FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13780 |
Resumo: | This academical work aims at analyzing the constituent determinants of "The Well" and demonstrating that the Literary Reading develops thinking as well as the critical sense. The methodology used was bibliographic research with a critical-dialectical approach, emphasizing psychological, economic, work, and educational determinants. As a result, it was found, that the work with those determinants provides an immersion in the text, creating new possibilities of interpretation and understanding of the work "The Well". Furthermore, the reading develops thinking provides conditions for the readers to understand their reality, see social injustices, make reflections and be able to consciously act in their environment. |
id |
UFMT-3_40ed995ffd2357e418d2a768d584889a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13780 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADEEducaçãoLeitura LiteráriaFormação de leitoresTrabalho pedagógicoThis academical work aims at analyzing the constituent determinants of "The Well" and demonstrating that the Literary Reading develops thinking as well as the critical sense. The methodology used was bibliographic research with a critical-dialectical approach, emphasizing psychological, economic, work, and educational determinants. As a result, it was found, that the work with those determinants provides an immersion in the text, creating new possibilities of interpretation and understanding of the work "The Well". Furthermore, the reading develops thinking provides conditions for the readers to understand their reality, see social injustices, make reflections and be able to consciously act in their environment.Este trabalho objetiva analisar os determinantes constituintes na obra “O poço” e demonstrar que o trabalho pedagógico com a Leitura Literária desenvolve o pensamento e o senso crítico. Como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica com abordagem crítico-dialética, qualitativa, com aproximações ao Materialismo Histórico e dialético, destacando os determinantes psicológico, econômico, trabalho e educacional. Como resultado, verificou-se que o trabalho com os determinantes oferece uma imersão ao texto, gerando novas possibilidades de interpretação e compreensão da obra. Além disso, o ato de ler desenvolve o pensamento, dá condições para o leitor entender a realidade, perceber e refletir sobre as injustiças sociais.Universidade Federal de Mato Grosso2022-10-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1378010.29286/rep.v31ijan/dez.13780Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-192238-20970104-596210.29286/rep.v31ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13780/11567Copyright (c) 2022 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessGomes Granado SANCHES, Gislaine Pires FRANCO, Sandra Aparecida2023-03-12T16:36:39Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/13780Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-03-12T16:36:39Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE |
title |
FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE |
spellingShingle |
FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE Gomes Granado SANCHES, Gislaine Educação Leitura Literária Formação de leitores Trabalho pedagógico |
title_short |
FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE |
title_full |
FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE |
title_fullStr |
FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE |
title_sort |
FORMAÇÃO DE LEITORES: PROPOSTA PEDAGÓGICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS DETERMINANTES PRESENTES NO CONTO “O POÇO” DE MÁRIO DE ANDRADE |
author |
Gomes Granado SANCHES, Gislaine |
author_facet |
Gomes Granado SANCHES, Gislaine Pires FRANCO, Sandra Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Pires FRANCO, Sandra Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes Granado SANCHES, Gislaine Pires FRANCO, Sandra Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Leitura Literária Formação de leitores Trabalho pedagógico |
topic |
Educação Leitura Literária Formação de leitores Trabalho pedagógico |
description |
This academical work aims at analyzing the constituent determinants of "The Well" and demonstrating that the Literary Reading develops thinking as well as the critical sense. The methodology used was bibliographic research with a critical-dialectical approach, emphasizing psychological, economic, work, and educational determinants. As a result, it was found, that the work with those determinants provides an immersion in the text, creating new possibilities of interpretation and understanding of the work "The Well". Furthermore, the reading develops thinking provides conditions for the readers to understand their reality, see social injustices, make reflections and be able to consciously act in their environment. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13780 10.29286/rep.v31ijan/dez.13780 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13780 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v31ijan/dez.13780 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/13780/11567 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 31 (2022): Revista de Educação Pública, v. 31 jan./dez. 2022; 1-19 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v31ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217669898240 |