Efeitos das adições de Mo+V e Ti+Nb na microestrutura e propriedades mecânicas de um aço C-Mn-Cr multifásico submetido a processamento termomecânico.
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Tese |
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Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3452 |
Resumo: | Foi realizada uma avaliação comparativa da estrutura e propriedades mecânicas de aços CMn-Cr com Mo+V e Ti+Nb submetidos a processamento termomecânico em escala industrial. Inicialmente, foi avaliado o comportamento de um aço C-Mn-V, quatro com adições crescentes de Cr e dois com adições crescentes de Mo, quando submetidos a ciclos térmicos em dilatometria, onde variou-se a temperatura de encharque e a taxa de resfriamento, o que permitiu elaborar os diagramas de transformação em resfriamento contínuo (TRC). Em seguida, esses sete aços foram submetidos a processamento termomecânico em escala piloto. Os resultados obtidos em dilatometria e laminação piloto auxiliaram no desenvolvimento em escala industrial de dois aços com os mesmos níveis de C, Mn e Cr: um com adições de Mo+V e outro com Ti+Nb. Para caracterização dos aços avaliados, tanto em dilatometria como em laminação piloto e industrial, foram realizadas análises via microscopias ótica, eletrônica de varredura e eletrônica de transmissão, além de ensaios de microdureza. Adicionalmente, para os produtos laminados, também foram realizados os ensaios de compressão a quente, tração e de expansão de furo, além de análise estrutural complementar via análise por difração de elétrons retroespalhados (EBSD) para as amostras industriais. Os resultados obtidos via dilatometria e laminação piloto, mostraram que a presença do Cr e Mo aumentaram a temperabilidade do aço C-Mn-V e limitaram a precipitação de compostos de V, chegando a inibir a precipitação nos aços com 0,75% Cr ou 0,50% Mo. Ambos os aços produzidos industrialmente apresentaram características mecânicas e estruturais que os capacitam para aplicações na indústria automotiva que exijam alta resistência mecânica e boa conformabilidade, sendo que o aço com Ti-Nb se enquadrou na classe de 800MPa e o aço com Mo-V na classe de 700MPa. Este resultado superior do aço com Ti-Nb foi devido principalmente ao refinamento do grão final e ao endurecimento por precipitação. |
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Martins, Charles de AbreuGodefroid, Leonardo Barbosa2014-02-06T11:06:31Z2014-02-06T11:06:31Z2013MARTINS, C. de A. Efeitos das adições de Mo+V e Ti+Nb na microestrutura e propriedades mecânicas de um aço C-Mn-Cr multifásico submetido a processamento termomecânico. 2013. 254 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Materiais) – Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, 2013.http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/3452Foi realizada uma avaliação comparativa da estrutura e propriedades mecânicas de aços CMn-Cr com Mo+V e Ti+Nb submetidos a processamento termomecânico em escala industrial. Inicialmente, foi avaliado o comportamento de um aço C-Mn-V, quatro com adições crescentes de Cr e dois com adições crescentes de Mo, quando submetidos a ciclos térmicos em dilatometria, onde variou-se a temperatura de encharque e a taxa de resfriamento, o que permitiu elaborar os diagramas de transformação em resfriamento contínuo (TRC). Em seguida, esses sete aços foram submetidos a processamento termomecânico em escala piloto. Os resultados obtidos em dilatometria e laminação piloto auxiliaram no desenvolvimento em escala industrial de dois aços com os mesmos níveis de C, Mn e Cr: um com adições de Mo+V e outro com Ti+Nb. Para caracterização dos aços avaliados, tanto em dilatometria como em laminação piloto e industrial, foram realizadas análises via microscopias ótica, eletrônica de varredura e eletrônica de transmissão, além de ensaios de microdureza. Adicionalmente, para os produtos laminados, também foram realizados os ensaios de compressão a quente, tração e de expansão de furo, além de análise estrutural complementar via análise por difração de elétrons retroespalhados (EBSD) para as amostras industriais. Os resultados obtidos via dilatometria e laminação piloto, mostraram que a presença do Cr e Mo aumentaram a temperabilidade do aço C-Mn-V e limitaram a precipitação de compostos de V, chegando a inibir a precipitação nos aços com 0,75% Cr ou 0,50% Mo. Ambos os aços produzidos industrialmente apresentaram características mecânicas e estruturais que os capacitam para aplicações na indústria automotiva que exijam alta resistência mecânica e boa conformabilidade, sendo que o aço com Ti-Nb se enquadrou na classe de 800MPa e o aço com Mo-V na classe de 700MPa. Este resultado superior do aço com Ti-Nb foi devido principalmente ao refinamento do grão final e ao endurecimento por precipitação.This work discusses a comparative evaluation of the structure and mechanical properties of CMn- Cr steels with Mo+V and Ti+Nb additions submitted to thermomechanical processing in an industrial rolling mill. Initially, it was evaluated the behavior of one C-Mn-V steel, four with crescent additions of Cr and two with crescent additions of Mo when submitted to thermal cycles by dilatometry, varying soaking temperature and cooling rates, building continuous cooling transformation (CCT) diagrams. Then, these seven steels were submitted to thermomechanical processing in a pilot rolling mill. Results obtained from dilatometry and rolling in pilot scale supported the development in industrial scale of two steels with the same levels of C, Mn and Cr: one with Mo+V and other with Ti+Nb additions. For the characterization of samples submitted to dilatometry and rolling processes, microhardness tests and analyses by optical, scanning electron and transmission electron microscopy were carried out. In addition, for the rolled products, it was also done tensile tests as well as hole expansion and hot compression tests, beyond complementary structural analysis by electron back scatter diffraction (EBSD) for industrial rolled samples. It was demonstrated that Cr and Mo additions increased hardenability of C-Mn-V steel and controlled V compounds precipitation. Both steels developed industrially showed compatible structural and mechanical properties for automotive industry application. While Ti-Nb steel reached performance attending 800MPa class, Mo-V steel attended 700MPa class. This superior performance of Ti-Nb was mainly due to final grain refinement and precipitation hardening.Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Materiais. Rede Temática em Engenharia de Materiais, Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade Federal de Ouro Preto.Precipitação - químicaAço – tratamento térmicoAço - indústriaEfeitos das adições de Mo+V e Ti+Nb na microestrutura e propriedades mecânicas de um aço C-Mn-Cr multifásico submetido a processamento termomecânico.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisAutorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo autor(a), 12/12/2013, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 3.0, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. 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