COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu Silva, Danielle
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Fonseca Garcia, Mariany, Teodoro Ciríaco, Klinger
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1600
Resumo: Relatamos uma experiência de formação continuada de um grupo de professoras que ensinam Matemática no ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano). O tema central que fomentou o debate crítico-reflexivo dos encontros decorreu do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento, especialmente por meio do trabalho com sequências didáticas e/ou projetos de ensino. O referencial teórico tanto para o tratamento das questões didáticas na experiência formativa quanto para a problematização do artigo, parte da conceituação dos termos "alfabetização", "letramento" e "alfabetização matemática", bem como a relevância da apropriação destes conceitos para implementação de tarefas em sala de aula que cumpram o objetivo de contribuir com os direitos de aprendizagem matemática das crianças. O delineamento metodológico insere-se na possibilidade de constituir espaços virtuais que fomentem a problematização da prática pedagógica via estudos coletivos que toma como base momentos síncronos e assíncronos, dado o contexto atual devido a pandemia do novo coronavírus, que culminam no trabalho colaborativo e na possibilidade da videogravação como elemento de reflexão dos planejamentos das professoras. O resultado aponta indícios do potencial formativo da reflexão sobre o ensino de Matemática, pelo viés da colaboração, em ambientes virtuais de aprendizagem, os quais possibilitam a ampliação do repertório didático-pedagógico dos partícipes ao compartilharem seus saberes e práticas profissionais.
id UFOPA-1_689ecfb02f7cf9c486bf6b82ed9d24d2
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1600
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemiaAlfabetização matemática. Trabalho colaborativo. Formação Continuada. Videogravação. Reflexão sobre a prática.Relatamos uma experiência de formação continuada de um grupo de professoras que ensinam Matemática no ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano). O tema central que fomentou o debate crítico-reflexivo dos encontros decorreu do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento, especialmente por meio do trabalho com sequências didáticas e/ou projetos de ensino. O referencial teórico tanto para o tratamento das questões didáticas na experiência formativa quanto para a problematização do artigo, parte da conceituação dos termos "alfabetização", "letramento" e "alfabetização matemática", bem como a relevância da apropriação destes conceitos para implementação de tarefas em sala de aula que cumpram o objetivo de contribuir com os direitos de aprendizagem matemática das crianças. O delineamento metodológico insere-se na possibilidade de constituir espaços virtuais que fomentem a problematização da prática pedagógica via estudos coletivos que toma como base momentos síncronos e assíncronos, dado o contexto atual devido a pandemia do novo coronavírus, que culminam no trabalho colaborativo e na possibilidade da videogravação como elemento de reflexão dos planejamentos das professoras. O resultado aponta indícios do potencial formativo da reflexão sobre o ensino de Matemática, pelo viés da colaboração, em ambientes virtuais de aprendizagem, os quais possibilitam a ampliação do repertório didático-pedagógico dos partícipes ao compartilharem seus saberes e práticas profissionais.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2021-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDescritivo-analíticoapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/160010.24065/2237-9460.2015v1n1ID1600Revista Exitus; v. 11 (2021); e0201682237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1600/1028Copyright (c) 2021 Danielle Abreu Silva, Mariany Fonseca Garcia, Klinger Teodoro Ciríacohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAbreu Silva, DanielleFonseca Garcia, Mariany Teodoro Ciríaco, Klinger2021-08-18T17:03:58Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1600Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:26.751946Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia
title COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia
spellingShingle COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia
Abreu Silva, Danielle
Alfabetização matemática. Trabalho colaborativo. Formação Continuada. Videogravação. Reflexão sobre a prática.
title_short COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia
title_full COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia
title_fullStr COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia
title_full_unstemmed COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia
title_sort COM A PALAVRA, AS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA: a videogravação como elemento de reflexão em um contexto colaborativo virtual durante a pandemia
author Abreu Silva, Danielle
author_facet Abreu Silva, Danielle
Fonseca Garcia, Mariany
Teodoro Ciríaco, Klinger
author_role author
author2 Fonseca Garcia, Mariany
Teodoro Ciríaco, Klinger
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abreu Silva, Danielle
Fonseca Garcia, Mariany
Teodoro Ciríaco, Klinger
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização matemática. Trabalho colaborativo. Formação Continuada. Videogravação. Reflexão sobre a prática.
topic Alfabetização matemática. Trabalho colaborativo. Formação Continuada. Videogravação. Reflexão sobre a prática.
description Relatamos uma experiência de formação continuada de um grupo de professoras que ensinam Matemática no ciclo da alfabetização (1º ao 3º ano). O tema central que fomentou o debate crítico-reflexivo dos encontros decorreu do processo de alfabetização matemática na perspectiva do letramento, especialmente por meio do trabalho com sequências didáticas e/ou projetos de ensino. O referencial teórico tanto para o tratamento das questões didáticas na experiência formativa quanto para a problematização do artigo, parte da conceituação dos termos "alfabetização", "letramento" e "alfabetização matemática", bem como a relevância da apropriação destes conceitos para implementação de tarefas em sala de aula que cumpram o objetivo de contribuir com os direitos de aprendizagem matemática das crianças. O delineamento metodológico insere-se na possibilidade de constituir espaços virtuais que fomentem a problematização da prática pedagógica via estudos coletivos que toma como base momentos síncronos e assíncronos, dado o contexto atual devido a pandemia do novo coronavírus, que culminam no trabalho colaborativo e na possibilidade da videogravação como elemento de reflexão dos planejamentos das professoras. O resultado aponta indícios do potencial formativo da reflexão sobre o ensino de Matemática, pelo viés da colaboração, em ambientes virtuais de aprendizagem, os quais possibilitam a ampliação do repertório didático-pedagógico dos partícipes ao compartilharem seus saberes e práticas profissionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Descritivo-analítico
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1600
10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1600
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1600
identifier_str_mv 10.24065/2237-9460.2015v1n1ID1600
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/1600/1028
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Danielle Abreu Silva, Mariany Fonseca Garcia, Klinger Teodoro Ciríaco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Danielle Abreu Silva, Mariany Fonseca Garcia, Klinger Teodoro Ciríaco
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 11 (2021); e020168
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711039039733760