Jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Juliana Castro
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
Texto Completo: http://bdm.ufmt.br/handle/1/3089
Resumo: The Periodic Table is an important instrument for the construction of scientific knowledge, used as a kind of map for those seeking to understand the properties of elements. Understanding the Periodic Table becomes necessary in the classroom, so several strategies are developed to address this concept, one of these methods being the use of didactic games, which in turn works as an excellent pedagogical complement with a playful function and function. educational. Thus, this work aims to reflect on the contributions of playful games in teaching the Periodic Table as a method that facilitates teaching and learning. Thus, a bibliographic survey of the publications of the Revista Química Nova na Escola, III National Meeting of Games and Playful Activities in the Teaching of Chemistry, Physics and Biology (JALEQUIM) was carried out, as well as the master's dissertations published in the Thesis Bank of Capes on playful games in the teaching of the Periodic Table in a time frame from 2010 to 2020 in order to verify these pedagogical practices used in the teaching and learning process of the Periodic Table. Playful games in the teaching of the Periodic Table is a contributing tool for learning, this allows the teacher to use this method to facilitate the understanding of chemical properties, promoting student-teacher interaction, stimulating reasoning and socialization.
id UFMT-1_f97de01b76a59ad5b492a02279e5bbda
oai_identifier_str oai:localhost:1/3089
network_acronym_str UFMT-1
network_name_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository_id_str
spelling Jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódicaCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICAJogos lúdicosTabela periódicaEnsino de químicaPlayful gamesPeriodic tableChemistry teachingThe Periodic Table is an important instrument for the construction of scientific knowledge, used as a kind of map for those seeking to understand the properties of elements. Understanding the Periodic Table becomes necessary in the classroom, so several strategies are developed to address this concept, one of these methods being the use of didactic games, which in turn works as an excellent pedagogical complement with a playful function and function. educational. Thus, this work aims to reflect on the contributions of playful games in teaching the Periodic Table as a method that facilitates teaching and learning. Thus, a bibliographic survey of the publications of the Revista Química Nova na Escola, III National Meeting of Games and Playful Activities in the Teaching of Chemistry, Physics and Biology (JALEQUIM) was carried out, as well as the master's dissertations published in the Thesis Bank of Capes on playful games in the teaching of the Periodic Table in a time frame from 2010 to 2020 in order to verify these pedagogical practices used in the teaching and learning process of the Periodic Table. Playful games in the teaching of the Periodic Table is a contributing tool for learning, this allows the teacher to use this method to facilitate the understanding of chemical properties, promoting student-teacher interaction, stimulating reasoning and socialization.A Tabela Periódica é um instrumento importante para a construção do conhecimento científico, utilizada como uma espécie de mapa para aqueles que buscam compreender as propriedades dos elementos. A compreensão da Tabela Periódica torna-se necessária em sala de aula, por isso é desenvolvida diversas estratégias para abordar este conceito, sendo um destes métodos é a utilização de jogos didáticos, que por sua vez funciona como um excelente complemento pedagógico, com função lúdica e função educativa. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo refletir sobre as contribuições dos jogos lúdicos no ensino da Tabela Periódica como método facilitador do ensino e aprendizagem. Desta forma, se fez um levantamento bibliográfico das publicações da Revista Química Nova na Escola, III Encontro Nacional de Jogos e Atividades Lúdicas no Ensino de Química, Física e Biologia (JALEQUIM), e as dissertações de mestrado divulgadas no Banco de Dissertação de Tese da Capes sobre jogos lúdicos no ensino da Tabela Periódica, num recorte temporal de 2010 a 2020 no intuito de verificar práticas pedagógicas utilizadas no processo de ensino e aprendizagem da Tabela Periódica. Os jogos lúdicos no ensino da Tabela Periódica é uma ferramenta que contribui para a aprendizagem, isso faz com que o professor possa utilizar esse método para facilitar a compreensão das propriedades químicas, promovendo a interação aluno-professor, estimulando o raciocínio e a socialização.