Fita de Möbius e fractal: aproximações entre representações sociais e narrativas
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10127 |
Resumo: | Com base na premissa de que o núcleo central de uma representação social é umanarrativa, recorremos aos estudos de Jerome Bruner e de Serge Moscovici para pensaralternativas que favoreçam mudanças de representações sociais na formação docente.Propomos uma reflexão sobre as imagens do fractal e da fita de Möbius comometáforas para ilustrar como entendemos as narrativas enquanto uma unidade nonúcleo de uma representação social, admitindo que elas são a um só tempoconstitutivas de representações sociais e constituídas por elas. Nesse sentido, orecurso às narrativas como modalidade de intervenção na formação docentepermitiria, simultaneamente, operar mudanças de representações sociais e promovera ressignificação de práticas pedagógicas. |
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Fita de Möbius e fractal: aproximações entre representações sociais e narrativasNarrativas. Representações Sociais. Formação Docente.Representações sociais.Com base na premissa de que o núcleo central de uma representação social é umanarrativa, recorremos aos estudos de Jerome Bruner e de Serge Moscovici para pensaralternativas que favoreçam mudanças de representações sociais na formação docente.Propomos uma reflexão sobre as imagens do fractal e da fita de Möbius comometáforas para ilustrar como entendemos as narrativas enquanto uma unidade nonúcleo de uma representação social, admitindo que elas são a um só tempoconstitutivas de representações sociais e constituídas por elas. Nesse sentido, orecurso às narrativas como modalidade de intervenção na formação docentepermitiria, simultaneamente, operar mudanças de representações sociais e promovera ressignificação de práticas pedagógicas.Universidade Federal de Mato Grosso2020-05-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa teórica.application/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/1012710.29286/rep.v29ijan/dez.10127Revista de Educação Pública; v. 29 (2020): Revista de Educação Pública, v. 29 jan./dez. 20202238-20970104-596210.29286/rep.v29ijan/dezreponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/10127/pdfCopyright (c) 2020 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessNOVAES, Adelina de OliveiraPASSEGGI, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari2020-05-26T12:32:06Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/10127Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2020-05-26T12:32:06Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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