Políticas de Educação Infantil: conquistas, embates e desafios na construção de uma Pedagogia da Infância
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Revista de Educação Pública |
Texto Completo: | https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4563 |
Resumo: | A partir do campo das Políticas de Educação Infantil, o artigo tem como objetivo problematizar os modos de legislar a Educação Infantil no Brasil. Metodologicamente, é traçado um panorama das políticas de Educação Infantil com base na análise de documentos produzidos após a Constituição Federal de 1988. São destacados as conquistas, os embates e os desafios que têm sido enfrentados no campo da Educação Infantil. Conclui-se que os modos de educar as crianças têm constituído uma arena de disputas produzida em um sistema de relações de poder, no qual direitos sociais conquistados precisam ser reafirmados para que não sejam perdidos.Palavras-chave: Educação Infantil. Políticas Educacionais. Pedagogia da Infância. |
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Políticas de Educação Infantil: conquistas, embates e desafios na construção de uma Pedagogia da InfânciaEducação Infantil. Políticas educacionais. Pedagogia da Infância.Políticas de Educação InfantilA partir do campo das Políticas de Educação Infantil, o artigo tem como objetivo problematizar os modos de legislar a Educação Infantil no Brasil. Metodologicamente, é traçado um panorama das políticas de Educação Infantil com base na análise de documentos produzidos após a Constituição Federal de 1988. São destacados as conquistas, os embates e os desafios que têm sido enfrentados no campo da Educação Infantil. Conclui-se que os modos de educar as crianças têm constituído uma arena de disputas produzida em um sistema de relações de poder, no qual direitos sociais conquistados precisam ser reafirmados para que não sejam perdidos.Palavras-chave: Educação Infantil. Políticas Educacionais. Pedagogia da Infância.Universidade Federal de Mato Grosso2018-09-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresAnálise documentalapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/456310.29286/rep.v27i66.4563Revista de Educação Pública; v. 27 n. 66 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 66, set./dez. 2018; 771-7912238-20970104-596210.29286/rep.v27i66reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/4563/pdf_1Copyright (c) 2018 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessCarvalho, Rodrigo Saballa deGuizzo, Bianca Salazar2018-09-05T08:02:31Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/4563Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2018-09-05T08:02:31Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false |
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