O movimento messiânico de “Santa Dica” e a ordem redentorista em Goiás (1923-1925).

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes Filho, Robson Rodrigues
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/2432
Resumo: Em 1920, após a suposta ressurreição de uma adolescente 15 anos de idade, iniciou-se no interior de Goiás, em uma pequena fazenda chamada “Monzodó”, o mais importante movimento religioso de caráter messiânico do estado. “Santa Dica”, como ficou conhecida Benedita Cipriano Gomes, dizia conferenciar com anjos, através dos quais curava, profetizava, abençoava, batizava, crismava e até mesmo casava aqueles que a procuravam em seu reduto. Todavia, de acordo com as fontes consultadas, é somente a partir de 1923, com a chegada de algumas importantes personagens no reduto, que o movimento propriamente dito teve seu início, com ritos e organização singulares. Em cerca de dois anos a pequena fazenda Monzodó se tornou um vilarejo conhecido por “Lagoa”, onde a “santa”, segundo relatos, reuniu cerca de 500 seguidores, e onde até 70 mil pessoas a teriam visitado em romaria. No mesmo período, entre 1923 e 1925, a Ordem do Santíssimo Senhor Redentor (Redentoristas), trazida ao estado de Goiás no final do século XIX, lançava através de seu jornal Santuário da Trindade uma verdadeira campanha contra Dica e seus seguidores, chegando ao ponto de exigir constantemente a intervenção policial no reduto onde o movimento ocorria. Tal intervenção aconteceu em outubro de 1925 (o “dia do fogo”), na qual dezenas de pessoas foram mortas ou feridas. A repressão religiosa dos Redentoristas sobre o movimento de “santa Dica” é objeto central da presente dissertação, cuja proposta encerra-se em uma análise histórico-sociológica a partir da utilização de tipologias e conceitos weberianos.
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Todavia, de acordo com as fontes consultadas, é somente a partir de 1923, com a chegada de algumas importantes personagens no reduto, que o movimento propriamente dito teve seu início, com ritos e organização singulares. Em cerca de dois anos a pequena fazenda Monzodó se tornou um vilarejo conhecido por “Lagoa”, onde a “santa”, segundo relatos, reuniu cerca de 500 seguidores, e onde até 70 mil pessoas a teriam visitado em romaria. No mesmo período, entre 1923 e 1925, a Ordem do Santíssimo Senhor Redentor (Redentoristas), trazida ao estado de Goiás no final do século XIX, lançava através de seu jornal Santuário da Trindade uma verdadeira campanha contra Dica e seus seguidores, chegando ao ponto de exigir constantemente a intervenção policial no reduto onde o movimento ocorria. Tal intervenção aconteceu em outubro de 1925 (o “dia do fogo”), na qual dezenas de pessoas foram mortas ou feridas. A repressão religiosa dos Redentoristas sobre o movimento de “santa Dica” é objeto central da presente dissertação, cuja proposta encerra-se em uma análise histórico-sociológica a partir da utilização de tipologias e conceitos weberianos.In 1920, after the supposed resurrection of a girl 15 years old, was initiated in the interior of Goiás, in a little farm called “Monzodó”, the most important religious movement with messianic character of the state. “Saint Dica”, as became known Benedita Cipriano Gomes, the resurrect girl, said to be able to talk with angels, through which she cured, augured, blessed, baptized, made chrisms and even married the people who followed her. However, in accordance with the consulted sources, just since 1923, with the arrival of some important personages in the redoubt, the movement properly said had its beginning, with singular rites and organization. About two years, the little Monzodó became a village, known by “Lagoon”, where the “saint”, according to reports, congregated about 500 followers/inhabitants, and where up to seventy thousand people would have visited it in pilgrimage. In the same period, between 1923 and 1925, the Redemptorists Order, brought to the state of Goiás in the end of century XIX, launched through its periodical Santuário da Trindade a great campaign against Dica and her followers, constantly asking the police intervention in the redoubt where the movement occurred. Such intervention happened in October of 1925 (known as “day of the fire”), in which dozens of people had been killed or wounds. The religious repression of the Redemptorists on the “saint Dica” movement is the central object of the present work, whose proposal consist of a historic-sociological analysis, using weberian concepts and ideal-types.Programa de Pós-Graduação em História. Departamento de História, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.MessianismoRedentoristaCarisma - traço da personalidadeTipologia - teologiaGrupos sociais - GoiásO movimento messiânico de “Santa Dica” e a ordem redentorista em Goiás (1923-1925).info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOPinfo:eu-repo/semantics/openAccessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/2432/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52ORIGINALDISSERTAÇÃO_MovimentoMessiânicoSanta.pdfDISSERTAÇÃO_MovimentoMessiânicoSanta.pdfapplication/pdf943926http://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/2432/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O_MovimentoMessi%c3%a2nicoSanta.pdf27d1e019720a8443fe5188ee5618817eMD51123456789/24322019-03-20 14:24:11.952oai:localhost: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-03-20T18:24:11Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
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