A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Machado Braga, Lourdes Aparecida
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Ferreira Bezerra, Giovani, Peres Gonçalves, Josiane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista de Educação Pública
Texto Completo: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2128
Resumo: Este trabalho aborda a(s) identidade(s) de professoras de Educação Infantil, a partir de seus itinerários de formação. O objetivo é compreender a constituição da sua formação pedagógica, bem como caracterizar sua identidade profissional. Portanto, foram utilizados relatos autobiográficos, provenientes de professoras dessa etapa da educação básica no município de Naviraí-MS. Os dados foram coletados por meio de questionários entregues às professoras, a partir dos quais foram escolhidas cinco participantes para compor narrativas autobiográficas. Foi constatado que as professoras se identificam com a Educação Infantil e que a construção da identidade profissional está relacionada com suas vidas e processos formativos. Palavras-chave: Identidade Profissional. Formação Docente. Autobiografia.
id UFMT-3_f1f08d950573ab28d6e75687f0e023dd
oai_identifier_str oai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2128
network_acronym_str UFMT-3
network_name_str Revista de Educação Pública
repository_id_str
spelling A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formaçãoIdentidade profissional. Formação docente. Autobiografia.Este trabalho aborda a(s) identidade(s) de professoras de Educação Infantil, a partir de seus itinerários de formação. O objetivo é compreender a constituição da sua formação pedagógica, bem como caracterizar sua identidade profissional. Portanto, foram utilizados relatos autobiográficos, provenientes de professoras dessa etapa da educação básica no município de Naviraí-MS. Os dados foram coletados por meio de questionários entregues às professoras, a partir dos quais foram escolhidas cinco participantes para compor narrativas autobiográficas. Foi constatado que as professoras se identificam com a Educação Infantil e que a construção da identidade profissional está relacionada com suas vidas e processos formativos. Palavras-chave: Identidade Profissional. Formação Docente. Autobiografia.Universidade Federal de Mato Grosso2017-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado por paresPesquisa de campoapplication/pdfhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/212810.29286/rep.v27i64.2128Revista de Educação Pública; v. 27 n. 64 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, jan./abr. 2018; 41-632238-20970104-596210.29286/rep.v27i64reponame:Revista de Educação Públicainstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMTporhttps://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2128/pdfCopyright (c) 2017 Revista de Educação Públicainfo:eu-repo/semantics/openAccessMachado Braga, Lourdes AparecidaFerreira Bezerra, GiovaniPeres Gonçalves, Josiane2017-12-30T15:56:56Zoai:periodicoscientificos.ufmt.br:article/2128Revistahttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublicaPUBhttp://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/oai||rep@ufmt.br2238-20970104-5962opendoar:2017-12-30T15:56:56Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação
title A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação
spellingShingle A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação
Machado Braga, Lourdes Aparecida
Identidade profissional. Formação docente. Autobiografia.
title_short A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação
title_full A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação
title_fullStr A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação
title_full_unstemmed A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação
title_sort A(s) Identidade(s) do professor de Educação Infantil: itinerários de formação
author Machado Braga, Lourdes Aparecida
author_facet Machado Braga, Lourdes Aparecida
Ferreira Bezerra, Giovani
Peres Gonçalves, Josiane
author_role author
author2 Ferreira Bezerra, Giovani
Peres Gonçalves, Josiane
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Machado Braga, Lourdes Aparecida
Ferreira Bezerra, Giovani
Peres Gonçalves, Josiane
dc.subject.por.fl_str_mv Identidade profissional. Formação docente. Autobiografia.
topic Identidade profissional. Formação docente. Autobiografia.
description Este trabalho aborda a(s) identidade(s) de professoras de Educação Infantil, a partir de seus itinerários de formação. O objetivo é compreender a constituição da sua formação pedagógica, bem como caracterizar sua identidade profissional. Portanto, foram utilizados relatos autobiográficos, provenientes de professoras dessa etapa da educação básica no município de Naviraí-MS. Os dados foram coletados por meio de questionários entregues às professoras, a partir dos quais foram escolhidas cinco participantes para compor narrativas autobiográficas. Foi constatado que as professoras se identificam com a Educação Infantil e que a construção da identidade profissional está relacionada com suas vidas e processos formativos. Palavras-chave: Identidade Profissional. Formação Docente. Autobiografia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado por pares
Pesquisa de campo
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2128
10.29286/rep.v27i64.2128
url https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2128
identifier_str_mv 10.29286/rep.v27i64.2128
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/educacaopublica/article/view/2128/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Revista de Educação Pública
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
dc.source.none.fl_str_mv Revista de Educação Pública; v. 27 n. 64 (2018): Revista de Educação Pública, v. 27, n. 64, jan./abr. 2018; 41-63
2238-2097
0104-5962
10.29286/rep.v27i64
reponame:Revista de Educação Pública
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Revista de Educação Pública
collection Revista de Educação Pública
repository.name.fl_str_mv Revista de Educação Pública - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv ||rep@ufmt.br
_version_ 1799711215935553536