Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18457 |
Resumo: | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. |
id |
UFOP_125f33913fbe055a4f74a0c98de9ba56 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/18457 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental.Base Nacional Comum CurricularMatemáticaAvaliação educacionalPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define competências e habilidades consideradas essenciais para o desenvolvimento de todos os estudantes da educação básica. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as habilidades de Matemática, da unidade temática números, referentes aos Anos Finais do Ensino Fundamental da BNCC, de modo a identificar as que são passíveis de serem avaliadas em instrumentos de avaliação em larga escala. Os objetivos específicos foram: sintetizar habilidades de Matemática da unidade temática números da BNCC; elaborar um glossário de verbos, com significados voltados para a área da Matemática, a partir da Taxonomia Revisada de Bloom; categorizar habilidades de Matemática com base no domínio dos processos cognitivos e no domínio dos conhecimentos da Taxonomia Revisada de Bloom; elaborar itens para ilustrar possibilidades e limitações de testes de larga escala para avaliar as habilidades analisadas. Usamos a Taxonomia Revisada de Bloom como referencial teórico para analisar as habilidades. É uma taxonomia cognitiva composta por duas dimensões: conhecimento (factual; conceitual; procedimental; metacognitivo) e processos cognitivos (lembrar; compreender; aplicar; analisar; avaliar; criar). Analisamos 35 habilidades referentes à unidade temática números do 6o ao 9o ano. Realizamos uma pesquisa qualitativa, tendo a análise documental como estratégia. Para tratamento das habilidades, usamos a análise de conteúdo. As habilidades foram categorizadas em três grupos: Grupo 1, habilidades com dimensões cognitivas unitárias; Grupo 2, habilidades com dimensões cognitivas compostas; Grupo 3, habilidades complexas. No Grupo 1, em relação à redação das habilidades, percebemos algumas características, como excertos longos, presença de muitos verbos (três a quatro em média) e um excesso de detalhes. Depois, as habilidades foram sintetizadas e classificadas nas categorias da Taxonomia Revisada de Bloom e foi observada a ausência de habilidades do tipo de conhecimento metacognitivo e dos processos cognitivos mais complexos (avaliar e criar). As habilidades dos grupos 2 e 3 não passaram por esse processo de sintetização e classificação devido à sua estrutura muito ampla. Em relação à possibilidade de avaliação das habilidades por testes de larga escala de múltipla escolha, constatou-se que apenas habilidades unitárias (Grupo 1) podem ser avaliadas integralmente por esses instrumentos. Isso porque elas exigem a demonstração de uma aprendizagem pontual que pode ser observada na resolução de uma tarefa. As habilidades dos grupos 2 e 3 não se encaixam nesses modelos de avaliações de larga escala. São habilidades mais amplas que englobam mais de um processo cognitivo, por isso, um item de múltipla-escolha não consegue avaliar a totalidade de uma habilidade (o novo SAEB contará com itens de resposta construída, entretanto, ainda não está claro como isso acontecerá). Uma limitação do estudo diz respeito à amostra da pesquisa, porque a análise abarcou apenas as habilidades de Matemática da unidade temática números dos Anos Iniciais. Por fim, sugerimos que outras pesquisas sejam realizadas para analisar as demais unidades temáticas da Matemática, bem como de outras áreas de conhecimento, componentes curriculares e etapas de ensino.The National Common Curricular Base (BNCC) outlines competencies and skills regarded as essential for the development of all basic education students. The general objective of this research was to analyze the Mathematics skills from the Numbers thematic unit, concerning the final years of Elementary School within BNCC, in order to identify those that are capable of being evaluated in large-scale assessment instruments. The specific objectives were: to synthesize Mathematics skills from the BNCC Numbers thematic unit; prepare a glossary of verbs, with meanings focused on the area of Mathematics, based on Bloom's Revised Taxonomy; categorize Mathematics skills based on the domain of cognitive processes and the domain of knowledge from Bloom's Revised Taxonomy; develop items to illustrate possibilities and limitations of large-scale tests to assess the skills analyzed. We use Bloom's Revised Taxonomy as a theoretical framework to analyze skills. It is a cognitive taxonomy composed of two dimensions: knowledge (factual; conceptual; procedural; and metacognitive) and cognitive processes (remember; understand; apply; analyze; evaluate; create), was used. Thirty- five skills concerning the Numbers thematic unit, from 6th to 9th grade, were analyzed. Qualitative research, using documentary analysis as a strategy, was carried out. As for dealing with the skills, content analysis was adopted. The skills were categorized into three groups: Group 1: skills with unitary cognitive dimensions; Group 2: skills with composite cognitive dimensions; Group 3: complex skills. In Group 1, regarding how the skills have been written, some characteristics have been noticed, such as long excerpts, the presence of many verbs (3 to 4, on average), and an excess of details. Then, the skills were synthesized and classified into the categories of Bloom’s Revised Taxonomy, and it was observed the absence of skills of types metacognitive knowledge and more complex cognitive processes (evaluate and create). The skills of groups 2 and 3, due to their very broad structure, did not undergo this synthesis and classification process. As for the possibility of assessing skills through large-scale multiple- choice tests, it was evinced that only unitary skills (Group 1) can be fully assessed when using such instruments. This is so because they require the demonstration of specific learning that can be observed when solving a task. The skills of Groups 2 and 3 do not fit into these large-scale assessment models. They are broader skills that encompass more than one cognitive process, which is why a multiple-choice item cannot assess the entirety of a skill (the new SAEB will be featuring constructed response items, however, it is not yet clear how this will happen). A limitation of the study concerns the research sample. The analysis only comprised Mathematics skills from the Numbers thematic unit in the early years. Lastly, we suggest that further studies be carried out to analyze the other thematic units within Mathematics, as well as other areas of knowledge, curricular components, and teaching stages.Matos, Daniel Abud SeabraMotta, Carlos Eduardo MathiasMatos, Daniel Abud SeabraMotta, Carlos Eduardo MathiasFerreira, Ana CristinaHamdan, Juliana CesárioSoares, José FranciscoGimenes, Nelson Antonio SimãoMol, Solange Maria2024-08-30T20:18:02Z2024-08-30T20:18:02Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMOL, Solange Maria. Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental. 2024. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18457Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-08-30T20:18:06Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18457Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-08-30T20:18:06Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental. |
title |
Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental. |
spellingShingle |
Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental. Mol, Solange Maria Base Nacional Comum Curricular Matemática Avaliação educacional |
title_short |
Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental. |
title_full |
Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental. |
title_fullStr |
Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental. |
title_full_unstemmed |
Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental. |
title_sort |
Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental. |
author |
Mol, Solange Maria |
author_facet |
Mol, Solange Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Matos, Daniel Abud Seabra Motta, Carlos Eduardo Mathias Matos, Daniel Abud Seabra Motta, Carlos Eduardo Mathias Ferreira, Ana Cristina Hamdan, Juliana Cesário Soares, José Francisco Gimenes, Nelson Antonio Simão |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mol, Solange Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Base Nacional Comum Curricular Matemática Avaliação educacional |
topic |
Base Nacional Comum Curricular Matemática Avaliação educacional |
description |
Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-08-30T20:18:02Z 2024-08-30T20:18:02Z 2024 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MOL, Solange Maria. Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental. 2024. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024. https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18457 |
identifier_str_mv |
MOL, Solange Maria. Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental. 2024. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024. |
url |
https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18457 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002831665299456 |