Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mol, Solange Maria
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18457
Resumo: Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
id UFOP_125f33913fbe055a4f74a0c98de9ba56
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/18457
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental.Base Nacional Comum CurricularMatemáticaAvaliação educacionalPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define competências e habilidades consideradas essenciais para o desenvolvimento de todos os estudantes da educação básica. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar as habilidades de Matemática, da unidade temática números, referentes aos Anos Finais do Ensino Fundamental da BNCC, de modo a identificar as que são passíveis de serem avaliadas em instrumentos de avaliação em larga escala. Os objetivos específicos foram: sintetizar habilidades de Matemática da unidade temática números da BNCC; elaborar um glossário de verbos, com significados voltados para a área da Matemática, a partir da Taxonomia Revisada de Bloom; categorizar habilidades de Matemática com base no domínio dos processos cognitivos e no domínio dos conhecimentos da Taxonomia Revisada de Bloom; elaborar itens para ilustrar possibilidades e limitações de testes de larga escala para avaliar as habilidades analisadas. Usamos a Taxonomia Revisada de Bloom como referencial teórico para analisar as habilidades. É uma taxonomia cognitiva composta por duas dimensões: conhecimento (factual; conceitual; procedimental; metacognitivo) e processos cognitivos (lembrar; compreender; aplicar; analisar; avaliar; criar). Analisamos 35 habilidades referentes à unidade temática números do 6o ao 9o ano. Realizamos uma pesquisa qualitativa, tendo a análise documental como estratégia. Para tratamento das habilidades, usamos a análise de conteúdo. As habilidades foram categorizadas em três grupos: Grupo 1, habilidades com dimensões cognitivas unitárias; Grupo 2, habilidades com dimensões cognitivas compostas; Grupo 3, habilidades complexas. No Grupo 1, em relação à redação das habilidades, percebemos algumas características, como excertos longos, presença de muitos verbos (três a quatro em média) e um excesso de detalhes. Depois, as habilidades foram sintetizadas e classificadas nas categorias da Taxonomia Revisada de Bloom e foi observada a ausência de habilidades do tipo de conhecimento metacognitivo e dos processos cognitivos mais complexos (avaliar e criar). As habilidades dos grupos 2 e 3 não passaram por esse processo de sintetização e classificação devido à sua estrutura muito ampla. Em relação à possibilidade de avaliação das habilidades por testes de larga escala de múltipla escolha, constatou-se que apenas habilidades unitárias (Grupo 1) podem ser avaliadas integralmente por esses instrumentos. Isso porque elas exigem a demonstração de uma aprendizagem pontual que pode ser observada na resolução de uma tarefa. As habilidades dos grupos 2 e 3 não se encaixam nesses modelos de avaliações de larga escala. São habilidades mais amplas que englobam mais de um processo cognitivo, por isso, um item de múltipla-escolha não consegue avaliar a totalidade de uma habilidade (o novo SAEB contará com itens de resposta construída, entretanto, ainda não está claro como isso acontecerá). Uma limitação do estudo diz respeito à amostra da pesquisa, porque a análise abarcou apenas as habilidades de Matemática da unidade temática números dos Anos Iniciais. Por fim, sugerimos que outras pesquisas sejam realizadas para analisar as demais unidades temáticas da Matemática, bem como de outras áreas de conhecimento, componentes curriculares e etapas de ensino.The National Common Curricular Base (BNCC) outlines competencies and skills regarded as essential for the development of all basic education students. The general objective of this research was to analyze the Mathematics skills from the Numbers thematic unit, concerning the final years of Elementary School within BNCC, in order to identify those that are capable of being evaluated in large-scale assessment instruments. The specific objectives were: to synthesize Mathematics skills from the BNCC Numbers thematic unit; prepare a glossary of verbs, with meanings focused on the area of Mathematics, based on Bloom's Revised Taxonomy; categorize Mathematics skills based on the domain of cognitive processes and the domain of knowledge from Bloom's Revised Taxonomy; develop items to illustrate possibilities and limitations of large-scale tests to assess the skills analyzed. We use Bloom's Revised Taxonomy as a theoretical framework to analyze skills. It is a cognitive taxonomy composed of two dimensions: knowledge (factual; conceptual; procedural; and metacognitive) and cognitive processes (remember; understand; apply; analyze; evaluate; create), was used. Thirty- five skills concerning the Numbers thematic unit, from 6th to 9th grade, were analyzed. Qualitative research, using documentary analysis as a strategy, was carried out. As for dealing with the skills, content analysis was adopted. The skills were categorized into three groups: Group 1: skills with unitary cognitive dimensions; Group 2: skills with composite cognitive dimensions; Group 3: complex skills. In Group 1, regarding how the skills have been written, some characteristics have been noticed, such as long excerpts, the presence of many verbs (3 to 4, on average), and an excess of details. Then, the skills were synthesized and classified into the categories of Bloom’s Revised Taxonomy, and it was observed the absence of skills of types metacognitive knowledge and more complex cognitive processes (evaluate and create). The skills of groups 2 and 3, due to their very broad structure, did not undergo this synthesis and classification process. As for the possibility of assessing skills through large-scale multiple- choice tests, it was evinced that only unitary skills (Group 1) can be fully assessed when using such instruments. This is so because they require the demonstration of specific learning that can be observed when solving a task. The skills of Groups 2 and 3 do not fit into these large-scale assessment models. They are broader skills that encompass more than one cognitive process, which is why a multiple-choice item cannot assess the entirety of a skill (the new SAEB will be featuring constructed response items, however, it is not yet clear how this will happen). A limitation of the study concerns the research sample. The analysis only comprised Mathematics skills from the Numbers thematic unit in the early years. Lastly, we suggest that further studies be carried out to analyze the other thematic units within Mathematics, as well as other areas of knowledge, curricular components, and teaching stages.Matos, Daniel Abud SeabraMotta, Carlos Eduardo MathiasMatos, Daniel Abud SeabraMotta, Carlos Eduardo MathiasFerreira, Ana CristinaHamdan, Juliana CesárioSoares, José FranciscoGimenes, Nelson Antonio SimãoMol, Solange Maria2024-08-30T20:18:02Z2024-08-30T20:18:02Z2024info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfMOL, Solange Maria. Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental. 2024. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18457Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United Stateshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 18/07/2024 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-08-30T20:18:06Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/18457Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-08-30T20:18:06Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental.
title Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental.
spellingShingle Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental.
Mol, Solange Maria
Base Nacional Comum Curricular
Matemática
Avaliação educacional
title_short Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental.
title_full Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental.
title_fullStr Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental.
title_full_unstemmed Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental.
title_sort Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental.
author Mol, Solange Maria
author_facet Mol, Solange Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Matos, Daniel Abud Seabra
Motta, Carlos Eduardo Mathias
Matos, Daniel Abud Seabra
Motta, Carlos Eduardo Mathias
Ferreira, Ana Cristina
Hamdan, Juliana Cesário
Soares, José Francisco
Gimenes, Nelson Antonio Simão
dc.contributor.author.fl_str_mv Mol, Solange Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Base Nacional Comum Curricular
Matemática
Avaliação educacional
topic Base Nacional Comum Curricular
Matemática
Avaliação educacional
description Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-08-30T20:18:02Z
2024-08-30T20:18:02Z
2024
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MOL, Solange Maria. Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental. 2024. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.
https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18457
identifier_str_mv MOL, Solange Maria. Avaliação de habilidades de matemática da BNCC para os anos finais do ensino fundamental. 2024. 161 f. Tese (Doutorado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2024.
url https://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/18457
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 United States
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002831665299456