Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/684 |
Resumo: | O n. 48 da Revista de Educação Pública proporciona aos leitores o acesso a resultados de pesquisa sobre: trajetórias socioescolares de estudantes de Educação de Jovens e Adultos; como um professor se torna professor; relações entre representação social de gênero e fracasso escolar; políticas inclusivas de acesso ao ensino superior considerando-se países da América Latina; a participação da sociedade civil em um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB); significados de consciência, conscientização e tomada de consciência presentes em um evento do campo da Educação Ambiental; a memória recente do ensino médio profissionalizante em escola pública brasileira sob influência de valores culturais norte-americanos; a existência de um ambiente competitivo no ensino de química; e o ensino da matemática em cursos de licenciatura em Pedagogia. Além das pesquisas, resenha uma obra clássica do campo da Filosofia na perspectiva de situá-la como campo da pesquisa em educação. As pesquisas evidenciadas nos artigos deste número são realizadas sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas, tais como pesquisas narrativas; análise materialista-histórica de políticas educacionais, leitura sócio-interacionista da construção de conhecimento, representações sociais na educação, dimensões pessoal e coletiva na produção da memória e pedagogia crítica. Na coleta de dados para suas análises, as pesquisas constituem bons exemplos de diversos tipos de estudo e instrumentos de coleta de dados característicos da abordagem qualitativa na pesquisa educacional, tais como: questionários fechados e abertos, entrevistas estruturadas e semiestruturadas, entrevistas narrativas, ateliê biográfico de projeto, estudos documentais desde leis a cadernos de ocorrências nas escolas, tratamento estatístico dos dados e processamento de dados pelo software Alceste. Na delimitação espaço-temporal, as pesquisas evidenciadas nos artigos fazem seus recortes em realidades locais sem perder a conexão com âmbitos mais amplos. Nesse sentido, analisam realidades ligadas a municípios, a estados brasileiros e à América Latina. Sintam-se todos convidados à leitura! As Editoras |
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Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013Educação. Pesquisa educacional. Universidade Federal de Mato Grosso. Programa de Pós-Graduação em Educação.Revista de Educação PúblicaO n. 48 da Revista de Educação Pública proporciona aos leitores o acesso a resultados de pesquisa sobre: trajetórias socioescolares de estudantes de Educação de Jovens e Adultos; como um professor se torna professor; relações entre representação social de gênero e fracasso escolar; políticas inclusivas de acesso ao ensino superior considerando-se países da América Latina; a participação da sociedade civil em um Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo Nacional para o Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB); significados de consciência, conscientização e tomada de consciência presentes em um evento do campo da Educação Ambiental; a memória recente do ensino médio profissionalizante em escola pública brasileira sob influência de valores culturais norte-americanos; a existência de um ambiente competitivo no ensino de química; e o ensino da matemática em cursos de licenciatura em Pedagogia. Além das pesquisas, resenha uma obra clássica do campo da Filosofia na perspectiva de situá-la como campo da pesquisa em educação. As pesquisas evidenciadas nos artigos deste número são realizadas sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas, tais como pesquisas narrativas; análise materialista-histórica de políticas educacionais, leitura sócio-interacionista da construção de conhecimento, representações sociais na educação, dimensões pessoal e coletiva na produção da memória e pedagogia crítica. Na coleta de dados para suas análises, as pesquisas constituem bons exemplos de diversos tipos de estudo e instrumentos de coleta de dados característicos da abordagem qualitativa na pesquisa educacional, tais como: questionários fechados e abertos, entrevistas estruturadas e semiestruturadas, entrevistas narrativas, ateliê biográfico de projeto, estudos documentais desde leis a cadernos de ocorrências nas escolas, tratamento estatístico dos dados e processamento de dados pelo software Alceste. Na delimitação espaço-temporal, as pesquisas evidenciadas nos artigos fazem seus recortes em realidades locais sem perder a conexão com âmbitos mais amplos. Nesse sentido, analisam realidades ligadas a municípios, a estados brasileiros e à América Latina. Sintam-se todos convidados à leitura! As EditorasUniversidade Federal de Mato Grosso2013-01-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNão avaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/68410.29286/rep.v22i48.684Revista de Educação Pública; v. 22 n. 48 (2013): Revista de Educação Pública, jan./abr. 2013; 1-2162238-20970104-596210.29286/rep.v22i48reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/684/586Editorial, Equipeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:32Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/684Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:32Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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