O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARCO, Fabiana Fiorezi de
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira, ARAÚJO, Bruno Pádua
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14482
Resumo: Este artigo tem como objetivo analisar como o planejamento e a avaliação dentro do Clube de Matemática podem contribuir para a formação inicial de professores que ensinam matemática. O desenvolvimento da pesquisa incluiu buscas por trabalhos desenvolvidos de 2001 a 2020 que analisavam atividades realizadas em Clubes de Matemática e a leitura para organização e análise do material obtido. As análises demonstraram que no Clube a contribuição do coletivo é bastante valorizada, considerando-se múltiplos pontos de vista sobre determinada atividade, e a avaliação é parte essencial do processo do aprendizado do aluno e da própria formação docente.
id UFMT-3_85ea15a4067e091a7fa092ca8baa5d12
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/14482
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAClube de MatemáticaFormação docenteEducação MatemáticaEste artigo tem como objetivo analisar como o planejamento e a avaliação dentro do Clube de Matemática podem contribuir para a formação inicial de professores que ensinam matemática. O desenvolvimento da pesquisa incluiu buscas por trabalhos desenvolvidos de 2001 a 2020 que analisavam atividades realizadas em Clubes de Matemática e a leitura para organização e análise do material obtido. As análises demonstraram que no Clube a contribuição do coletivo é bastante valorizada, considerando-se múltiplos pontos de vista sobre determinada atividade, e a avaliação é parte essencial do processo do aprendizado do aluno e da própria formação docente.Universidade Federal de Mato Grosso2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1448210.29286/rep.v32ijan/dez.14482Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 799-8202238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14482/13237Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMARCO, Fabiana Fiorezi deLOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira ARAÚJO, Bruno Pádua 2023-07-12T15:36:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/14482Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-07-12T15:36:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
spellingShingle O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
MARCO, Fabiana Fiorezi de
Clube de Matemática
Formação docente
Educação Matemática
title_short O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title_full O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title_fullStr O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
title_sort O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
author MARCO, Fabiana Fiorezi de
author_facet MARCO, Fabiana Fiorezi de
LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira
ARAÚJO, Bruno Pádua
author_role author
author2 LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira
ARAÚJO, Bruno Pádua
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARCO, Fabiana Fiorezi de
LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira
ARAÚJO, Bruno Pádua
dc.subject.por.fl_str_mv Clube de Matemática
Formação docente
Educação Matemática
topic Clube de Matemática
Formação docente
Educação Matemática
description Este artigo tem como objetivo analisar como o planejamento e a avaliação dentro do Clube de Matemática podem contribuir para a formação inicial de professores que ensinam matemática. O desenvolvimento da pesquisa incluiu buscas por trabalhos desenvolvidos de 2001 a 2020 que analisavam atividades realizadas em Clubes de Matemática e a leitura para organização e análise do material obtido. As análises demonstraram que no Clube a contribuição do coletivo é bastante valorizada, considerando-se múltiplos pontos de vista sobre determinada atividade, e a avaliação é parte essencial do processo do aprendizado do aluno e da própria formação docente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14482
10.29286/rep.v32ijan/dez.14482
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14482
identifier_str_mv 10.29286/rep.v32ijan/dez.14482
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14482/13237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 799-820
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v32ijan/dez
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711217703452672