Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Exitus |
Texto Completo: | https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/132 |
Resumo: | O presente texto analisa as teses e dissertações brasileiras relacionadas com a temática Educação e Relações Raciais, especificamente acerca da Política Curricular e Relações Raciais, defendidas no período de 2000 a 2010 em Programas de Pós-graduação em Educação (PPgE) das Instituições Federais. Pretende-se traçar um perfil da produção acadêmica tanto em PPgE quanto em grupos de Pesquisas cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) sobre esta temática. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica. Os resultados revelam que as pesquisas sobre Educação e Relações Raciais foram ampliadas na última década no Brasil, favorecendo a abertura de espaços de discussões e busca de alternativas para minimizar a discriminação racial e o preconceito nas escolas. Concluímos que esses estudos impulsionam o debate sobre a superação do racismo, discriminação e preconceito racial nos diferentes campos sociais.Palavras-chave: Educação. Relações raciais. Estado da arte. PPgE – grupos de pesquisa. |
id |
UFOPA-1_9922255eb3f84dc5a70d8787a2106ab5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/132 |
network_acronym_str |
UFOPA-1 |
network_name_str |
Revista Exitus |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010)O presente texto analisa as teses e dissertações brasileiras relacionadas com a temática Educação e Relações Raciais, especificamente acerca da Política Curricular e Relações Raciais, defendidas no período de 2000 a 2010 em Programas de Pós-graduação em Educação (PPgE) das Instituições Federais. Pretende-se traçar um perfil da produção acadêmica tanto em PPgE quanto em grupos de Pesquisas cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) sobre esta temática. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica. Os resultados revelam que as pesquisas sobre Educação e Relações Raciais foram ampliadas na última década no Brasil, favorecendo a abertura de espaços de discussões e busca de alternativas para minimizar a discriminação racial e o preconceito nas escolas. Concluímos que esses estudos impulsionam o debate sobre a superação do racismo, discriminação e preconceito racial nos diferentes campos sociais.Palavras-chave: Educação. Relações raciais. Estado da arte. PPgE – grupos de pesquisa.Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA2016-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/132Revista Exitus; v. 4 n. 1 (2014); 111-1412237-9460reponame:Revista Exitusinstname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)instacron:UFOPAporhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/132/132Copyright (c) 2016 Revista Exitusinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Raquel Amorim dosSilva, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa eCoelho, Wilma de Nazaré Baía2019-07-08T13:14:56Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/132Revistahttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/indexPUBhttps://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/oai||revistaicedufopa@gmail.com2237-94602236-2983opendoar:2024-01-24T12:48:08.096121Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010) |
title |
Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010) |
spellingShingle |
Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010) Santos, Raquel Amorim dos |
title_short |
Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010) |
title_full |
Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010) |
title_fullStr |
Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010) |
title_full_unstemmed |
Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010) |
title_sort |
Educação e relações raciais: estado da arte em programas de Pós-graduação em Educação (2000-2010) |
author |
Santos, Raquel Amorim dos |
author_facet |
Santos, Raquel Amorim dos Silva, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e Coelho, Wilma de Nazaré Baía |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e Coelho, Wilma de Nazaré Baía |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Raquel Amorim dos Silva, Rosângela Maria de Nazaré Barbosa e Coelho, Wilma de Nazaré Baía |
description |
O presente texto analisa as teses e dissertações brasileiras relacionadas com a temática Educação e Relações Raciais, especificamente acerca da Política Curricular e Relações Raciais, defendidas no período de 2000 a 2010 em Programas de Pós-graduação em Educação (PPgE) das Instituições Federais. Pretende-se traçar um perfil da produção acadêmica tanto em PPgE quanto em grupos de Pesquisas cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) sobre esta temática. O estudo apresenta uma abordagem qualitativa com aplicação da pesquisa bibliográfica. Os resultados revelam que as pesquisas sobre Educação e Relações Raciais foram ampliadas na última década no Brasil, favorecendo a abertura de espaços de discussões e busca de alternativas para minimizar a discriminação racial e o preconceito nas escolas. Concluímos que esses estudos impulsionam o debate sobre a superação do racismo, discriminação e preconceito racial nos diferentes campos sociais.Palavras-chave: Educação. Relações raciais. Estado da arte. PPgE – grupos de pesquisa. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/132 |
url |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/132 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/132/132 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Revista Exitus |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Exitus; v. 4 n. 1 (2014); 111-141 2237-9460 reponame:Revista Exitus instname:Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) instacron:UFOPA |
instname_str |
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
instacron_str |
UFOPA |
institution |
UFOPA |
reponame_str |
Revista Exitus |
collection |
Revista Exitus |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Exitus - Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaicedufopa@gmail.com |
_version_ |
1799711036810461184 |