Pós-graduação em Educação: avaliação e perspectivas. Post-graduation in Education: evaluation and perspectives
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/482 |
Resumo: | A partir do amplo estudo Avaliação e perspectivasna área de educação 1982-1991, realizado pelaANPEd em 1992 e publicado em 1993, historiabrevemente a expansão dos mestrados e doutoradosna área de educação e os indicadores de produçãode teses e dissertações; indica o movimento de reestruturaçãodos cursos em programas com a criaçãodos doutorados, tendo por base linhas de pesquisa;e aponta os desequilíbrios entre as regiões, nos períodos1982-1991 e 1992-2006. Apresenta as iniciativasda ANPEd, em diferentes momentos, pormeio de comissões especiais formadas geralmentepor coordenadores de programas, para analisara e propor alternativas à sistemática de avaliaçãoda CAPES. Afirma que as propostas elaboradas,mesmo tendo sido importantes e oportunas, poucoultrapassam os limites da própria ANPEd, servindobasicamente para o entendimento da sistemática e apreparação das comissões de avaliação da área. Emconsequência, valoriza o papel dessas comissões,assim como dos comitês de assessoramento doCNPq, que travam uma luta direta nos processosde avaliação e de concessão de bolsas e auxílios.AbstractBased on a broad study entitled Evaluationand perspectives in the field of education 1982-1991, carried out by the ANPEd in 1992 andpublished in 1993, the text relates the expansionof master’s courses and doctoral programmesin the field of education and the indicators ofproduction of theses and dissertations. It makesreference to the movement for the restructuringof courses into programmes with the creationof doctorates, taking as their foundation lines ofresearch and points out the imbalances betweenthe regions in the periods1982-1991 and 1992-2006. The text presents the ANPEd’s initiatives indifferent moments, through special commissionsformed generally by coordinators of programmes,to analyse and propose alternatives to the CAPES’model of evaluation. It states that the proposalswhich were elaborated, despite being importantand opportune, went little beyond the limits ofthe ANPEd itself, serving basically to understandthe model and the preparation of commissionsfor evaluation of the field. As a result, it valorisesthe role of those commissions, as well as the assessmentcommittees of the CNPq which waged adirect battle in the processes of evaluation and inthe concession of scholarships and grants.Keywords: Post-graduation in education.Evaluation and perspectives. |
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