Fatores interferentes na produção do livro didático de português no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/210 |
Resumo: | Os manuais didáticos no Brasil direcionam uma seleção legítima de conteúdos e uma proposta de transposição didática que muitas vezes é equivocada e introduz as mudanças das leis educacionais e de concepções de ensino de língua portuguesa. Há uma rede de fatores interferentes na indústria do material escolar que exercem múltiplas influências sobre a produção do livro didático de português no Brasil. Esses fatores interferentes na produção da gramática escolar formam uma confluência de forças que reflete – e, ao mesmo tempo, resulta em – uma concepção predominante de ensino de língua portuguesa, a qual, por sua vez, pressiona o mercado editorial do livro didático. Considerando a importância do livro didático no processo ensino-aprendizagem de língua materna, o objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão do funcionamento da gramática escolar, no que diz respeito tanto à proposta, tendências e significados assumidos pelos autores desta obra, como ao objeto e referencial de ensino da língua portuguesa. Palavras-chave: Manuais didáticos. Gramática escolar. Mercado editorial. Fatores interferentes na produção do livro didático de português. Concepção de ensino de língua portuguesa. |
id |
UFOPA-1_3a44779dfbb1fcafb371cda9cdc076f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/210 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Fatores interferentes na produção do livro didático de português no BrasilOs manuais didáticos no Brasil direcionam uma seleção legítima de conteúdos e uma proposta de transposição didática que muitas vezes é equivocada e introduz as mudanças das leis educacionais e de concepções de ensino de língua portuguesa. Há uma rede de fatores interferentes na indústria do material escolar que exercem múltiplas influências sobre a produção do livro didático de português no Brasil. Esses fatores interferentes na produção da gramática escolar formam uma confluência de forças que reflete – e, ao mesmo tempo, resulta em – uma concepção predominante de ensino de língua portuguesa, a qual, por sua vez, pressiona o mercado editorial do livro didático. Considerando a importância do livro didático no processo ensino-aprendizagem de língua materna, o objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão do funcionamento da gramática escolar, no que diz respeito tanto à proposta, tendências e significados assumidos pelos autores desta obra, como ao objeto e referencial de ensino da língua portuguesa. Palavras-chave: Manuais didáticos. Gramática escolar. Mercado editorial. Fatores interferentes na produção do livro didático de português. Concepção de ensino de língua portuguesa.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2017-01-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/210Revista Exitus; v. 1 n. 1 (2011); 105-1182237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/210/197Copyright (c) 2017 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Gláuci Helena Mora2019-07-08T13:14:57Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/210Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:10.147836Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fatores interferentes na produção do livro didático de português no Brasil |
title |
Fatores interferentes na produção do livro didático de português no Brasil |
spellingShingle |
Fatores interferentes na produção do livro didático de português no Brasil Dias, Gláuci Helena Mora |
title_short |
Fatores interferentes na produção do livro didático de português no Brasil |
title_full |
Fatores interferentes na produção do livro didático de português no Brasil |
title_fullStr |
Fatores interferentes na produção do livro didático de português no Brasil |
title_full_unstemmed |
Fatores interferentes na produção do livro didático de português no Brasil |
title_sort |
Fatores interferentes na produção do livro didático de português no Brasil |
author |
Dias, Gláuci Helena Mora |
author_facet |
Dias, Gláuci Helena Mora |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Gláuci Helena Mora |
description |
Os manuais didáticos no Brasil direcionam uma seleção legítima de conteúdos e uma proposta de transposição didática que muitas vezes é equivocada e introduz as mudanças das leis educacionais e de concepções de ensino de língua portuguesa. Há uma rede de fatores interferentes na indústria do material escolar que exercem múltiplas influências sobre a produção do livro didático de português no Brasil. Esses fatores interferentes na produção da gramática escolar formam uma confluência de forças que reflete – e, ao mesmo tempo, resulta em – uma concepção predominante de ensino de língua portuguesa, a qual, por sua vez, pressiona o mercado editorial do livro didático. Considerando a importância do livro didático no processo ensino-aprendizagem de língua materna, o objetivo deste artigo é contribuir para a compreensão do funcionamento da gramática escolar, no que diz respeito tanto à proposta, tendências e significados assumidos pelos autores desta obra, como ao objeto e referencial de ensino da língua portuguesa. Palavras-chave: Manuais didáticos. Gramática escolar. Mercado editorial. Fatores interferentes na produção do livro didático de português. Concepção de ensino de língua portuguesa. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/210 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/210 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/210/197 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 1 n. 1 (2011); 105-118 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036907978752 |