O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revemop |
Texto Completo: | https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1779 |
Resumo: | Esta pesquisa teve por objetivo investigar a influência do uso da calculadora científica no processo de resolução de problemas matemáticos com alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Foi utilizada entrevista semiestruturada e realizadas seis sessões de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Os resultados apontam para a não utilização da calculadora na sala de aula, pela professora de Matemática da turma pesquisada. Os alunos consideram que usar a calculadora faz com que desaprendam a fazer cálculos manuscritos e os tornem dependentes da máquina. Esperamos que este trabalho contribua para a discussão em torno do assunto e possa, dessa forma, melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem em Matemática. |
id |
UFOP-3_bf8828a7732043a350f10ebb1fdaac87 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1779 |
network_acronym_str |
UFOP-3 |
network_name_str |
Revemop |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemasThe use of the scientific calculator in High School Mathematics classes: exploring problem solvingEl uso de la calculadora científica en las clases de Matemáticas de la Enseñanza Media: explorando la resolución de problemascalculatorProblem SolvingHigh SchoolCalculadora científicaResolución de problemas matemáticosEnseñanza secundariaCalculadora CientificaResolução de ProblemasEnsino MédioEsta pesquisa teve por objetivo investigar a influência do uso da calculadora científica no processo de resolução de problemas matemáticos com alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Foi utilizada entrevista semiestruturada e realizadas seis sessões de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Os resultados apontam para a não utilização da calculadora na sala de aula, pela professora de Matemática da turma pesquisada. Os alunos consideram que usar a calculadora faz com que desaprendam a fazer cálculos manuscritos e os tornem dependentes da máquina. Esperamos que este trabalho contribua para a discussão em torno do assunto e possa, dessa forma, melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem em Matemática.The purpose of this research was to investigate the influence of the use of scientific calculators in the process of mathematical solving problems with students in a High School class. It was carried out in a class of students in the 3rd year, through the use of a semistructured interview and six sessions of mathematical classroom problem resolution. The results point to the non-use of the calculator in the classroom, by the mathematics teacher in the class under study. Students found that using the calculator causes them to unlearn their handwritten calculations and become dependent on the calculator. We hope that this work contributes to the discussion around the subject and can, in this way, improve the quality of teaching / learning in Mathematics.Esta investigación tuvo por objetivo investigar la influencia del uso de la Calculadora Científica en el proceso de resolución de problemas matemáticos con alumnos de una clase del 3º Año de la enseñanza secundaria. Se realizó en una clase de alumnos del 3º año de la Enseñanza Media, a través de la utilización de entrevista semiestructurada y de la realización de 6 (seis) sesiones de resolución de problemas matemáticos en el aula. Los resultados apuntan a la no utilización de la calculadora en el aula, por la profesora de Matemáticas de la clase investigada. Los alumnos consideran que usar la calculadora hace que desaprendan a hacer cálculos manuscritos, se vuelvan dependientes de la máquina. Esperamos que este trabajo contribuya a la discusión en torno al asunto y pueda, de esa forma, mejorar la calidad de la enseñanza/aprendizaje en Matemáticas.Editora da UFOP2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/177910.33532/revemop.v1n3a01Revemop; v. 1 n. 3: set./dez. 2019; 345-3602596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1779/1667https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1779/4071https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, José Edivam BrazMedeiros, Kátia Maria de2021-05-15T09:53:53Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1779Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2021-05-15T09:53:53Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas The use of the scientific calculator in High School Mathematics classes: exploring problem solving El uso de la calculadora científica en las clases de Matemáticas de la Enseñanza Media: explorando la resolución de problemas |
title |
O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas |
spellingShingle |
O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas Santana, José Edivam Braz calculator Problem Solving High School Calculadora científica Resolución de problemas matemáticos Enseñanza secundaria Calculadora Cientifica Resolução de Problemas Ensino Médio |
title_short |
O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas |
title_full |
O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas |
title_fullStr |
O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas |
title_full_unstemmed |
O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas |
title_sort |
O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas |
author |
Santana, José Edivam Braz |
author_facet |
Santana, José Edivam Braz Medeiros, Kátia Maria de |
author_role |
author |
author2 |
Medeiros, Kátia Maria de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santana, José Edivam Braz Medeiros, Kátia Maria de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
calculator Problem Solving High School Calculadora científica Resolución de problemas matemáticos Enseñanza secundaria Calculadora Cientifica Resolução de Problemas Ensino Médio |
topic |
calculator Problem Solving High School Calculadora científica Resolución de problemas matemáticos Enseñanza secundaria Calculadora Cientifica Resolução de Problemas Ensino Médio |
description |
Esta pesquisa teve por objetivo investigar a influência do uso da calculadora científica no processo de resolução de problemas matemáticos com alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Foi utilizada entrevista semiestruturada e realizadas seis sessões de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Os resultados apontam para a não utilização da calculadora na sala de aula, pela professora de Matemática da turma pesquisada. Os alunos consideram que usar a calculadora faz com que desaprendam a fazer cálculos manuscritos e os tornem dependentes da máquina. Esperamos que este trabalho contribua para a discussão em torno do assunto e possa, dessa forma, melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem em Matemática. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1779 10.33532/revemop.v1n3a01 |
url |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1779 |
identifier_str_mv |
10.33532/revemop.v1n3a01 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1779/1667 https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1779/4071 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
publisher.none.fl_str_mv |
Editora da UFOP |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revemop; v. 1 n. 3: set./dez. 2019; 345-360 2596-0245 reponame:Revemop instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Revemop |
collection |
Revemop |
repository.name.fl_str_mv |
Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
revemop@ufop.edu.br|| |
_version_ |
1754840366001946624 |