O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14482 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo analisar como o planejamento e a avaliação dentro do Clube de Matemática podem contribuir para a formação inicial de professores que ensinam matemática. O desenvolvimento da pesquisa incluiu buscas por trabalhos desenvolvidos de 2001 a 2020 que analisavam atividades realizadas em Clubes de Matemática e a leitura para organização e análise do material obtido. As análises demonstraram que no Clube a contribuição do coletivo é bastante valorizada, considerando-se múltiplos pontos de vista sobre determinada atividade, e a avaliação é parte essencial do processo do aprendizado do aluno e da própria formação docente. |
id |
UFMT-3_85ea15a4067e091a7fa092ca8baa5d12 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/14482 |
network_acronym_str |
UFMT-3 |
network_name_str |
Revista de Educação Pública |
repository_id_str |
|
spelling |
O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICAClube de MatemáticaFormação docenteEducação MatemáticaEste artigo tem como objetivo analisar como o planejamento e a avaliação dentro do Clube de Matemática podem contribuir para a formação inicial de professores que ensinam matemática. O desenvolvimento da pesquisa incluiu buscas por trabalhos desenvolvidos de 2001 a 2020 que analisavam atividades realizadas em Clubes de Matemática e a leitura para organização e análise do material obtido. As análises demonstraram que no Clube a contribuição do coletivo é bastante valorizada, considerando-se múltiplos pontos de vista sobre determinada atividade, e a avaliação é parte essencial do processo do aprendizado do aluno e da própria formação docente.Universidade Federal de Mato Grosso2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1448210.29286/rep.v32ijan/dez.14482Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 799-8202238-20970104-596210.29286/rep.v32ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14482/13237Copyright (c) 2023 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMARCO, Fabiana Fiorezi deLOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira ARAÚJO, Bruno Pádua 2023-07-12T15:36:13Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/14482Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2023-07-12T15:36:13Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title |
O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
spellingShingle |
O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA MARCO, Fabiana Fiorezi de Clube de Matemática Formação docente Educação Matemática |
title_short |
O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title_full |
O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title_fullStr |
O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
title_sort |
O CLUBE DE MATEMÁTICA E A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA |
author |
MARCO, Fabiana Fiorezi de |
author_facet |
MARCO, Fabiana Fiorezi de LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira ARAÚJO, Bruno Pádua |
author_role |
author |
author2 |
LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira ARAÚJO, Bruno Pádua |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MARCO, Fabiana Fiorezi de LOPES, Anemari Roesler Luersen Vieira ARAÚJO, Bruno Pádua |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Clube de Matemática Formação docente Educação Matemática |
topic |
Clube de Matemática Formação docente Educação Matemática |
description |
Este artigo tem como objetivo analisar como o planejamento e a avaliação dentro do Clube de Matemática podem contribuir para a formação inicial de professores que ensinam matemática. O desenvolvimento da pesquisa incluiu buscas por trabalhos desenvolvidos de 2001 a 2020 que analisavam atividades realizadas em Clubes de Matemática e a leitura para organização e análise do material obtido. As análises demonstraram que no Clube a contribuição do coletivo é bastante valorizada, considerando-se múltiplos pontos de vista sobre determinada atividade, e a avaliação é parte essencial do processo do aprendizado do aluno e da própria formação docente. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14482 10.29286/rep.v32ijan/dez.14482 |
url |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14482 |
identifier_str_mv |
10.29286/rep.v32ijan/dez.14482 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/14482/13237 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Revista de Educação Pública |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Mato Grosso |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública; v. 32 (2023): Revista de Educação Pública, v. 32 jan./dez. 2023; 799-820 2238-2097 0104-5962 10.29286/rep.v32ijan/dez reponame:Revista de Educação Pública instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) instacron:UFMT |
instname_str |
Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
instacron_str |
UFMT |
institution |
UFMT |
reponame_str |
Revista de Educação Pública |
collection |
Revista de Educação Pública |
repository.name.fl_str_mv |
Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) |
repository.mail.fl_str_mv |
||rep@ufmt.br |
_version_ |
1799711217703452672 |