Fatores determinantes da qualidade percebida na comercialização de carne bovina fresca em supermercados de Campo Grande/MS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Carlos Alberto Xavier do
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/860
Resumo: Este estudo teve como objetivo identificar e avaliar os fatores determinantes da qualidade percebida pelos consumidores na comercialização de carne bovina fresca em supermercados de Campo Grande-MS. Para tanto os procedimentos metodológicos foram divididos em duas etapas. A primeira foi realizada por meio de observações diretas nos pontos de venda de carne bovina fresca, sendo selecionado para observação o comportamento de compra dos consumidores em 02 supermercados de porte pequeno, 02 supermercados de porte médio, 02 supermercados de porte grande, 02 açougues e 02 boutique de carnes. Na segunda etapa, foram entrevistados 385 consumidores, adotando um erro máximo de 5% e nível de confiabilidade de 95%. Os consumidores foram abordados de forma direta, através de questionário com respostas fechadas, utilizando-se a escala Likert . Nesta etapa, levantou-se informações sobre o perfil socioeconomico dos consumidores, bem como a importancia que eles dão a qualidade de atendimento recebida por eles e ainda, os fatores determinantes desta qualidade. Os resultados obtidos mostraram que, a amostra dos consumidores é composta, em sua maioria por pessoas de idade entre 40 e 59 anos ou mais, com renda familiar entre R$400,00 e R$1.000,00. Esses consumidores possuem em sua maioria nível de instrução média e fundamental. Apurou-se ainda que 73,5% destes consumidores realizam suas compras semanalmente gastando em média R$ 42,94. Quanto à qualidade percebida os consumidores demonstraram considerar na maioria das variáveis verificadas como sendo "bom" e "muito boa". Entretanto no caso das variáveis 17, 18 e 26, os resultados foram diferenciados, mostrando descontentamento por parte dos entrevistados. Quanto à identificação dos fatores da qualidade percebida, os resultados obtidos demonstraram que os consumidores revelaram estarem fortemente atentos as questões tidas como não tangíveis, conforme reveladas no fator Imagem do atendimento A análise do fator Imagem do Atendimento revela que a experiencia de compra do consumidor esta alicerçada não mais somente naquilo que lhe enche os olhos, mas sim na somatória de fatos compreendidos nas dimensões Empatia, Segurança, Confiança e Prestabilidade, demonstrando que a ferramenta Serqual proposta por Parasuraman, Berry e Zeithaml (1988) é altamente propícia a revelar as expectativas do consumidor. Os demais fatores levantados herdaram da dimensão tangível suas explicações, identificando que os elementos tangíveis também agregam-se na construção do conceito de qualidade percebida pelos consumidor. Por fim, através dos dados evidencia-se que no construto da qualidade percebida, tudo aquilo que ficar na mente do consumidor é preciso que seja proveniente de experiencia de compra prazerosa e, caso isso não aconteça, ficará comprometida à imagem do varejo, no caso os supermercados estudados.
