Fita de Möbius e fractal: aproximações entre representações sociais e narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: NOVAES, Adelina de Oliveira
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: PASSEGGI, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10127
Resumo: Com base na premissa de que o núcleo central de uma representação social é umanarrativa, recorremos aos estudos de Jerome Bruner e de Serge Moscovici para pensaralternativas que favoreçam mudanças de representações sociais na formação docente.Propomos uma reflexão sobre as imagens do fractal e da fita de Möbius comometáforas para ilustrar como entendemos as narrativas enquanto uma unidade nonúcleo de uma representação social, admitindo que elas são a um só tempoconstitutivas de representações sociais e constituídas por elas. Nesse sentido, orecurso às narrativas como modalidade de intervenção na formação docentepermitiria, simultaneamente, operar mudanças de representações sociais e promovera ressignificação de práticas pedagógicas.
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