COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1600 |
Resumo: | Relatamos uma experiência de formação continuada de um grupo de professoras que ensinam Matemática no ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano). O tema central que fomentou o debate crítico-reflexivo dos encontros decorreu do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento, especialmente por meio do trabalho com sequências didáticas e/ou projetos de ensino. O referencial teórico tanto para o tratamento das questões didáticas na experiência formativa quanto para a problematização do artigo, parte da conceituação dos termos "alfabetização", "letramento" e "alfabetização matemática", bem como a relevância da apropriação destes conceitos para implementação de tarefas em sala de aula que cumpram o objetivo de contribuir com os direitos de aprendizagem matemática das crianças. O delineamento metodológico insere-se na possibilidade de constituir espaços virtuais que fomentem a problematização da prática pedagógica via estudos coletivos que toma como base momentos síncronos e assíncronos, dado o contexto atual devido a pandemia do novo coronavírus, que culminam no trabalho colaborativo e na possibilidade da videogravação como elemento de reflexão dos planejamentos das professoras. O resultado aponta indícios do potencial formativo da reflexão sobre o ensino de Matemática, pelo viés da colaboração, em ambientes virtuais de aprendizagem, os quais possibilitam a ampliação do repertório didático-pedagógico dos partícipes ao compartilharem seus saberes e práticas profissionais. |
id |
UFOPA-1_689ecfb02f7cf9c486bf6b82ed9d24d2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1600 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemiaAlfabetização matemática. Trabalho colaborativo. Formação Continuada. Videogravação. Reflexão sobre a prática.Relatamos uma experiência de formação continuada de um grupo de professoras que ensinam Matemática no ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano). O tema central que fomentou o debate crítico-reflexivo dos encontros decorreu do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento, especialmente por meio do trabalho com sequências didáticas e/ou projetos de ensino. O referencial teórico tanto para o tratamento das questões didáticas na experiência formativa quanto para a problematização do artigo, parte da conceituação dos termos "alfabetização", "letramento" e "alfabetização matemática", bem como a relevância da apropriação destes conceitos para implementação de tarefas em sala de aula que cumpram o objetivo de contribuir com os direitos de aprendizagem matemática das crianças. O delineamento metodológico insere-se na possibilidade de constituir espaços virtuais que fomentem a problematização da prática pedagógica via estudos coletivos que toma como base momentos síncronos e assíncronos, dado o contexto atual devido a pandemia do novo coronavírus, que culminam no trabalho colaborativo e na possibilidade da videogravação como elemento de reflexão dos planejamentos das professoras. O resultado aponta indícios do potencial formativo da reflexão sobre o ensino de Matemática, pelo viés da colaboração, em ambientes virtuais de aprendizagem, os quais possibilitam a ampliação do repertório didático-pedagógico dos partícipes ao compartilharem seus saberes e práticas profissionais.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2021-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDescritivo-analíticoapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/160010.24065/2237-9460.2015v1n1ID1600Revista Exitus; v. 11 (2021); e0201682237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1600/1028Copyright (c) 2021 Danielle Abreu Silva, Mariany Fonseca Garcia, Klinger Teodoro Ciríacohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu Silva, DanielleFonseca Garcia, Mariany Teodoro Ciríaco, Klinger2021-08-18T17:03:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1600Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:26.751946Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia |
title |
COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia |
spellingShingle |
COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia Abreu Silva, Danielle Alfabetização matemática. Trabalho colaborativo. Formação Continuada. Videogravação. Reflexão sobre a prática. |
title_short |
COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia |
title_full |
COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia |
title_fullStr |
COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia |
title_full_unstemmed |
COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia |
title_sort |
COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia |
author |
Abreu Silva, Danielle |
author_facet |
Abreu Silva, Danielle Fonseca Garcia, Mariany Teodoro Ciríaco, Klinger |
author_role |
author |
author2 |
Fonseca Garcia, Mariany Teodoro Ciríaco, Klinger |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Abreu Silva, Danielle Fonseca Garcia, Mariany Teodoro Ciríaco, Klinger |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização matemática. Trabalho colaborativo. Formação Continuada. Videogravação. Reflexão sobre a prática. |
topic |
Alfabetização matemática. Trabalho colaborativo. Formação Continuada. Videogravação. Reflexão sobre a prática. |
description |
Relatamos uma experiência de formação continuada de um grupo de professoras que ensinam Matemática no ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano). O tema central que fomentou o debate crítico-reflexivo dos encontros decorreu do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento, especialmente por meio do trabalho com sequências didáticas e/ou projetos de ensino. O referencial teórico tanto para o tratamento das questões didáticas na experiência formativa quanto para a problematização do artigo, parte da conceituação dos termos "alfabetização", "letramento" e "alfabetização matemática", bem como a relevância da apropriação destes conceitos para implementação de tarefas em sala de aula que cumpram o objetivo de contribuir com os direitos de aprendizagem matemática das crianças. O delineamento metodológico insere-se na possibilidade de constituir espaços virtuais que fomentem a problematização da prática pedagógica via estudos coletivos que toma como base momentos síncronos e assíncronos, dado o contexto atual devido a pandemia do novo coronavírus, que culminam no trabalho colaborativo e na possibilidade da videogravação como elemento de reflexão dos planejamentos das professoras. O resultado aponta indícios do potencial formativo da reflexão sobre o ensino de Matemática, pelo viés da colaboração, em ambientes virtuais de aprendizagem, os quais possibilitam a ampliação do repertório didático-pedagógico dos partícipes ao compartilharem seus saberes e práticas profissionais. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Descritivo-analítico |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1600 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1600 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1600 |
identifier_str_mv |
10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1600 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1600/1028 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Danielle Abreu Silva, Mariany Fonseca Garcia, Klinger Teodoro Ciríaco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Danielle Abreu Silva, Mariany Fonseca Garcia, Klinger Teodoro Ciríaco https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 11 (2021); e020168 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711039039733760 |