Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jussara Jéssica
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque, Rezende, Ana Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12823
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i2.39653
Resumo: Esta pesquisa de caráter qualitativo se propôs a conhecer os aspectos simbólicos presentes nos “personagens” metaforizados por alunos de graduação ao analisarem seu curso e os outros existentes na Ifes estudada. Como referencial teórico, têm-se as relações entre significado representacional e o discurso como uma prática social (Fairclough, 1992). Os alunos foram convidados a pensar em uma metáfora. Essas metáforas foram interpretadas a partir da abordagem teórica-metodológica da análise de discurso crítica. Como resultados, observou-se sete significados representacionais. A relevância teórica desta pesquisa reside em compreender que cada personagem metaforizado pode representar percepções e estereótipos de poder sobre os cursos e profissões dentro de uma organização.
id UFOP_7d5946b872533fe5322225e80d3226d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12823
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és.Tell me what course you do and I will tell you who you are.PoderSignificado representacionalAnálise de discurso críticaEsta pesquisa de caráter qualitativo se propôs a conhecer os aspectos simbólicos presentes nos “personagens” metaforizados por alunos de graduação ao analisarem seu curso e os outros existentes na Ifes estudada. Como referencial teórico, têm-se as relações entre significado representacional e o discurso como uma prática social (Fairclough, 1992). Os alunos foram convidados a pensar em uma metáfora. Essas metáforas foram interpretadas a partir da abordagem teórica-metodológica da análise de discurso crítica. Como resultados, observou-se sete significados representacionais. A relevância teórica desta pesquisa reside em compreender que cada personagem metaforizado pode representar percepções e estereótipos de poder sobre os cursos e profissões dentro de uma organização.This qualitative research aimed to know the symbolic aspects present in the "characters" metaphorized by undergraduate students when analyzing their course and the others in the studied IFES. As a theoretical reference are the Relations between Representational Meaning and Discourse as a Social Practice (Fairclough, 1992). The students were invited to think of a metaphor. These metaphors were interpreted from the theoretical-methodological approach of Critical Discourse Analysis. As results, we observed seven representational meanings. The theoretical relevance of this research lies in understanding that each metaphorical character can represent perceptions and stereotypes of power over the courses and professions within an organization.2020-10-09T17:20:51Z2020-10-09T17:20:51Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfPEREIRA, J. J.; MARANHÃO, C. M. S. A.; REZENDE, A. F. Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és. Revista Administração em Diálogo - RAD, v. 21, n. 2, p. 164-190, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/rad/article/view/39653>. Acesso em: 27 set. 2020.2178-0080http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12823https://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i2.39653O periódico Revista Administração em Diálogo - RAD permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/907>. Acesso em: 07 out. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Jussara JéssicaMaranhão, Carolina Machado Saraiva de AlbuquerqueRezende, Ana Fláviaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-10-09T17:20:51Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12823Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-10-09T17:20:51Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és.
Tell me what course you do and I will tell you who you are.
title Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és.
spellingShingle Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és.
Pereira, Jussara Jéssica
Poder
Significado representacional
Análise de discurso crítica
title_short Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és.
title_full Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és.
title_fullStr Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és.
title_full_unstemmed Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és.
title_sort Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és.
author Pereira, Jussara Jéssica
author_facet Pereira, Jussara Jéssica
Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Rezende, Ana Flávia
author_role author
author2 Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Rezende, Ana Flávia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jussara Jéssica
Maranhão, Carolina Machado Saraiva de Albuquerque
Rezende, Ana Flávia
dc.subject.por.fl_str_mv Poder
Significado representacional
Análise de discurso crítica
topic Poder
Significado representacional
Análise de discurso crítica
description Esta pesquisa de caráter qualitativo se propôs a conhecer os aspectos simbólicos presentes nos “personagens” metaforizados por alunos de graduação ao analisarem seu curso e os outros existentes na Ifes estudada. Como referencial teórico, têm-se as relações entre significado representacional e o discurso como uma prática social (Fairclough, 1992). Os alunos foram convidados a pensar em uma metáfora. Essas metáforas foram interpretadas a partir da abordagem teórica-metodológica da análise de discurso crítica. Como resultados, observou-se sete significados representacionais. A relevância teórica desta pesquisa reside em compreender que cada personagem metaforizado pode representar percepções e estereótipos de poder sobre os cursos e profissões dentro de uma organização.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-10-09T17:20:51Z
2020-10-09T17:20:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEREIRA, J. J.; MARANHÃO, C. M. S. A.; REZENDE, A. F. Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és. Revista Administração em Diálogo - RAD, v. 21, n. 2, p. 164-190, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/rad/article/view/39653>. Acesso em: 27 set. 2020.
2178-0080
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12823
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i2.39653
identifier_str_mv PEREIRA, J. J.; MARANHÃO, C. M. S. A.; REZENDE, A. F. Diga-me que curso fazes e eu te direi quem és. Revista Administração em Diálogo - RAD, v. 21, n. 2, p. 164-190, maio/ago. 2019. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/rad/article/view/39653>. Acesso em: 27 set. 2020.
2178-0080
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12823
https://doi.org/10.23925/2178-0080.2019v21i2.39653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002814630133760