Avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto da Nova Gestão Pública : uma análise do programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Breynner Ricardo de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Pena, Maria Tereza da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11257
http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3697
Resumo: Este artigo analisa as percepções dos professores atendidos pelo Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto em relação às avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os professores e membros da equipe de gestão da escola são os agentes públicos de base que traduzem e implementam as políticas públicas desenhadas no nível estratégico pelos diversos governos. Para o caso do Ideb, compreender como esses sujeitos agem e como pensam é importante a fim de desvendar como as avaliações externas têm sido processadas nas escolas e quais possíveis desdobramentos são ali produzidos. A literatura revela que tal indicador tem promovido mudanças na dinâmica cotidiana escolar e no nível das secretarias de educação, muitas vezes impulsionadas por ações de responsabilização em um contexto de políticas públicas de um estado gerencialista. Nesta pesquisa foram realizadas dezesseis entrevistas em oito escolas públicas com a equipe de gestão nos municípios de Mariana, Ouro Preto, João Monlevade e Itabira (Minas Gerais). A análise revelou que as avaliações externas e o Ideb causam um efeito indução na escola, promovendo a vinculação dos professores em relação ao projeto pedagógico, aumento do número de reuniões pedagógicas e uma preocupação com o planejamento curricular. As entrevistas também revelaram que tais movimentos dependem do perfil das lideranças escolares. O envolvimento das equipes de gestão é um aspecto central para que os profissionais que nelas atuam se comprometam nesse processo. Por outro lado, as entrevistas evidenciaram que o Ideb tornou-se um instrumento regulatório das políticas avaliativas educacionais, voltado para a mensuração de resultados, o que contribui para a geração de um mal estar entre os profissionais e as escolas, revelando práticas sutis e naturalizadas de accountability.
id UFOP_9e2ace82f12088aaccf466b759652138
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11257
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto da Nova Gestão Pública : uma análise do programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação.External evaluations and the Basic Education Development Index in the context of the New Public Management : an analysis of the Programa Escola de Gestores at the Federal University of Ouro Preto from the perspective of the basic agents in education.Política educacionalImplementação de política educacionalEducational politicsBase agentsImplementation of educational policyEste artigo analisa as percepções dos professores atendidos pelo Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto em relação às avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os professores e membros da equipe de gestão da escola são os agentes públicos de base que traduzem e implementam as políticas públicas desenhadas no nível estratégico pelos diversos governos. Para o caso do Ideb, compreender como esses sujeitos agem e como pensam é importante a fim de desvendar como as avaliações externas têm sido processadas nas escolas e quais possíveis desdobramentos são ali produzidos. A literatura revela que tal indicador tem promovido mudanças na dinâmica cotidiana escolar e no nível das secretarias de educação, muitas vezes impulsionadas por ações de responsabilização em um contexto de políticas públicas de um estado gerencialista. Nesta pesquisa foram realizadas dezesseis entrevistas em oito escolas públicas com a equipe de gestão nos municípios de Mariana, Ouro Preto, João Monlevade e Itabira (Minas Gerais). A análise revelou que as avaliações externas e o Ideb causam um efeito indução na escola, promovendo a vinculação dos professores em relação ao projeto pedagógico, aumento do número de reuniões pedagógicas e uma preocupação com o planejamento curricular. As entrevistas também revelaram que tais movimentos dependem do perfil das lideranças escolares. O envolvimento das equipes de gestão é um aspecto central para que os profissionais que nelas atuam se comprometam nesse processo. Por outro lado, as entrevistas evidenciaram que o Ideb tornou-se um instrumento regulatório das políticas avaliativas educacionais, voltado para a mensuração de resultados, o que contribui para a geração de um mal estar entre os profissionais e as escolas, revelando práticas sutis e naturalizadas de accountability.This article analyzes the perceptions of teachers attended by the Programa Escola de Gestores at the Federal University of Ouro Preto in relation to external evaluations and the Index of Basic Education Development (Ideb). Teachers and members of the school management team are the grassroots public agents who translate and implement the public policies designed at the strategic level by the various governments. For Ideb, understanding how these subjects act and how they think is important in order to uncover how external evaluations have been processed in schools and what possible outcomes are produced there. The literature reveals that this indicator has promoted changes in daily school dynamics and at the level of education departments, often driven by accountability actions in a context of public policies of a managerial state. Sixteen interviews were conducted in eight public schools with the management team in the municipalities of Mariana, Ouro Preto, João Monlevade and Itabira (Minas Gerais). The analysis revealed that the external evaluations and Ideb have an inductive effect on the school, promoting the teachers' connection with the pedagogical project, increasing the number of pedagogical meetings and a concern with curricular planning. Interviews also revealed that such movements depend on