Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
dARK ID: | ark:/61566/001300000dwfx |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16281 https://doi.org/10.26512/lc27202137594 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisou fatores escolares e sociais associados ao desempenho dos alunos na transição do 5o para o 6o ano. Os resultados indicam que são vários os fatores que afetam os alunos na transição escolar, como a entrada na adolescência, a adaptação a uma nova cultura escolar, a mudança da monodocência para a pluridocência, as exigências das disciplinas escolares, a fragmentação dos tempos e espaços, e as relações entre alunos e professores. Embora tais fatores estejam comumente presentes nos percursos de escolarização, eles afetam cada educando com maior ou menor intensidade, não sendo possível inferir um padrão de situação escolar vivenciado. |
id |
UFOP_10111b5d1c9fb9e8e5680e702a73127f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/16281 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras.Transición a la escuela primaria II : lo que dice la investigación brasileña.Transição escolarEnsino fundamentalDesempenho escolarEducaçãoEste artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisou fatores escolares e sociais associados ao desempenho dos alunos na transição do 5o para o 6o ano. Os resultados indicam que são vários os fatores que afetam os alunos na transição escolar, como a entrada na adolescência, a adaptação a uma nova cultura escolar, a mudança da monodocência para a pluridocência, as exigências das disciplinas escolares, a fragmentação dos tempos e espaços, e as relações entre alunos e professores. Embora tais fatores estejam comumente presentes nos percursos de escolarização, eles afetam cada educando com maior ou menor intensidade, não sendo possível inferir um padrão de situação escolar vivenciado.Este artículo presenta una investigación bibliográfica que analizó los factores escolares y sociales asociados al desempeño de los estudiantes en la transición del quinto al sexto grado. Los resultados indican que son varios los factores que inciden en los estudiantes en la transición escolar, como el ingreso a la adolescencia, la adaptación a una nueva cultura escolar, el cambio de la monoenseñanza a la pluridocencia, las demandas de las asignaturas escolares, la fragmentación de tiempos y espacios, y las relaciones entre alumnos y profesores. Si bien estos factores suelen estar presentes en las trayectorias escolares, afectan a cada alumno con mayor o menor intensidad y no es posible inferir un patrón de situación escolar vivida.2023-03-03T19:58:04Z2023-03-03T19:58:04Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREIS, L. M. da S.; NOGUEIRA, M. de O. Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras. Linhas Críticas, v. 27. 2021. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/37594#:~:text=Os%20resultados%20indicam%20que%20s%C3%A3o,as%20rela%C3%A7%C3%B5es%20entre%20alunos%20e>. Acesso em: 06 jul. 2022.1981-0431http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16281https://doi.org/10.26512/lc27202137594ark:/61566/001300000dwfxEsta obra está sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. Fonte: o PDF do artigo.info:eu-repo/semantics/openAccessReis, Ludimila Maria da SilvaNogueira, Marlice de Oliveira eporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T02:04:37Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16281Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T02:04:37Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras. Transición a la escuela primaria II : lo que dice la investigación brasileña. |
title |
Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras. |
spellingShingle |
Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras. Reis, Ludimila Maria da Silva Transição escolar Ensino fundamental Desempenho escolar Educação |
title_short |
Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras. |
title_full |
Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras. |
title_fullStr |
Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras. |
title_full_unstemmed |
Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras. |
title_sort |
Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras. |
author |
Reis, Ludimila Maria da Silva |
author_facet |
Reis, Ludimila Maria da Silva Nogueira, Marlice de Oliveira e |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Marlice de Oliveira e |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Ludimila Maria da Silva Nogueira, Marlice de Oliveira e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Transição escolar Ensino fundamental Desempenho escolar Educação |
topic |
Transição escolar Ensino fundamental Desempenho escolar Educação |
description |
Este artigo apresenta uma pesquisa bibliográfica que analisou fatores escolares e sociais associados ao desempenho dos alunos na transição do 5o para o 6o ano. Os resultados indicam que são vários os fatores que afetam os alunos na transição escolar, como a entrada na adolescência, a adaptação a uma nova cultura escolar, a mudança da monodocência para a pluridocência, as exigências das disciplinas escolares, a fragmentação dos tempos e espaços, e as relações entre alunos e professores. Embora tais fatores estejam comumente presentes nos percursos de escolarização, eles afetam cada educando com maior ou menor intensidade, não sendo possível inferir um padrão de situação escolar vivenciado. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2023-03-03T19:58:04Z 2023-03-03T19:58:04Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
REIS, L. M. da S.; NOGUEIRA, M. de O. Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras. Linhas Críticas, v. 27. 2021. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/37594#:~:text=Os%20resultados%20indicam%20que%20s%C3%A3o,as%20rela%C3%A7%C3%B5es%20entre%20alunos%20e>. Acesso em: 06 jul. 2022. 1981-0431 http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16281 https://doi.org/10.26512/lc27202137594 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/61566/001300000dwfx |
identifier_str_mv |
REIS, L. M. da S.; NOGUEIRA, M. de O. Transição para o ensino fundamental II : o que dizem as pesquisas brasileiras. Linhas Críticas, v. 27. 2021. Disponível em: <https://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/37594#:~:text=Os%20resultados%20indicam%20que%20s%C3%A3o,as%20rela%C3%A7%C3%B5es%20entre%20alunos%20e>. Acesso em: 06 jul. 2022. 1981-0431 ark:/61566/001300000dwfx |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16281 https://doi.org/10.26512/lc27202137594 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1817705796418404352 |