Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ZOIA, Alceu
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: PERIPOLLI, Odimar João
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/925
Resumo: O presente estudo pretende trazer para a discussão a temática da infância indígena e suas relações educativas, que acontecem nos diversos contextos de formação em que a criança está inserida. Tratamos, neste artigo, da criança Terena do Norte do Mato Grosso, sua cultura e seus modos de aprendizagem, que estabelecem o convívio com seus semelhantes, buscando compreender como, através do brincar e do relacionamento com os demais membros da comunidade, a aprendizagem vai sendo construída e ressignificada pelas crianças em suas ações cotidianas.Palavras-chave: Criança. Brincadeiras.AbstractThe present study aims to bring to the discussion the issue of indigenous childhood and their educational relationships that happens in different formation contexts that the child is inserted. We treat in this article about Terena children of northern Mato Grosso, its culture and their ways of learning that establish contact with their peers, trying to understand how, through play and relationship with other members of the community, learning will be built and resignified by children in their daily actions.Keywords: Child. Playing. Learning.
id UFMT-3_225340cea30a93e0fcc5a770bc47b6f7
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/925
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Infância indígena: relações educativas nos diversos contextosCriança. Brincadeiras.Infância Indígena.O presente estudo pretende trazer para a discussão a temática da infância indígena e suas relações educativas, que acontecem nos diversos contextos de formação em que a criança está inserida. Tratamos, neste artigo, da criança Terena do Norte do Mato Grosso, sua cultura e seus modos de aprendizagem, que estabelecem o convívio com seus semelhantes, buscando compreender como, através do brincar e do relacionamento com os demais membros da comunidade, a aprendizagem vai sendo construída e ressignificada pelas crianças em suas ações cotidianas.Palavras-chave: Criança. Brincadeiras.AbstractThe present study aims to bring to the discussion the issue of indigenous childhood and their educational relationships that happens in different formation contexts that the child is inserted. We treat in this article about Terena children of northern Mato Grosso, its culture and their ways of learning that establish contact with their peers, trying to understand how, through play and relationship with other members of the community, learning will be built and resignified by children in their daily actions.Keywords: Child. Playing. Learning.Universidade Federal de Mato Grosso2013-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/92510.29286/rep.v22i49/2.925Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/2 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 421-4362238-20970104-596210.29286/rep.v22i49/2reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/925/726ZOIA, AlceuPERIPOLLI, Odimar Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:35Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/925Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:35Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos
title Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos
spellingShingle Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos
ZOIA, Alceu
Criança. Brincadeiras.
Infância Indígena.
title_short Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos
title_full Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos
title_fullStr Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos
title_full_unstemmed Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos
title_sort Infância indígena: relações educativas nos diversos contextos
author ZOIA, Alceu
author_facet ZOIA, Alceu
PERIPOLLI, Odimar João
author_role author
author2 PERIPOLLI, Odimar João
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ZOIA, Alceu
PERIPOLLI, Odimar João
dc.subject.por.fl_str_mv Criança. Brincadeiras.
Infância Indígena.
topic Criança. Brincadeiras.
Infância Indígena.
description O presente estudo pretende trazer para a discussão a temática da infância indígena e suas relações educativas, que acontecem nos diversos contextos de formação em que a criança está inserida. Tratamos, neste artigo, da criança Terena do Norte do Mato Grosso, sua cultura e seus modos de aprendizagem, que estabelecem o convívio com seus semelhantes, buscando compreender como, através do brincar e do relacionamento com os demais membros da comunidade, a aprendizagem vai sendo construída e ressignificada pelas crianças em suas ações cotidianas.Palavras-chave: Criança. Brincadeiras.AbstractThe present study aims to bring to the discussion the issue of indigenous childhood and their educational relationships that happens in different formation contexts that the child is inserted. We treat in this article about Terena children of northern Mato Grosso, its culture and their ways of learning that establish contact with their peers, trying to understand how, through play and relationship with other members of the community, learning will be built and resignified by children in their daily actions.Keywords: Child. Playing. Learning.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/925
10.29286/rep.v22i49/2.925
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/925
identifier_str_mv 10.29286/rep.v22i49/2.925
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/925/726
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/2 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 421-436
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v22i49/2
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215537094656