Ensinar e aprender segundo pais e professores de escolas públicas do Rio de Janeiro: um estudo de representações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA FILHO, Edson A. de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/501
Resumo: Comparamos representações sociais (MOSCOVICI, 1961/1976) de pais e professores sobre ensino/aprendizagem. Os participantes foram pais (n= 49) e professores (n= 72) ligados a escolas públicas do ensino fundamental do Rio de Janeiro, através de questões abertas. Os grupos convergiram quanto ao que é aprender, mas diferiram sobre o ensinar. Constatamos diferenciação quanto às formas de avaliação de ensino e aprendizagem. Em ensino com os professores, se destacaram aspectos de planejamento, desenvolvimento intelectual/cultural, enquanto com os pais, aquisição de valores éticos/ morais. Para estes, contudo, houve mais referência a observar diferenças individuais, condições de trabalho e pesquisar.Teaching and learning according to parents and teachers from public schools in Rio de Janeiro - a social representations’ studyAbstractWe compared teachers’ and parents’ social representations (MOSCOVICI, 1961/1976) on teaching and learning. The participants included parents (P) (n=72) and teachers (T) (n=49) linked to primary public schools in Rio de Janeiro, throughout open questions. The groups agreed on what is learning, but they differed about teaching. Moreover, we verified differentiation regarding the diverse ways to evaluate teaching and learning. Among teaching activities with teachers stood out aspects of planning, and intellectual/cultural development, while with parents, acquisition of ethical/moral values. For the parents, however, there was more reference to aspects such as noticing individual differences, working conditions and researching.Keywords: Social representations. Teaching/ learning. Evaluation
id UFMT-3_9c16259cbef1ae3e8cd41bf25dbadc4e
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/501
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling Ensinar e aprender segundo pais e professores de escolas públicas do Rio de Janeiro: um estudo de representações sociaisRepresentações sociais. Ensino/aprendizagem. Avaliação.Ensinar e aprenderComparamos representações sociais (MOSCOVICI, 1961/1976) de pais e professores sobre ensino/aprendizagem. Os participantes foram pais (n= 49) e professores (n= 72) ligados a escolas públicas do ensino fundamental do Rio de Janeiro, através de questões abertas. Os grupos convergiram quanto ao que é aprender, mas diferiram sobre o ensinar. Constatamos diferenciação quanto às formas de avaliação de ensino e aprendizagem. Em ensino com os professores, se destacaram aspectos de planejamento, desenvolvimento intelectual/cultural, enquanto com os pais, aquisição de valores éticos/ morais. Para estes, contudo, houve mais referência a observar diferenças individuais, condições de trabalho e pesquisar.Teaching and learning according to parents and teachers from public schools in Rio de Janeiro - a social representations’ studyAbstractWe compared teachers’ and parents’ social representations (MOSCOVICI, 1961/1976) on teaching and learning. The participants included parents (P) (n=72) and teachers (T) (n=49) linked to primary public schools in Rio de Janeiro, throughout open questions. The groups agreed on what is learning, but they differed about teaching. Moreover, we verified differentiation regarding the diverse ways to evaluate teaching and learning. Among teaching activities with teachers stood out aspects of planning, and intellectual/cultural development, while with parents, acquisition of ethical/moral values. For the parents, however, there was more reference to aspects such as noticing individual differences, working conditions and researching.Keywords: Social representations. Teaching/ learning. EvaluationUniversidade Federal de Mato Grosso2012-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa de campo.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/50110.29286/rep.v17i35.501Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 455-4672238-20970104-596210.29286/rep.v17i35reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/501/427SOUZA FILHO, Edson A. deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-24T14:53:30Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/501Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2024-01-24T14:53:30Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensinar e aprender segundo pais e professores de escolas públicas do Rio de Janeiro: um estudo de representações sociais
title Ensinar e aprender segundo pais e professores de escolas públicas do Rio de Janeiro: um estudo de representações sociais
spellingShingle Ensinar e aprender segundo pais e professores de escolas públicas do Rio de Janeiro: um estudo de representações sociais
SOUZA FILHO, Edson A. de
Representações sociais. Ensino/aprendizagem. Avaliação.
Ensinar e aprender
title_short Ensinar e aprender segundo pais e professores de escolas públicas do Rio de Janeiro: um estudo de representações sociais
title_full Ensinar e aprender segundo pais e professores de escolas públicas do Rio de Janeiro: um estudo de representações sociais
title_fullStr Ensinar e aprender segundo pais e professores de escolas públicas do Rio de Janeiro: um estudo de representações sociais
title_full_unstemmed Ensinar e aprender segundo pais e professores de escolas públicas do Rio de Janeiro: um estudo de representações sociais
title_sort Ensinar e aprender segundo pais e professores de escolas públicas do Rio de Janeiro: um estudo de representações sociais
author SOUZA FILHO, Edson A. de
author_facet SOUZA FILHO, Edson A. de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SOUZA FILHO, Edson A. de
dc.subject.por.fl_str_mv Representações sociais. Ensino/aprendizagem. Avaliação.
Ensinar e aprender
topic Representações sociais. Ensino/aprendizagem. Avaliação.
Ensinar e aprender
description Comparamos representações sociais (MOSCOVICI, 1961/1976) de pais e professores sobre ensino/aprendizagem. Os participantes foram pais (n= 49) e professores (n= 72) ligados a escolas públicas do ensino fundamental do Rio de Janeiro, através de questões abertas. Os grupos convergiram quanto ao que é aprender, mas diferiram sobre o ensinar. Constatamos diferenciação quanto às formas de avaliação de ensino e aprendizagem. Em ensino com os professores, se destacaram aspectos de planejamento, desenvolvimento intelectual/cultural, enquanto com os pais, aquisição de valores éticos/ morais. Para estes, contudo, houve mais referência a observar diferenças individuais, condições de trabalho e pesquisar.Teaching and learning according to parents and teachers from public schools in Rio de Janeiro - a social representations’ studyAbstractWe compared teachers’ and parents’ social representations (MOSCOVICI, 1961/1976) on teaching and learning. The participants included parents (P) (n=72) and teachers (T) (n=49) linked to primary public schools in Rio de Janeiro, throughout open questions. The groups agreed on what is learning, but they differed about teaching. Moreover, we verified differentiation regarding the diverse ways to evaluate teaching and learning. Among teaching activities with teachers stood out aspects of planning, and intellectual/cultural development, while with parents, acquisition of ethical/moral values. For the parents, however, there was more reference to aspects such as noticing individual differences, working conditions and researching.Keywords: Social representations. Teaching/ learning. Evaluation
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa de campo.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/501
10.29286/rep.v17i35.501
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/501
identifier_str_mv 10.29286/rep.v17i35.501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/501/427
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 17 n. 35 (2008): Revista de Educação Pública, set./dez. 2008; 455-467
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v17i35
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215084109824