Cidadania, experiência democrática e voto : proposta de uma sequência didática para aulas de História

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dallanora, Ediomar
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMT
Texto Completo: http://ri.ufmt.br/handle/1/4706
Resumo: The set of official documents that govern Brazilian and Mato Grosso education from the Federal Constitution of 1988 to the Common National Curriculum Base of 2017 provide for the preparation for the exercise of citizenship as one of the purposes of national education. Thus, our dissertation has as general objective to make a discussion about the concept of citizenship, the vote and its relationship with the teaching of history. We also consider it relevant, to think about the social role of students and the importance of them perceiving themselves as active subjects in society, belonging to a community. To this end, we understand that both the content of our proposal when they are structured with students as active subjects in the teaching-learning process. Thus, the present study has as its central objective the production of a didactic sequence on citizenship and the vote as a suggestion for work in the history classes in the 3rd year of high school of basic education. Thus, the proposal of didactic sequence with citizenship as an axis will be presented as a product in our Professional Master's degree in history teaching. Regarding the research methodology, it should be recorded that we resort to bibliographic research and work with concepts in history.
id UFMT_725821447c9edca390c69523906f503d
oai_identifier_str oai:localhost:1/4706
network_acronym_str UFMT
network_name_str Repositório Institucional da UFMT
repository_id_str
spelling Cidadania, experiência democrática e voto : proposta de uma sequência didática para aulas de HistóriaCidadaniaEnsino de históriaLinguagens políticasSequência didáticaCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIACitizenshipTeaching historyPolitical languagesDidactic sequenceThe set of official documents that govern Brazilian and Mato Grosso education from the Federal Constitution of 1988 to the Common National Curriculum Base of 2017 provide for the preparation for the exercise of citizenship as one of the purposes of national education. Thus, our dissertation has as general objective to make a discussion about the concept of citizenship, the vote and its relationship with the teaching of history. We also consider it relevant, to think about the social role of students and the importance of them perceiving themselves as active subjects in society, belonging to a community. To this end, we understand that both the content of our proposal when they are structured with students as active subjects in the teaching-learning process. Thus, the present study has as its central objective the production of a didactic sequence on citizenship and the vote as a suggestion for work in the history classes in the 3rd year of high school of basic education. Thus, the proposal of didactic sequence with citizenship as an axis will be presented as a product in our Professional Master's degree in history teaching. Regarding the research methodology, it should be recorded that we resort to bibliographic research and work with concepts in history.CAPESO conjunto de documentos oficiais que rege a educação brasileira e mato-grossense, desde a Constituição Federal de 1988 até a Base Nacional Curricular Comum de 2017, prevê o preparo para o exercício da cidadania como uma das finalidades da educação nacional. Assim, nossa dissertação tem como objetivo geral fazer uma discussão sobre o conceito de cidadania, especialmente sobre a questão do voto e sua relação com o ensino de história. Também consideramos relevante, pensarmos o papel social dos discentes e a importância deles se perceberem como sujeitos ativos na sociedade, pertencentes a uma comunidade. Para tal, entendemos que o conteúdo da nossa proposta estrutura-se tendo os discentes como sujeitos ativos no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, o presente estudo tem como objetivo central a produção de uma sequência didática sobre cidadania, recortando o voto como tema para trabalho nas aulas de história no 3º ano do ensino médio da educação básica. Assim, a proposta de sequência didática, tendo a cidadania como eixo, será apresentada como produto em nosso Mestrado Profissional em ensino de história. Com relação à metodologia de pesquisa, deve-se registrar que recorremos à pesquisa bibliográfica e ao trabalho com conceitos na área de história.Universidade Federal de Mato GrossoBrasilInstituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)UFMT CUC - CuiabáPrograma de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIASotana, Edvaldo Correahttp://lattes.cnpq.br/6389549722130146Sotana, Edvaldo Correa282.647.588-60http://lattes.cnpq.br/6389549722130146Sousa Neto, Miguel Rodrigues de009.316.176-00http://lattes.cnpq.br/1581653418017053282.647.588-60Trovão, Flavio Vilas Boas850.494.179-53http://lattes.cnpq.br/2740243377988037Rodrigues Júnior, Osvaldo334.014.908-93http://lattes.cnpq.br/4998638258339975Dallanora, Ediomar2023-10-09T12:28:01Z2021-07-252023-10-09T12:28:01Z2021-06-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisDALLANORA, Ediomar. Cidadania, experiência democrática e voto: proposta de uma sequência didática para aulas de História. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.http://ri.ufmt.br/handle/1/4706porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMTinstname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)instacron:UFMT2023-10-12T07:01:12Zoai:localhost:1/4706Repositório InstitucionalPUBhttp://ri.ufmt.br/oai/requestjordanbiblio@gmail.comopendoar:2023-10-12T07:01:12Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)false
