O PAPEL SEMIOLÓGICO DAS DIDASCÁLIAS EM A MULHER SEM PECADO E VESTIDO DE NOIVA, DE NELSON RODRIGUES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Fabricia Aparecida Lopes de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMS
Texto Completo: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4078
Resumo: Esclarecemos, nesta tese, as demandas históricas de expressão da dimensão cenográfica que fizeram as didascálias ganharem protagonismo na construção do sentido das obras dramáticas psicológicas modernas. Com o apoio de Teorias do Drama e estudos de Semiologia do Teatro, problematizamos o papel das didascálias e sua relação estética com a representação da psique humana. Para demonstrar a importância de referenciar esse tipo de anotação cênica, sobretudo na escrita teatral com cunho psicológico, tomamos como objeto de leitura as peças psicológicas A mulher sem pecado (1941) e Vestido de noiva (1943), ambas escritas pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. Em razão da especificidade imposta pelo sentido agregado pelas indicações cênicas, percebemos a importância de ler o texto dramático como estratégia de encenação em estado virtual. Esse método de leitura foi adotado nesta tese e é amparado pelos estudos de Anne Ubersfeld (2013), Patrice Pavis (2015) e Paul Zumthor (2007). Ignorar as didascálias, enquanto virtualidade cênica predeterminada no texto, equivale a negligenciar um fator construtor da especificidade da escrita psicológica de Nelson Rodrigues. Apesar de A mulher sem pecado e Vestido de noiva terem sido bastante estudadas, ainda não havia uma pesquisa tão particular sobre a importância estética das didascálias como fator construtor de uma ousada incursão teatral na vida interior das personagens, segundo fizemos neste estudo. Constatamos que, nessas duas peças, conteúdos psíquicos profundos e inviáveis de aparecer no tradicional diálogo são comunicáveis, teatralmente, especialmente em decorrência da luz e do microfone previstos nas didascálias.
id UFMS_eae6bf68137eb6e50b44fb17c87cfdfa
oai_identifier_str oai:repositorio.ufms.br:123456789/4078
network_acronym_str UFMS
network_name_str Repositório Institucional da UFMS
repository_id_str 2124
spelling 2021-10-27T12:28:46Z2021-10-27T12:28:46Z2020-11-18https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4078Esclarecemos, nesta tese, as demandas históricas de expressão da dimensão cenográfica que fizeram as didascálias ganharem protagonismo na construção do sentido das obras dramáticas psicológicas modernas. Com o apoio de Teorias do Drama e estudos de Semiologia do Teatro, problematizamos o papel das didascálias e sua relação estética com a representação da psique humana. Para demonstrar a importância de referenciar esse tipo de anotação cênica, sobretudo na escrita teatral com cunho psicológico, tomamos como objeto de leitura as peças psicológicas A mulher sem pecado (1941) e Vestido de noiva (1943), ambas escritas pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. Em razão da especificidade imposta pelo sentido agregado pelas indicações cênicas, percebemos a importância de ler o texto dramático como estratégia de encenação em estado virtual. Esse método de leitura foi adotado nesta tese e é amparado pelos estudos de Anne Ubersfeld (2013), Patrice Pavis (2015) e Paul Zumthor (2007). Ignorar as didascálias, enquanto virtualidade cênica predeterminada no texto, equivale a negligenciar um fator construtor da especificidade da escrita psicológica de Nelson Rodrigues. Apesar de A mulher sem pecado e Vestido de noiva terem sido bastante estudadas, ainda não havia uma pesquisa tão particular sobre a importância estética das didascálias como fator construtor de uma ousada incursão teatral na vida interior das personagens, segundo fizemos neste estudo. Constatamos que, nessas duas peças, conteúdos psíquicos profundos e inviáveis de aparecer no tradicional diálogo são comunicáveis, teatralmente, especialmente em decorrência da