Análise estrutural de contêineres marítimos utilizados na construção civil.
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13938 https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i2.1068 |
Resumo: | Uma possibilidade para a redução do déficit habitacional ou para a construção de habitações provisórias pode ser a utilização de contêineres marítimos descartados ao fim de sua vida útil na cadeia logística. Pela sua finalidade, os contêineres são estruturas robustas. No entanto, a arquitetura geralmente requer a inclusão de aberturas, a modificação das condições de apoio e o empilhamento dos contêineres, levando a condições de serviço diferentes das originalmente previstas. Este trabalho visa avaliar a influência destas modificações no comportamento estrutural dos contêineres. Para isto foi feita uma análise numérica via Método dos Elementos Finitos no programa comercial SAP2000, considerando aberturas e variações nas condições de apoio sob carregamento oriundo do empilhamento. Os resultados numéricos foram comparados a prescrições de normas brasileiras, e indicaram a viabilidade da utilização dos contêineres na construção civil na maioria das situações. No entanto, a combinação de grandes aberturas e modificações de suas condições de apoio leva a grandes deslocamentos e a elevadas concentrações de tensões, indicando a necessidade da adoção de medidas complementares para assegurar seu bom funcionamento estrutural. |
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Análise estrutural de contêineres marítimos utilizados na construção civil.Structural analysis of shipping containers used in civil construction.Shipping containersNumerical analysisFinite element methodUma possibilidade para a redução do déficit habitacional ou para a construção de habitações provisórias pode ser a utilização de contêineres marítimos descartados ao fim de sua vida útil na cadeia logística. Pela sua finalidade, os contêineres são estruturas robustas. No entanto, a arquitetura geralmente requer a inclusão de aberturas, a modificação das condições de apoio e o empilhamento dos contêineres, levando a condições de serviço diferentes das originalmente previstas. Este trabalho visa avaliar a influência destas modificações no comportamento estrutural dos contêineres. Para isto foi feita uma análise numérica via Método dos Elementos Finitos no programa comercial SAP2000, considerando aberturas e variações nas condições de apoio sob carregamento oriundo do empilhamento. Os resultados numéricos foram comparados a prescrições de normas brasileiras, e indicaram a viabilidade da utilização dos contêineres na construção civil na maioria das situações. No entanto, a combinação de grandes aberturas e modificações de suas condições de apoio leva a grandes deslocamentos e a elevadas concentrações de tensões, indicando a necessidade da adoção de medidas complementares para assegurar seu bom funcionamento estrutural.The use of shipping containers disposed after their utilization in logistics chain may be a possibility to decrease the lack of habitational units or for emergency housing. For their main destination, the containers have usually strong structures but, to be used in edifications, architecture commonly requires openings, support conditions and stacking that modify the original structure service conditions. This work aims to evaluate the influence of these modifications in containers structural behavior. This was carried out numerically by Finite Element Method in commercial software SAP2000, considering different openings layouts and support conditions under loading derived from stacking. The numerical results were compared to Brazilian codes prescriptions and indicated the viability of containers’ utilization in civil construction. However, the combination of large openings and severe support condition modification leads to large displacement and stresses in containers, suggesting the need of reinforcements to assure their structural performance.2021-11-15T14:21:10Z2021-11-15T14:21:10Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSOUZA, F. T. de.; FRANÇA JUNIOR, A. M. de.; SARMANHO, A. M. C. Análise estrutural de contêineres marítimos utilizados na construção civil. Revista Brasileira Multidisciplinar, v. 24, n. 2, p. 7-26, maio. 2021. Disponível em: <https://revistarebram.com/index.php/revistauniara/article/view/1068>. Acesso em: 12 set. 2021.2527-2675http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/13938https://doi.org/10.25061/2527-2675/ReBraM/2021.v24i2.1068A Revista Brasileira Multidisciplinar permite distribuição, remixagem, adaptação e criação a partir da obra, mesmo para fins comerciais, desde que seja atribuído crédito ao autor e que as criações utilizem a mesma licença (CC BY-SA). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2131>. Acesso em: 23 ago. 2021info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Flávio Teixeira deFrança Junior, Adelmo Magalhães deSarmanho, Arlene Maria Cunhaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2021-11-15T14:21:18Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/13938Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332021-11-15T14:21:18Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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