dc.title.none.fl_str_mv Cidadania, experiência democrática e voto : proposta de uma sequência didática para aulas de História
title Cidadania, experiência democrática e voto : proposta de uma sequência didática para aulas de História
spellingShingle Cidadania, experiência democrática e voto : proposta de uma sequência didática para aulas de História
Dallanora, Ediomar
Cidadania
Ensino de história
Linguagens políticas
Sequência didática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Citizenship
Teaching history
Political languages
Didactic sequence
title_short Cidadania, experiência democrática e voto : proposta de uma sequência didática para aulas de História
title_full Cidadania, experiência democrática e voto : proposta de uma sequência didática para aulas de História
title_fullStr Cidadania, experiência democrática e voto : proposta de uma sequência didática para aulas de História
title_full_unstemmed Cidadania, experiência democrática e voto : proposta de uma sequência didática para aulas de História
title_sort Cidadania, experiência democrática e voto : proposta de uma sequência didática para aulas de História
author Dallanora, Ediomar
author_facet Dallanora, Ediomar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sotana, Edvaldo Correa
http://lattes.cnpq.br/6389549722130146
Sotana, Edvaldo Correa
282.647.588-60
http://lattes.cnpq.br/6389549722130146
Sousa Neto, Miguel Rodrigues de
009.316.176-00
http://lattes.cnpq.br/1581653418017053
282.647.588-60
Trovão, Flavio Vilas Boas
850.494.179-53
http://lattes.cnpq.br/2740243377988037
Rodrigues Júnior, Osvaldo
334.014.908-93
http://lattes.cnpq.br/4998638258339975
dc.contributor.author.fl_str_mv Dallanora, Ediomar
dc.subject.por.fl_str_mv Cidadania
Ensino de história
Linguagens políticas
Sequência didática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Citizenship
Teaching history
Political languages
Didactic sequence
topic Cidadania
Ensino de história
Linguagens políticas
Sequência didática
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Citizenship
Teaching history
Political languages
Didactic sequence
description The set of official documents that govern Brazilian and Mato Grosso education from the Federal Constitution of 1988 to the Common National Curriculum Base of 2017 provide for the preparation for the exercise of citizenship as one of the purposes of national education. Thus, our dissertation has as general objective to make a discussion about the concept of citizenship, the vote and its relationship with the teaching of history. We also consider it relevant, to think about the social role of students and the importance of them perceiving themselves as active subjects in society, belonging to a community. To this end, we understand that both the content of our proposal when they are structured with students as active subjects in the teaching-learning process. Thus, the present study has as its central objective the production of a didactic sequence on citizenship and the vote as a suggestion for work in the history classes in the 3rd year of high school of basic education. Thus, the proposal of didactic sequence with citizenship as an axis will be presented as a product in our Professional Master's degree in history teaching. Regarding the research methodology, it should be recorded that we resort to bibliographic research and work with concepts in history.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-25
2021-06-29
2023-10-09T12:28:01Z
2023-10-09T12:28:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv DALLANORA, Ediomar. Cidadania, experiência democrática e voto: proposta de uma sequência didática para aulas de História. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
http://ri.ufmt.br/handle/1/4706
identifier_str_mv DALLANORA, Ediomar. Cidadania, experiência democrática e voto: proposta de uma sequência didática para aulas de História. 2021. 131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Geografia, História e Documentação, Cuiabá, 2021.
url http://ri.ufmt.br/handle/1/4706
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Mato Grosso
Brasil
Instituto de Geografia, História e Documentação (IGHD)
UFMT CUC - Cuiabá
Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHISTÓRIA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMT
instname:Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron:UFMT
instname_str Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
instacron_str UFMT
institution UFMT
reponame_str Repositório Institucional da UFMT
collection Repositório Institucional da UFMT
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMT - Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
repository.mail.fl_str_mv jordanbiblio@gmail.com
_version_ 1804648522932289536