luz e do microfone previstos nas didascálias.In this doctoral dissertation, we discuss the historical demands of the expression of the scenographic dimension that made the didascaly become protagonists in the construction of the meaning of modern psychological dramas. With the support of Drama Theories and Theater Semiology studies, we problematize the exploration of the human psyche written in the didascaly. We demonstrate the importance of this type of scenic annotation, especially in psychological theatrical writing. For that, we analyzed A mulher sem pecado (1941) and Vestido de noiva (1943), texts written by the Brazilian writer Nelson Rodrigues. Because of the specificity imposed by the meaning added by the scenic indications, we realized the importance of reading the dramatic text as a strategy of spectacle in a virtual state. This reading method was adopted in this doctoral dissertation is supported by the studies of Anne Ubersfeld (2013), Patrice Pavis (2015) and Paul Zumthor (2007). The act of ignoring the didascaly as the scenic virtuality predetermined in the text is equivalent to neglecting a factor that builds the specificity of Nelson Rodrigues' psychological writing. Although A mulher sem pecado (1941) and Vestido de noiva (1943) have been extensively studied, did not exist, until now, a particular study about the aesthetic importance of didascaly as a factor that builds a profound theatrical incursion into the internal lives characters as we did in this study. According to the results of this doctoral dissertation, in these two plays, deep psychic contents that do not appear in the traditional dialogue are communicable, theatrically, especially because of the light and the microphone indicated in the didascaly.porUniversidade Federal de Mato Grosso do SulPrograma de Pós-Graduação em LetrasUFMSBrasilCPTLAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessÁrea de Concentração: Estudos LiteráriosSemiologia teatral.Nelson Rodrigues.A mulher sem pecado.Vestido de noiva.DidascáliaO PAPEL SEMIOLÓGICO DAS DIDASCÁLIAS EM A MULHER SEM PECADO E VESTIDO DE NOIVA, DE NELSON RODRIGUESinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEnedino, Wagner Corsinohttp://lattes.cnpq.br/1420834731258662http://lattes.cnpq.br/0637027507093739Rocha, Fabricia Aparecida Lopes de Oliveirareponame:Repositório Institucional da UFMSinstname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)instacron:UFMSTHUMBNAIL8497.pdf.jpg8497.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1324https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4078/5/8497.pdf.jpg38d2191275ecd5c281c912fa8d03efffMD55TEXT8497.pdf.txt8497.pdf.txtExtracted texttext/plain426778https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4078/4/8497.pdf.txtee1eb6248b8cad9fb344eb9d6733b7e5MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82031https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4078/3/license.txt9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04MD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4078/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINAL8497.pdf8497.pdfapplication/pdf1510213https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4078/1/8497.pdf039beb45235a1397c80e9eea9e208e97MD51123456789/40782021-10-28 03:01:28.366oai:repositorio.ufms.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufms.br/oai/requestri.prograd@ufms.bropendoar:21242021-10-28T07:01:28Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O PAPEL SEMIOLÓGICO DAS DIDASCÁLIAS EM A MULHER SEM PECADO E VESTIDO DE NOIVA, DE NELSON RODRIGUES
title O PAPEL SEMIOLÓGICO DAS DIDASCÁLIAS EM A MULHER SEM PECADO E VESTIDO DE NOIVA, DE NELSON RODRIGUES
spellingShingle O PAPEL SEMIOLÓGICO DAS DIDASCÁLIAS EM A MULHER SEM PECADO E VESTIDO DE NOIVA, DE NELSON RODRIGUES
Rocha, Fabricia Aparecida Lopes de Oliveira
Área de Concentração: Estudos Literários
Semiologia teatral.
Nelson Rodrigues.
A mulher sem pecado.
Vestido de noiva.
