Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Ludimila Maria da Silva
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Nogueira, Marlice de Oliveira e
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/001300000dwfx
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16281
https://doi.org/10.26512/lc27202137594
Resumo: Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisou fatores escolares e sociais associados ao desempenho dos alunos na transição do 5o para o 6o ano. Os resultados indicam que são vários os fatores que afetam os alunos na transição escolar, como a entrada na adolescência, a adaptação a uma nova cultura escolar, a mudança da monodocência para a pluridocência, as exigências das disciplinas escolares, a fragmentação dos tempos e espaços, e as relações entre alunos e professores. Embora tais fatores estejam comumente presentes nos percursos de escolarização, eles afetam cada educando com maior ou menor intensidade, não sendo possível inferir um padrão de situação escolar vivenciado.
id UFOP_10111b5d1c9fb9e8e5680e702a73127f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/16281
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras.Transición a la escuela primaria II : lo que dice la investigación brasileña.Transição escolarEnsino fundamentalDesempenho escolarEducaçãoEste artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisou fatores escolares e sociais associados ao desempenho dos alunos na transição do 5o para o 6o ano. Os resultados indicam que são vários os fatores que afetam os alunos na transição escolar, como a entrada na adolescência, a adaptação a uma nova cultura escolar, a mudança da monodocência para a pluridocência, as exigências das disciplinas escolares, a fragmentação dos tempos e espaços, e as relações entre alunos e professores. Embora tais fatores estejam comumente presentes nos percursos de escolarização, eles afetam cada educando com maior ou menor intensidade, não sendo possível inferir um padrão de situação escolar vivenciado.Este artículo presenta una investigación bibliográfica que analizó los factores escolares y sociales asociados al desempeño de los estudiantes en la transición del quinto al sexto grado. Los resultados indican que son varios los factores que inciden en los estudiantes en la transición escolar, como el ingreso a la adolescencia, la adaptación a una nueva cultura escolar, el cambio de la monoenseñanza a la pluridocencia, las demandas de las asignaturas escolares, la fragmentación de tiempos y espacios, y las relaciones entre alumnos y profesores. Si bien estos factores suelen estar presentes en las trayectorias escolares, afectan a cada alumno con mayor o menor intensidad y no es posible inferir un patrón de situación escolar vivida.2023-03-03T19:58:04Z2023-03-03T19:58:04Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREIS, L. M. da S.; NOGUEIRA, M. de O. Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras. Linhas Críticas, v. 27. 2021. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/37594#:~:text=Os%20resultados%20indicam%20que%20s%C3%A3o,as%20rela%C3%A7%C3%B5es%20entre%20alunos%20e>. Acesso em: 06 jul. 2022.1981-0431http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16281https://doi.org/10.26512/lc27202137594ark:/61566/001300000dwfxEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Ludimila Maria da SilvaNogueira, Marlice de Oliveira eporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T02:04:37Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16281Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T02:04:37Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras.
Transición a la escuela primaria II : lo que dice la investigación brasileña.
title Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras.
spellingShingle Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras.
Reis, Ludimila Maria da Silva
Transição escolar
Ensino fundamental
Desempenho escolar
Educação
title_short Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras.
title_full Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras.
title_fullStr Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras.
title_full_unstemmed Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras.
title_sort Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras.
author Reis, Ludimila Maria da Silva
author_facet Reis, Ludimila Maria da Silva
Nogueira, Marlice de Oliveira e
author_role author
author2 Nogueira, Marlice de Oliveira e
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Ludimila Maria da Silva
Nogueira, Marlice de Oliveira e
dc.subject.por.fl_str_mv Transição escolar
Ensino fundamental
Desempenho escolar
Educação
topic Transição escolar
Ensino fundamental
Desempenho escolar
Educação
description Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisou fatores escolares e sociais associados ao desempenho dos alunos na transição do 5o para o 6o ano. Os resultados indicam que são vários os fatores que afetam os alunos na transição escolar, como a entrada na adolescência, a adaptação a uma nova cultura escolar, a mudança da monodocência para a pluridocência, as exigências das disciplinas escolares, a fragmentação dos tempos e espaços, e as relações entre alunos e professores. Embora tais fatores estejam comumente presentes nos percursos de escolarização, eles afetam cada educando com maior ou menor intensidade, não sendo possível inferir um padrão de situação escolar vivenciado.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-03-03T19:58:04Z
2023-03-03T19:58:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REIS, L. M. da S.; NOGUEIRA, M. de O. Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras. Linhas Críticas, v. 27. 2021. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/37594#:~:text=Os%20resultados%20indicam%20que%20s%C3%A3o,as%20rela%C3%A7%C3%B5es%20entre%20alunos%20e>. Acesso em: 06 jul. 2022.
1981-0431
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16281
https://doi.org/10.26512/lc27202137594
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/001300000dwfx
identifier_str_mv REIS, L. M. da S.; NOGUEIRA, M. de O. Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras. Linhas Críticas, v. 27. 2021. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/37594#:~:text=Os%20resultados%20indicam%20que%20s%C3%A3o,as%20rela%C3%A7%C3%B5es%20entre%20alunos%20e>. Acesso em: 06 jul. 2022.
1981-0431
ark:/61566/001300000dwfx
url http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16281
https://doi.org/10.26512/lc27202137594
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705796418404352