A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Ariane Franco Lopes da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/914
Resumo: Esse trabalho objetivou compreender como se desenvolve uma linguagem para o movimento humano. Participaram da pesquisa 103 crianças de sete e de dez anos do Brasil e da Inglaterra. A tarefa para um dos sujeitos era atravessar uma série de obstáculos de olhos vendados, seguindo as instruções de um parceiro sobre os movimentos a serem executados. Os resultados mostram diferenças significativas entre as crianças de sete e de dez anos de idade e entre as crianças de mesma idade, mas pertencentes a diferentes sistemas de educação no Brasil. Entretanto, poucas diferenças foram percebidas entre as crianças brasileiras e as inglesas.Palavras-chave: Descrição do Movimento. Desenvolvimento. Cultura. Interação.AbstractThe aim of this work is to understand how a language for human movement develops. Participated in the experiment 103 children aged seven and ten from Brazil and England. For one of the subjects, the task was to cross a series of obstacles while blindfolded, following the instructions of a partner on the movements to be performed during the crossing. The results show that there were significant differences between children aged seven and ten, and between children of the same age but from different education systems in Brazil. However, few differences were found between Brazilian and English children.Keywords: Description of Movement. Development. Culture. Interaction.
id UFMT-3_8977eabfb52035fbf3efc03ca51d20f8
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/914
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transculturalDescrição do Movimento. Desenvolvimento. Cultura. InteraçãoCriança e estudo transcultural.Esse trabalho objetivou compreender como se desenvolve uma linguagem para o movimento humano. Participaram da pesquisa 103 crianças de sete e de dez anos do Brasil e da Inglaterra. A tarefa para um dos sujeitos era atravessar uma série de obstáculos de olhos vendados, seguindo as instruções de um parceiro sobre os movimentos a serem executados. Os resultados mostram diferenças significativas entre as crianças de sete e de dez anos de idade e entre as crianças de mesma idade, mas pertencentes a diferentes sistemas de educação no Brasil. Entretanto, poucas diferenças foram percebidas entre as crianças brasileiras e as inglesas.Palavras-chave: Descrição do Movimento. Desenvolvimento. Cultura. Interação.AbstractThe aim of this work is to understand how a language for human movement develops. Participated in the experiment 103 children aged seven and ten from Brazil and England. For one of the subjects, the task was to cross a series of obstacles while blindfolded, following the instructions of a partner on the movements to be performed during the crossing. The results show that there were significant differences between children aged seven and ten, and between children of the same age but from different education systems in Brazil. However, few differences were found between Brazilian and English children.Keywords: Description of Movement. Development. Culture. Interaction.Universidade Federal de Mato Grosso2013-07-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionnão avaliadoPesquisa.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/91410.29286/rep.v22i49/1.914Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/1 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 265-2812238-20970104-596210.29286/rep.v22i49/1reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/914/715SILVA, Ariane Franco Lopes dainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:34Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/914Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:34Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural
title A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural
spellingShingle A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural
SILVA, Ariane Franco Lopes da
Descrição do Movimento. Desenvolvimento. Cultura. Interação
Criança e estudo transcultural.
title_short A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural
title_full A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural
title_fullStr A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural
title_full_unstemmed A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural
title_sort A representação do corpo e do movimento humano nos discursos de crianças: um estudo transcultural
author SILVA, Ariane Franco Lopes da
author_facet SILVA, Ariane Franco Lopes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Ariane Franco Lopes da
dc.subject.por.fl_str_mv Descrição do Movimento. Desenvolvimento. Cultura. Interação
Criança e estudo transcultural.
topic Descrição do Movimento. Desenvolvimento. Cultura. Interação
Criança e estudo transcultural.
description Esse trabalho objetivou compreender como se desenvolve uma linguagem para o movimento humano. Participaram da pesquisa 103 crianças de sete e de dez anos do Brasil e da Inglaterra. A tarefa para um dos sujeitos era atravessar uma série de obstáculos de olhos vendados, seguindo as instruções de um parceiro sobre os movimentos a serem executados. Os resultados mostram diferenças significativas entre as crianças de sete e de dez anos de idade e entre as crianças de mesma idade, mas pertencentes a diferentes sistemas de educação no Brasil. Entretanto, poucas diferenças foram percebidas entre as crianças brasileiras e as inglesas.Palavras-chave: Descrição do Movimento. Desenvolvimento. Cultura. Interação.AbstractThe aim of this work is to understand how a language for human movement develops. Participated in the experiment 103 children aged seven and ten from Brazil and England. For one of the subjects, the task was to cross a series of obstacles while blindfolded, following the instructions of a partner on the movements to be performed during the crossing. The results show that there were significant differences between children aged seven and ten, and between children of the same age but from different education systems in Brazil. However, few differences were found between Brazilian and English children.Keywords: Description of Movement. Development. Culture. Interaction.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
não avaliado
Pesquisa.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/914
10.29286/rep.v22i49/1.914
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/914
identifier_str_mv 10.29286/rep.v22i49/1.914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/914/715
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 22 n. 49/1 (2013): Revista de Educação Pública - Edição Temática SemiEdu 2012; 265-281
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v22i49/1
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215208890368