Didascália
title_short O PAPEL SEMIOLÓGICO DAS DIDASCÁLIAS EM A MULHER SEM PECADO E VESTIDO DE NOIVA, DE NELSON RODRIGUES
title_full O PAPEL SEMIOLÓGICO DAS DIDASCÁLIAS EM A MULHER SEM PECADO E VESTIDO DE NOIVA, DE NELSON RODRIGUES
title_fullStr O PAPEL SEMIOLÓGICO DAS DIDASCÁLIAS EM A MULHER SEM PECADO E VESTIDO DE NOIVA, DE NELSON RODRIGUES
title_full_unstemmed O PAPEL SEMIOLÓGICO DAS DIDASCÁLIAS EM A MULHER SEM PECADO E VESTIDO DE NOIVA, DE NELSON RODRIGUES
title_sort O PAPEL SEMIOLÓGICO DAS DIDASCÁLIAS EM A MULHER SEM PECADO E VESTIDO DE NOIVA, DE NELSON RODRIGUES
author Rocha, Fabricia Aparecida Lopes de Oliveira
author_facet Rocha, Fabricia Aparecida Lopes de Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Enedino, Wagner Corsino
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1420834731258662
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0637027507093739
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Fabricia Aparecida Lopes de Oliveira
contributor_str_mv Enedino, Wagner Corsino
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Área de Concentração: Estudos Literários
topic Área de Concentração: Estudos Literários
Semiologia teatral.
Nelson Rodrigues.
A mulher sem pecado.
Vestido de noiva.
Didascália
dc.subject.por.fl_str_mv Semiologia teatral.
Nelson Rodrigues.
A mulher sem pecado.
Vestido de noiva.
Didascália
description Esclarecemos, nesta tese, as demandas históricas de expressão da dimensão cenográfica que fizeram as didascálias ganharem protagonismo na construção do sentido das obras dramáticas psicológicas modernas. Com o apoio de Teorias do Drama e estudos de Semiologia do Teatro, problematizamos o papel das didascálias e sua relação estética com a representação da psique humana. Para demonstrar a importância de referenciar esse tipo de anotação cênica, sobretudo na escrita teatral com cunho psicológico, tomamos como objeto de leitura as peças psicológicas A mulher sem pecado (1941) e Vestido de noiva (1943), ambas escritas pelo dramaturgo brasileiro Nelson Rodrigues. Em razão da especificidade imposta pelo sentido agregado pelas indicações cênicas, percebemos a importância de ler o texto dramático como estratégia de encenação em estado virtual. Esse método de leitura foi adotado nesta tese e é amparado pelos estudos de Anne Ubersfeld (2013), Patrice Pavis (2015) e Paul Zumthor (2007). Ignorar as didascálias, enquanto virtualidade cênica predeterminada no texto, equivale a negligenciar um fator construtor da especificidade da escrita psicológica de Nelson Rodrigues. Apesar de A mulher sem pecado e Vestido de noiva terem sido bastante estudadas, ainda não havia uma pesquisa tão particular sobre a importância estética das didascálias como fator construtor de uma ousada incursão teatral na vida interior das personagens, segundo fizemos neste estudo. Constatamos que, nessas duas peças, conteúdos psíquicos profundos e inviáveis de aparecer no tradicional diálogo são comunicáveis, teatralmente, especialmente em decorrência da luz e do microfone previstos nas didascálias.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-11-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-10-27T12:28:46Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-10-27T12:28:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4078
url https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/4078
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Letras
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMS
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv CPTL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMS
instname:Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron:UFMS
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
instacron_str UFMS
institution UFMS
reponame_str Repositório Institucional da UFMS
collection Repositório Institucional da UFMS
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4078/5/8497.pdf.jpg
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4078/4/8497.pdf.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4078/3/license.txt
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4078/2/license_rdf
https://repositorio.ufms.br/bitstream/123456789/4078/1/8497.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 38d2191275ecd5c281c912fa8d03efff
ee1eb6248b8cad9fb344eb9d6733b7e5
9671aa5ac42cb06edaf75013367dfe04
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
039beb45235a1397c80e9eea9e208e97
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
repository.mail.fl_str_mv ri.prograd@ufms.br
_version_ 1807552809620471808