Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Raquel Amorim dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Silva, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e, Coelho, Wilma de Nazaré Baía
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Exitus
Texto Completo: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/132
Resumo: O presente texto analisa as teses e dissertações brasileiras relacionadas com a temática Educação e Relações Raciais, especificamente acerca da Política Curricular e Relações Raciais, defendidas no período de 2000 a 2010 em Programas de Pós-graduação em Educação (PPgE) das Instituições Federais. Pretende-se traçar um perfil da produção acadêmica tanto em PPgE quanto em grupos de Pesquisas cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) sobre esta temática. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica. Os resultados revelam que as pesquisas sobre Educação e Relações Raciais foram ampliadas na última década no Brasil, favorecendo a abertura de espaços de discussões e busca de alternativas para minimizar a discriminação racial e o preconceito nas escolas. Concluímos que esses estudos impulsionam o debate sobre a superação do racismo, discriminação e preconceito racial nos diferentes campos sociais.Palavras-chave: Educação. Relações raciais. Estado da arte. PPgE – grupos de pesquisa.
id UFOPA-1_9922255eb3f84dc5a70d8787a2106ab5
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/132
network_acronym_str UFOPA-1
network_name_str Revista Exitus
repository_id_str
spelling Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010)O presente texto analisa as teses e dissertações brasileiras relacionadas com a temática Educação e Relações Raciais, especificamente acerca da Política Curricular e Relações Raciais, defendidas no período de 2000 a 2010 em Programas de Pós-graduação em Educação (PPgE) das Instituições Federais. Pretende-se traçar um perfil da produção acadêmica tanto em PPgE quanto em grupos de Pesquisas cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) sobre esta temática. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica. Os resultados revelam que as pesquisas sobre Educação e Relações Raciais foram ampliadas na última década no Brasil, favorecendo a abertura de espaços de discussões e busca de alternativas para minimizar a discriminação racial e o preconceito nas escolas. Concluímos que esses estudos impulsionam o debate sobre a superação do racismo, discriminação e preconceito racial nos diferentes campos sociais.Palavras-chave: Educação. Relações raciais. Estado da arte. PPgE – grupos de pesquisa.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/132Revista Exitus; v. 4 n. 1 (2014); 111-1412237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/132/132Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Raquel Amorim dosSilva, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa eCoelho, Wilma de Nazaré Baía2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/132Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:08.096121Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010)
title Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010)
spellingShingle Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010)
Santos, Raquel Amorim dos
title_short Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010)
title_full Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010)
title_fullStr Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010)
title_full_unstemmed Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010)
title_sort Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010)
author Santos, Raquel Amorim dos
author_facet Santos, Raquel Amorim dos
Silva, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e
Coelho, Wilma de Nazaré Baía
author_role author
author2 Silva, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e
Coelho, Wilma de Nazaré Baía
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Raquel Amorim dos
Silva, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e
Coelho, Wilma de Nazaré Baía
description O presente texto analisa as teses e dissertações brasileiras relacionadas com a temática Educação e Relações Raciais, especificamente acerca da Política Curricular e Relações Raciais, defendidas no período de 2000 a 2010 em Programas de Pós-graduação em Educação (PPgE) das Instituições Federais. Pretende-se traçar um perfil da produção acadêmica tanto em PPgE quanto em grupos de Pesquisas cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) sobre esta temática. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica. Os resultados revelam que as pesquisas sobre Educação e Relações Raciais foram ampliadas na última década no Brasil, favorecendo a abertura de espaços de discussões e busca de alternativas para minimizar a discriminação racial e o preconceito nas escolas. Concluímos que esses estudos impulsionam o debate sobre a superação do racismo, discriminação e preconceito racial nos diferentes campos sociais.Palavras-chave: Educação. Relações raciais. Estado da arte. PPgE – grupos de pesquisa.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/132
url https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/132
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/132/132
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 Revista Exitus
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Exitus; v. 4 n. 1 (2014); 111-141
2237-9460
reponame:Revista Exitus
instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron:UFOPA
instname_str Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
instacron_str UFOPA
institution UFOPA
reponame_str Revista Exitus
collection Revista Exitus
repository.name.fl_str_mv Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaicedufopa@gmail.com
_version_ 1799711036810461184