O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, José Edivam Braz
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Medeiros, Kátia Maria de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revemop
Texto Completo: https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1779
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo investigar a influência do uso da calculadora científica no processo de resolução de problemas matemáticos com alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Foi utilizada entrevista semiestruturada e realizadas seis sessões de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Os resultados apontam para a não utilização da calculadora na sala de aula, pela professora de Matemática da turma pesquisada. Os alunos consideram que usar a calculadora faz com que desaprendam a fazer cálculos manuscritos e os tornem dependentes da máquina. Esperamos que este trabalho contribua para a discussão em torno do assunto e possa, dessa forma, melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem em Matemática.
id UFOP-3_bf8828a7732043a350f10ebb1fdaac87
oai_identifier_str oai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1779
network_acronym_str UFOP-3
network_name_str Revemop
repository_id_str
spelling O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemasThe use of the scientific calculator in High School Mathematics classes: exploring problem solvingEl uso de la calculadora científica en las clases de Matemáticas de la Enseñanza Media: explorando la resolución de problemascalculatorProblem SolvingHigh SchoolCalculadora científicaResolución de problemas matemáticosEnseñanza secundariaCalculadora CientificaResolução de ProblemasEnsino MédioEsta pesquisa teve por objetivo investigar a influência do uso da calculadora científica no processo de resolução de problemas matemáticos com alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Foi utilizada entrevista semiestruturada e realizadas seis sessões de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Os resultados apontam para a não utilização da calculadora na sala de aula, pela professora de Matemática da turma pesquisada. Os alunos consideram que usar a calculadora faz com que desaprendam a fazer cálculos manuscritos e os tornem dependentes da máquina. Esperamos que este trabalho contribua para a discussão em torno do assunto e possa, dessa forma, melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem em Matemática.The purpose of this research was to investigate the influence of the use of scientific calculators in the process of mathematical solving problems with students in a High School class. It was carried out in a class of students in the 3rd year, through the use of a semistructured interview and six sessions of mathematical classroom problem resolution. The results point to the non-use of the calculator in the classroom, by the mathematics teacher in the class under study. Students found that using the calculator causes them to unlearn their handwritten calculations and become dependent on the calculator. We hope that this work contributes to the discussion around the subject and can, in this way, improve the quality of teaching / learning in Mathematics.Esta investigación tuvo por objetivo investigar la influencia del uso de la Calculadora Científica en el proceso de resolución de problemas matemáticos con alumnos de una clase del 3º Año de la enseñanza secundaria. Se realizó en una clase de alumnos del 3º año de la Enseñanza Media, a través de la utilización de entrevista semiestructurada y de la realización de 6 (seis) sesiones de resolución de problemas matemáticos en el aula. Los resultados apuntan a la no utilización de la calculadora en el aula, por la profesora de Matemáticas de la clase investigada. Los alumnos consideran que usar la calculadora hace que desaprendan a hacer cálculos manuscritos, se vuelvan dependientes de la máquina. Esperamos que este trabajo contribuya a la discusión en torno al asunto y pueda, de esa forma, mejorar la calidad de la enseñanza/aprendizaje en Matemáticas.Editora da UFOP2019-09-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/177910.33532/revemop.v1n3a01Revemop; v. 1 n. 3: set./dez. 2019; 345-3602596-0245reponame:Revemopinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPporhttps://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1779/1667https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1779/4071https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BRinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantana, José Edivam BrazMedeiros, Kátia Maria de2021-05-15T09:53:53Zoai:pp.www.periodicos.ufop.br:article/1779Revistahttps://periodicos.ufop.br/revemop/indexPUBhttps://periodicos.ufop.br/revemop/oairevemop@ufop.edu.br||2596-02452596-0245opendoar:2021-05-15T09:53:53Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas
The use of the scientific calculator in High School Mathematics classes: exploring problem solving
El uso de la calculadora científica en las clases de Matemáticas de la Enseñanza Media: explorando la resolución de problemas
title O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas
spellingShingle O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas
Santana, José Edivam Braz
calculator
Problem Solving
High School
Calculadora científica
Resolución de problemas matemáticos
Enseñanza secundaria
Calculadora Cientifica
Resolução de Problemas
Ensino Médio
title_short O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas
title_full O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas
title_fullStr O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas
title_full_unstemmed O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas
title_sort O uso da calculadora científica nas aulas de Matemática do Ensino Médio: explorando a resolução de problemas
author Santana, José Edivam Braz
author_facet Santana, José Edivam Braz
Medeiros, Kátia Maria de
author_role author
author2 Medeiros, Kátia Maria de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santana, José Edivam Braz
Medeiros, Kátia Maria de
dc.subject.por.fl_str_mv calculator
Problem Solving
High School
Calculadora científica
Resolución de problemas matemáticos
Enseñanza secundaria
Calculadora Cientifica
Resolução de Problemas
Ensino Médio
topic calculator
Problem Solving
High School
Calculadora científica
Resolución de problemas matemáticos
Enseñanza secundaria
Calculadora Cientifica
Resolução de Problemas
Ensino Médio
description Esta pesquisa teve por objetivo investigar a influência do uso da calculadora científica no processo de resolução de problemas matemáticos com alunos de uma turma do 3º ano do Ensino Médio. Foi utilizada entrevista semiestruturada e realizadas seis sessões de resolução de problemas matemáticos em sala de aula. Os resultados apontam para a não utilização da calculadora na sala de aula, pela professora de Matemática da turma pesquisada. Os alunos consideram que usar a calculadora faz com que desaprendam a fazer cálculos manuscritos e os tornem dependentes da máquina. Esperamos que este trabalho contribua para a discussão em torno do assunto e possa, dessa forma, melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem em Matemática.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1779
10.33532/revemop.v1n3a01
url https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1779
identifier_str_mv 10.33532/revemop.v1n3a01
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1779/1667
https://periodicos.ufop.br/revemop/article/view/1779/4071
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/deed.pt_BR
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
publisher.none.fl_str_mv Editora da UFOP
dc.source.none.fl_str_mv Revemop; v. 1 n. 3: set./dez. 2019; 345-360
2596-0245
reponame:Revemop
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Revemop
collection Revemop
repository.name.fl_str_mv Revemop - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv revemop@ufop.edu.br||
_version_ 1754840366001946624