in the novel Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios, written by Marçal Aquino and published in 2005, considering the operators of the narrative – plot, character, space and ambiance; focus and time – as viewing platform. In our reading, we explore multiple layers of the book, analyzing the textual organization of the narrative discourse considering the specific techniques of literature; journalism; contemporary narrative fiction; violence, silence e melancholy. However, we believe that the study of narrative structure is the center of our work and other issues, developments related to reading. For each operator of the narrative, we add the most appropriate critical texts, that were selected from our research. However, a few stand out in two or more analyzes, such as the work done by critics Massaud Moises and Vitor Manuel de Aguiar e Silva. However, other analyzes were subsidized almost in a single theoretical assumption as in case of the time and point of view, when we focus on Gerard Genette and Norman Friedman, respectively. In the analysis of space, were added several theoretical authors and Osman Lins, Gaston Bachelard and Antonio Dimas, among others. In thematic developments, it were included the work of researchers and journalists Cremilda Medina and Cristiane Costa to approach the relationship between literature and journalism; researcher Regina Dalcastagnè to treat the characteristics of contemporaneity; researchers Ronaldo Lima Lins and Jaime Ginzburg for the readings of the representation of violence; Eni Orlandi Puccinelli, for the representation of silence, the psychoanalyst Sigmund Freud and the writer Moacyr Scliar for the representation of melancholy, among numerous other researchers, critics and writers. The choice of corpus took into account the period of publication of the work - after 2000 - so that, among the secondary objectives, we could studied the contemporary Brazilian narrative and thereby give our share of the growing critical fortune of Marcal Aquino and the novel Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábios, as well as to the study of contemporary brazilian literature.porLiteratura Brasileira - crítica e interpretaçãoBrazilian Literature - criticism and interpretationContemporaneidadeContemporaneityLiteratura Brasileira - análise do discursoBrazilian Literature - discourse analysisViolência, silêncio e melancolia em Marçal Aquino: uma leitura de Eu receberia as piores notícias de seus lindos lábiosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisBulhões, Ricardo MagalhãesSouza, Fabrina Martinez deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILFabrina.pdf.jpgFabrina.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1338https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1771/4/Fabrina.pdf.jpg78246387f0c88df69a31be7643f42061MD54TEXTFabrina.pdf.txtFabrina.pdf.txtExtracted texttext/plain330262https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1771/3/Fabrina.pdf.txtd9026f5635ef4d46f95569ef596ea947MD53ORIGINALFabrina.pdfFabrina.pdfapplication/pdf1262317https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1771/1/Fabrina.pdf515fad70c26b3454610748146c357eb5MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/1771/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/17712021-09-30 15:57:59.227oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.ufms.br:8080/oai/requestopendoar:21242021-09-30T19:57:59Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
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