id UFMS_45720f43f01229ab01079b83729942cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/860
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2011-11-18T16:07:06Z2021-09-30T19:57:51Z2006https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/860Este estudo teve como objetivo identificar e avaliar os fatores determinantes da qualidade percebida pelos consumidores na comercialização de carne bovina fresca em supermercados de Campo Grande-MS. Para tanto os procedimentos metodológicos foram divididos em duas etapas. A primeira foi realizada por meio de observações diretas nos pontos de venda de carne bovina fresca, sendo selecionado para observação o comportamento de compra dos consumidores em 02 supermercados de porte pequeno, 02 supermercados de porte médio, 02 supermercados de porte grande, 02 açougues e 02 boutique de carnes. Na segunda etapa, foram entrevistados 385 consumidores, adotando um erro máximo de 5% e nível de confiabilidade de 95%. Os consumidores foram abordados de forma direta, através de questionário com respostas fechadas, utilizando-se a escala Likert . Nesta etapa, levantou-se informações sobre o perfil socioeconomico dos consumidores, bem como a importancia que eles dão a qualidade de atendimento recebida por eles e ainda, os fatores determinantes desta qualidade. Os resultados obtidos mostraram que, a amostra dos consumidores é composta, em sua maioria por pessoas de idade entre 40 e 59 anos ou mais, com renda familiar entre R$400,00 e R$1.000,00. Esses consumidores possuem em sua maioria nível de instrução média e fundamental. Apurou-se ainda que 73,5% destes consumidores realizam suas compras semanalmente gastando em média R$ 42,94. Quanto à qualidade percebida os consumidores demonstraram considerar na maioria das variáveis verificadas como sendo "bom" e "muito boa". Entretanto no caso das variáveis 17, 18 e 26, os resultados foram diferenciados, mostrando descontentamento por parte dos entrevistados. Quanto à identificação dos fatores da qualidade percebida, os resultados obtidos demonstraram que os consumidores revelaram estarem fortemente atentos as questões tidas como não tangíveis, conforme reveladas no fator Imagem do atendimento A análise do fator Imagem do Atendimento revela que a experiencia de compra do consumidor esta alicerçada não mais somente naquilo que lhe enche os olhos, mas sim na somatória de fatos compreendidos nas dimensões Empatia, Segurança, Confiança e Prestabilidade, demonstrando que a ferramenta Serqual proposta por Parasuraman, Berry e Zeithaml (1988) é altamente propícia a revelar as expectativas do consumidor. Os demais fatores levantados herdaram da dimensão tangível suas explicações, identificando que os elementos tangíveis também agregam-se na construção do conceito de qualidade percebida pelos consumidor. Por fim, através dos dados evidencia-se que no construto da qualidade percebida, tudo aquilo que ficar na mente do consumidor é preciso que seja proveniente de experiencia de compra prazerosa e, caso isso não aconteça, ficará comprometida à imagem do varejo, no caso os supermercados estudados.porBovinocultura de CorteComportamento do ConsumidorConsumidorFatores determinantes da qualidade percebida na comercialização de carne bovina fresca em supermercados de Campo Grande/MSinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisMendonça, Paulo Sergio MirandaNascimento, Carlos Alberto Xavier doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAILCarlos Alberto Xavier do Nascimento.pdf.jpgCarlos Alberto Xavier do Nascimento.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1501https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/860/4/Carlos%20Alberto%20Xavier%20do%20Nascimento.pdf.jpgc8e0be8847e23d609de87093cfb6de0cMD54TEXTCarlos Alberto Xavier do Nascimento.pdf.txtCarlos Alberto Xavier do Nascimento.pdf.txtExtracted texttext/plain356694https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/860/3/Carlos%20Alberto%20Xavier%20do%20Nascimento.pdf.txtfafada65ccb56500cc8a086aef2b44e3MD53ORIGINALCarlos Alberto Xavier do Nascimento.pdfCarlos Alberto Xavier do Nascimento.pdfapplication/pdf797241https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/860/1/Carlos%20Alberto%20Xavier%20do%20Nascimento.pdfeee0b411c597759e3fc03d808bbc0083MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/860/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/8602021-09-30 15:57:51.069oai:repositorio.ufms.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-09-30T19:57:51Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fatores determinantes da qualidade percebida na comercialização de carne bovina fresca em supermercados de Campo Grande/MS
title Fatores determinantes da qualidade percebida na comercialização de carne bovina fresca em supermercados de Campo Grande/MS
spellingShingle Fatores determinantes da qualidade percebida na comercialização de carne bovina fresca em supermercados de Campo Grande/MS
