Educação Financeira no Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio: Contribuição para a Integração Curricular

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota, Eduardo dos Anjos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Carvalho, Marcos Pavani de, Antonow, Liliane Martinez
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revemop
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7055
Resumo: O presente artigo teve como objetivo investigar como a Educação Financeira pode contribuir para a integração curricular no Curso Técnico Integrado em Zootecnia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de trabalho de campo sistemático. O lócus para esta pesquisa foi o campus Rio Pomba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Como participantes da pesquisa foram escolhidos quatro docentes, conforme análise do Projeto Pedagógico do Curso. Os resultados deste estudo indicam que os docentes acreditam que a Educação Financeira possa contribuir com a formação crítica e emancipatória dos estudantes.
id UFOP-3_ba5bb29828db535e3fbf07c9abe51e1d
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/7055
network_acronym_str UFOP-3
network_name_str Revemop
repository_id_str
spelling Educação Financeira no Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio: Contribuição para a Integração CurricularFinancial Education in the Technical Course in Animal Science Integrated into High School: Contribution to Curriculum IntegrationEducación Financiera en el Curso Técnico en Ciencia Animal Integrado al Bachillerato: Contribución a la Integración CurricularFinancial EducationEmancipatory TrainingProfessional EducationEducación financieraFormación EmancipadoraEducación profesionalEducação FinanceiraFormação EmancipatóriaEducação ProfissionalO presente artigo teve como objetivo investigar como a Educação Financeira pode contribuir para a integração curricular no Curso Técnico Integrado em Zootecnia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de trabalho de campo sistemático. O lócus para esta pesquisa foi o campus Rio Pomba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Como participantes da pesquisa foram escolhidos quatro docentes, conforme análise do Projeto Pedagógico do Curso. Os resultados deste estudo indicam que os docentes acreditam que a Educação Financeira possa contribuir com a formação crítica e emancipatória dos estudantes.This work aimed to investigate how Financial Education can contribute to curriculum integration in the Integrated Technical Course in Zootechnics. This is a qualitative research,data collection was carried out through systematic fieldwork. The locus for this research was the Rio Pomba campus of the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Four teachers were chosen as participants of the study, according to the analysis of the Pedagogical Project of the Course. The results of this work indicate that teachers believe that Financial Education can contribute to the critical and emancipatory training of students.Este artículo tuvo como objetivo investigar cómo la Educación Financiera puede contribuir a la integración curricular en el Curso Técnico Integrado en Zootecnia. Se trata de una investigación cualitativa,la recolección de datos se realizó mediante un trabajo de campo sistemático. El lugar para esta investigación fue el campus Rio Pomba del Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Cuatro participantes del estudio fueron elegidos como participantes de la investigación, según el análisis del Proyecto Pedagógico del Curso. Los resultados de este estudio indican que los docentes creen que la Educación Financiera puede contribuir a la formación crítica y emancipadora de los estudiantes.Editora da UFOP2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/705510.33532/revemop.e202317Revemop; v. 5 (2023): Rolling Pass; e2023172596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7055/5463http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMota, Eduardo dos AnjosCarvalho, Marcos Pavani de Antonow, Liliane Martinez2023-12-23T12:01:54Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/7055Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2023-12-23T12:01:54Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação Financeira no Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio: Contribuição para a Integração Curricular
Financial Education in the Technical Course in Animal Science Integrated into High School: Contribution to Curriculum Integration
Educación Financiera en el Curso Técnico en Ciencia Animal Integrado al Bachillerato: Contribución a la Integración Curricular
title Educação Financeira no Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio: Contribuição para a Integração Curricular
spellingShingle Educação Financeira no Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio: Contribuição para a Integração Curricular
Mota, Eduardo dos Anjos
Financial Education
Emancipatory Training
Professional Education
Educación financiera
Formación Emancipadora
Educación profesional
Educação Financeira
Formação Emancipatória
Educação Profissional
title_short Educação Financeira no Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio: Contribuição para a Integração Curricular
title_full Educação Financeira no Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio: Contribuição para a Integração Curricular
title_fullStr Educação Financeira no Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio: Contribuição para a Integração Curricular
title_full_unstemmed Educação Financeira no Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio: Contribuição para a Integração Curricular
title_sort Educação Financeira no Curso Técnico em Zootecnia Integrado ao Ensino Médio: Contribuição para a Integração Curricular
author Mota, Eduardo dos Anjos
author_facet Mota, Eduardo dos Anjos
Carvalho, Marcos Pavani de
Antonow, Liliane Martinez
author_role author
author2 Carvalho, Marcos Pavani de
Antonow, Liliane Martinez
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota, Eduardo dos Anjos
Carvalho, Marcos Pavani de
Antonow, Liliane Martinez
dc.subject.por.fl_str_mv Financial Education
Emancipatory Training
Professional Education
Educación financiera
Formación Emancipadora
Educación profesional
Educação Financeira
Formação Emancipatória
Educação Profissional
topic Financial Education
Emancipatory Training
Professional Education
Educación financiera
Formación Emancipadora
Educación profesional
Educação Financeira
Formação Emancipatória
Educação Profissional
description O presente artigo teve como objetivo investigar como a Educação Financeira pode contribuir para a integração curricular no Curso Técnico Integrado em Zootecnia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de trabalho de campo sistemático. O lócus para esta pesquisa foi o campus Rio Pomba do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Como participantes da pesquisa foram escolhidos quatro docentes, conforme análise do Projeto Pedagógico do Curso. Os resultados deste estudo indicam que os docentes acreditam que a Educação Financeira possa contribuir com a formação crítica e emancipatória dos estudantes.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7055
10.33532/revemop.e202317
url https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7055
identifier_str_mv 10.33532/revemop.e202317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/7055/5463
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
dc.source.none.fl_str_mv Revemop; v. 5 (2023): Rolling Pass; e202317
2596-0245
reponame:Revemop
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Revemop
collection Revemop
repository.name.fl_str_mv Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv revemop@ufop.edu.br||
_version_ 1797068970816176128