“Original” soundtrack: : pastiche e crise política no revival sonoro e visual dos anos 80
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Artefilosofia |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/raf/article/view/2181 |
Resumo: | Partindo da afirmação de Adorno de que os antagonismos não-resolvidos de uma sociedade retornam como problemas imanentes da forma das obras de arte em um determinado tempo, busca-se analisar o retorno e ressignificação de elementos visuais e sonoros do início dos anos 1980 na produção contemporânea, notadamente no vaporwave. Este gênero, ao exagerar a referência ao limite do caricato e da paródia, busca produzir uma nova experiência estética a partir da colagem de fragmentos e resíduos das experiências anteriores. A época revisitadaé a mesma na qual o neoliberalismo se estabelece em países hegemônicos, gerando a subjetividade yuppie, que tem no empresário Donald Trump seu símbolo maior. Porém, a contradição gerada pela crise neoliberal abriu espaço ao revivalde outra experiência cultural: o fascismo. Coincidentemente, os dois principais subgêneros do vaporwavesão o Trumpwave(que louva exatamente o maior símbolo desta mentalidade neoliberal) e o Fashwave(que tem como público principal grupos de ultradireita em escala mundial), produzindo uma estética híbrida entre os filmes Triunfo da Vontadee Tron. Com base nisso, seria possível analisar essa “arte de resíduo” como forma peculiar de lidar tanto com a frustração pelo colapso do neoliberalismo como com seu assemelhamento com o fascismo? |
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“Original” soundtrack: : pastiche e crise política no revival sonoro e visual dos anos 80“Original” soundtrack: pastiche and political crisis in Eighties’ visual and audio revivalAdornoformvaporwaveEightiesneoliberalismfascism.Adornoforma da obravaporwaveanos 80neoliberalismofascismoPartindo da afirmação de Adorno de que os antagonismos não-resolvidos de uma sociedade retornam como problemas imanentes da forma das obras de arte em um determinado tempo, busca-se analisar o retorno e ressignificação de elementos visuais e sonoros do início dos anos 1980 na produção contemporânea, notadamente no vaporwave. Este gênero, ao exagerar a referência ao limite do caricato e da paródia, busca produzir uma nova experiência estética a partir da colagem de fragmentos e resíduos das experiências anteriores. A época revisitadaé a mesma na qual o neoliberalismo se estabelece em países hegemônicos, gerando a subjetividade yuppie, que tem no empresário Donald Trump seu símbolo maior. Porém, a contradição gerada pela crise neoliberal abriu espaço ao revivalde outra experiência cultural: o fascismo. Coincidentemente, os dois principais subgêneros do vaporwavesão o Trumpwave(que louva exatamente o maior símbolo desta mentalidade neoliberal) e o Fashwave(que tem como público principal grupos de ultradireita em escala mundial), produzindo uma estética híbrida entre os filmes Triunfo da Vontadee Tron. Com base nisso, seria possível analisar essa “arte de resíduo” como forma peculiar de lidar tanto com a frustração pelo colapso do neoliberalismo como com seu assemelhamento com o fascismo? This article aims to analyze – taking Adorno ́s motto “the unsolved antagonisms of reality return in artworks as immanent problems of form” as a standpoint – the revival and reshaping of some visual and sound elements taken from the Eighties and inserted in contemporary cultural productions, most notably in vaporwave musical scene. By exaggerating aesthetic references to the limit of caricature and parody, this genre seeks to produce a new kind of aesthetical experience by the collage of fragments and debris from previous cultural experiences. Coincidentally, the Eighties are the same period in which neoliberalism gained steam in hegemonic countries (like US and UK) and witnessed the rise of yuppie subjectivity, which has Donald Trump as its main symbol. However, the contradiction arisen by the crisis of neoliberalism made room for another kind of revival: the resurgence of fascism in contemporary times. Coincidentally, the two main subgenres of vaporwave are Trumpwave (which praises exactly the greatest symbol of the neoliberal mentality) and Fashwave (whose main audience is the alt-right community and neo-fascist groups worldwide), yielding a visual and sonic collage between The Triumph of Will and Tron films. Based on this dillema, is it possible to analyze this “art of debris” as a peculiar way of dealing with both the frustration generated by the collapse of neoliberalism and its resemblance to fascism? Universidade Federal de Ouro Preto2019-12-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/2181Artefilosofia; v. 14 n. 27 (2019): Para além do funcionamento pleno: o fracasso também é um modo de ir.; 42-61Artefilosofia; Vol. 14 No. 27 (2019): Para além do funcionamento pleno: o fracasso também é um modo de ir.; 42-612526-78921809-8274reponame:Artefilosofiainstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/raf/article/view/2181/3064Copyright (c) 2019 Artefilosofiahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMaeso, Benito EduardoAlexandre, Tarik Vivan2020-11-02T01:22:26Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/2181Revistahttps://periodicos.ufop.br/raf/PUBhttps://periodicos.ufop.br/raf/oaiartefilosofia.defil@ufop.edu.br || periodicos.sisbin@ufop.edu.br1809-82742526-7892opendoar:2020-11-02T01:22:26Artefilosofia - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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