Nascimento, Carlos Alberto Xavier do
Bovinocultura de Corte
Comportamento do Consumidor
Consumidor
title_short Fatores determinantes da qualidade percebida na comercialização de carne bovina fresca em supermercados de Campo Grande/MS
title_full Fatores determinantes da qualidade percebida na comercialização de carne bovina fresca em supermercados de Campo Grande/MS
title_fullStr Fatores determinantes da qualidade percebida na comercialização de carne bovina fresca em supermercados de Campo Grande/MS
title_full_unstemmed Fatores determinantes da qualidade percebida na comercialização de carne bovina fresca em supermercados de Campo Grande/MS
title_sort Fatores determinantes da qualidade percebida na comercialização de carne bovina fresca em supermercados de Campo Grande/MS
author Nascimento, Carlos Alberto Xavier do
author_facet Nascimento, Carlos Alberto Xavier do
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mendonça, Paulo Sergio Miranda
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Carlos Alberto Xavier do
contributor_str_mv Mendonça, Paulo Sergio Miranda
dc.subject.por.fl_str_mv Bovinocultura de Corte
Comportamento do Consumidor
Consumidor
topic Bovinocultura de Corte
Comportamento do Consumidor
Consumidor
description Este estudo teve como objetivo identificar e avaliar os fatores determinantes da qualidade percebida pelos consumidores na comercialização de carne bovina fresca em supermercados de Campo Grande-MS. Para tanto os procedimentos metodológicos foram divididos em duas etapas. A primeira foi realizada por meio de observações diretas nos pontos de venda de carne bovina fresca, sendo selecionado para observação o comportamento de compra dos consumidores em 02 supermercados de porte pequeno, 02 supermercados de porte médio, 02 supermercados de porte grande, 02 açougues e 02 boutique de carnes. Na segunda etapa, foram entrevistados 385 consumidores, adotando um erro máximo de 5% e nível de confiabilidade de 95%. Os consumidores foram abordados de forma direta, através de questionário com respostas fechadas, utilizando-se a escala Likert . Nesta etapa, levantou-se informações sobre o perfil socioeconomico dos consumidores, bem como a importancia que eles dão a qualidade de atendimento recebida por eles e ainda, os fatores determinantes desta qualidade. Os resultados obtidos mostraram que, a amostra dos consumidores é composta, em sua maioria por pessoas de idade entre 40 e 59 anos ou mais, com renda familiar entre R$400,00 e R$1.000,00. Esses consumidores possuem em sua maioria nível de instrução média e fundamental. Apurou-se ainda que 73,5% destes consumidores realizam suas compras semanalmente gastando em média R$ 42,94. Quanto à qualidade percebida os consumidores demonstraram considerar na maioria das variáveis verificadas como sendo "bom" e "muito boa". Entretanto no caso das variáveis 17, 18 e 26, os resultados foram diferenciados, mostrando descontentamento por parte dos entrevistados. Quanto à identificação dos fatores da qualidade percebida, os resultados obtidos demonstraram que os consumidores revelaram estarem fortemente atentos as questões tidas como não tangíveis, conforme reveladas no fator Imagem do atendimento A análise do fator Imagem do Atendimento revela que a experiencia de compra do consumidor esta alicerçada não mais somente naquilo que lhe enche os olhos, mas sim na somatória de fatos compreendidos nas dimensões Empatia, Segurança, Confiança e Prestabilidade, demonstrando que a ferramenta Serqual proposta por Parasuraman, Berry e Zeithaml (1988) é altamente propícia a revelar as expectativas do consumidor. Os demais fatores levantados herdaram da dimensão tangível suas explicações, identificando que os elementos tangíveis também agregam-se na construção do conceito de qualidade percebida pelos consumidor. Por fim, através dos dados evidencia-se que no construto da qualidade percebida, tudo aquilo que ficar na mente do consumidor é preciso que seja proveniente de experiencia de compra prazerosa e, caso isso não aconteça, ficará comprometida à imagem do varejo, no caso os supermercados estudados.
publishDate 2006
dc.date.issued.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-11-18T16:07:06Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-09-30T19:57:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/860
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/860/4/Carlos%20Alberto%20Xavier%20do%20Nascimento.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/860/3/Carlos%20Alberto%20Xavier%20do%20Nascimento.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/860/1/Carlos%20Alberto%20Xavier%20do%20Nascimento.pdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/860/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c8e0be8847e23d609de87093cfb6de0c
fafada65ccb56500cc8a086aef2b44e3
eee0b411c597759e3fc03d808bbc0083
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552861937074176