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)UFMT CUC - CuiabáQuímica - CUC - LicenciaturaRibeiro, Marcel Thiago Damasceno691.442.141-20http://lattes.cnpq.br/5484650266886844Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno691.442.141-20http://lattes.cnpq.br/5484650266886844Moraes, Mariuce Campos de453.627.341-72http://lattes.cnpq.br/2756856364236298Brito, Vilma de Oliveira691.953.401-06http://lattes.cnpq.br/4279148674467845Silva, Juliana Castro2023-05-30T14:51:44Z2021-10-012023-05-30T14:51:44Z2021-09-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/datasetSILVA, Juliana Castro. Jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.http://bdm.ufmt.br/handle/1/3089porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-06-03T07:00:30Zoai:localhost:1/3089Biblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestopendoar:2023-06-03T07:00:30falseBiblioteca Digital de Monografiahttps://bdm.ufmt.br/PUBhttp://200.129.241.122/oai/requestbibliotecacentral@ufmt.br||opendoar:2023-06-03T07:00:30Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica
title Jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica
spellingShingle Jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica
Silva, Juliana Castro
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Jogos lúdicos
Tabela periódica
Ensino de química
Playful games
Periodic table
Chemistry teaching
title_short Jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica
title_full Jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica
title_fullStr Jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica
title_full_unstemmed Jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica
title_sort Jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica
author Silva, Juliana Castro
author_facet Silva, Juliana Castro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
691.442.141-20
http://lattes.cnpq.br/5484650266886844
Ribeiro, Marcel Thiago Damasceno
691.442.141-20
http://lattes.cnpq.br/5484650266886844
Moraes, Mariuce Campos de
453.627.341-72
http://lattes.cnpq.br/2756856364236298
Brito, Vilma de Oliveira
691.953.401-06
http://lattes.cnpq.br/4279148674467845
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Juliana Castro
dc.subject.por.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Jogos lúdicos
Tabela periódica
Ensino de química
Playful games
Periodic table
Chemistry teaching
topic CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Jogos lúdicos
Tabela periódica
Ensino de química
Playful games
Periodic table
Chemistry teaching
description The Periodic Table is an important instrument for the construction of scientific knowledge, used as a kind of map for those seeking to understand the properties of elements. Understanding the Periodic Table becomes necessary in the classroom, so several strategies are developed to address this concept, one of these methods being the use of didactic games, which in turn works as an excellent pedagogical complement with a playful function and function. educational. Thus, this work aims to reflect on the contributions of playful games in teaching the Periodic Table as a method that facilitates teaching and learning. Thus, a bibliographic survey of the publications of the Revista Química Nova na Escola, III National Meeting of Games and Playful Activities in the Teaching of Chemistry, Physics and Biology (JALEQUIM) was carried out, as well as the master's dissertations published in the Thesis Bank of Capes on playful games in the teaching of the Periodic Table in a time frame from 2010 to 2020 in order to verify these pedagogical practices used in the teaching and learning process of the Periodic Table. Playful games in the teaching of the Periodic Table is a contributing tool for learning, this allows the teacher to use this method to facilitate the understanding of chemical properties, promoting student-teacher interaction, stimulating reasoning and socialization.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-01
2021-09-10
2023-05-30T14:51:44Z
2023-05-30T14:51:44Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
info:eu-repo/semantics/dataset
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv SILVA, Juliana Castro. Jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.
http://bdm.ufmt.br/handle/1/3089
identifier_str_mv SILVA, Juliana Castro. Jogos lúdicos no processo de ensino e aprendizagem da tabela periódica. 2021. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Licenciatura) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Cuiabá, 2021.
url http://bdm.ufmt.br/handle/1/3089
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Química - CUC - Licenciatura
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Ciências Exatas e da Terra (ICET)
UFMT CUC - Cuiabá
Química - CUC - Licenciatura
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
collection Biblioteca Digital de Monografias da UFMT
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Monografias da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv bibliotecacentral@ufmt.br||
_version_ 1804658258965692416