the profile of school leaders. The involvement of the management teams is a central aspect for the professionals who work in them to commit to this process. On the other hand, the interviews showed that Ideb has become a regulatory instrument for educational evaluation policies, aimed at measuring results, which contributes to the generation of malaise between professionals and schools, revealing subtle and naturalized practices of accountability.2019-05-09T16:09:51Z2019-05-09T16:09:51Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, B. R. de; PENA, M. T. da S. Avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto da Nova Gestão Pública : uma análise do programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 133, p. 1-27, out. 2018. Disponível em: <https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3697>. Acesso em: 13 fev. 2019.1068-2341http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11257http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3697Readers are free to copy, display, and distribute this abstract and the associated article, as long as the work is attributed to the author(s) and EPAA/AAPE, it is distributed for non-commercial purposes only, and no alteration or transformation is made in the work. All other uses must be approved by the author(s) or EPAA/AAPE. Fonte: Education Policy Analysis Archives <https://epaa.asu.edu/ojs/>. Acesso em: 27 mar. 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Breynner Ricardo dePena, Maria Tereza da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-05-09T16:09:51Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11257Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-05-09T16:09:51Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto da Nova Gestão Pública : uma análise do programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação.
External evaluations and the Basic Education Development Index in the context of the New Public Management : an analysis of the Programa Escola de Gestores at the Federal University of Ouro Preto from the perspective of the basic agents in education.
title Avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto da Nova Gestão Pública : uma análise do programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação.
spellingShingle Avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto da Nova Gestão Pública : uma análise do programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação.
Oliveira, Breynner Ricardo de
Política educacional
Implementação de política educacional
Educational politics
Base agents
Implementation of educational policy
title_short Avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto da Nova Gestão Pública : uma análise do programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação.
title_full Avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto da Nova Gestão Pública : uma análise do programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação.
title_fullStr Avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto da Nova Gestão Pública : uma análise do programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação.
title_full_unstemmed Avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto da Nova Gestão Pública : uma análise do programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação.
title_sort Avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto da Nova Gestão Pública : uma análise do programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação.
author Oliveira, Breynner Ricardo de
author_facet Oliveira, Breynner Ricardo de
Pena, Maria Tereza da Silva
author_role author
author2 Pena, Maria Tereza da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Breynner Ricardo de
Pena, Maria Tereza da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Política educacional
Implementação de política educacional
Educational politics
Base agents
Implementation of educational policy
topic Política educacional
Implementação de política educacional
Educational politics
Base agents
Implementation of educational policy
description Este artigo analisa as percepções dos professores atendidos pelo Programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto em relação às avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Os professores e membros da equipe de gestão da escola são os agentes públicos de base que traduzem e implementam as políticas públicas desenhadas no nível estratégico pelos diversos governos. Para o caso do Ideb, compreender como esses sujeitos agem e como pensam é importante a fim de desvendar como as avaliações externas têm sido processadas nas escolas e quais possíveis desdobramentos são ali produzidos. A literatura revela que tal indicador tem promovido mudanças na dinâmica cotidiana escolar e no nível das secretarias de educação, muitas vezes impulsionadas por ações de responsabilização em um contexto de políticas públicas de um estado gerencialista. Nesta pesquisa foram realizadas dezesseis entrevistas em oito escolas públicas com a equipe de gestão nos municípios de Mariana, Ouro Preto, João Monlevade e Itabira (Minas Gerais). A análise revelou que as avaliações externas e o Ideb causam um efeito indução na escola, promovendo a vinculação dos professores em relação ao projeto pedagógico, aumento do número de reuniões pedagógicas e uma preocupação com o planejamento curricular. As entrevistas também revelaram que tais movimentos dependem do perfil das lideranças escolares. O envolvimento das equipes de gestão é um aspecto central para que os profissionais que nelas atuam se comprometam nesse processo. Por outro lado, as entrevistas evidenciaram que o Ideb tornou-se um instrumento regulatório das políticas avaliativas educacionais, voltado para a mensuração de resultados, o que contribui para a geração de um mal estar entre os profissionais e as escolas, revelando práticas sutis e naturalizadas de accountability.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-09T16:09:51Z
2019-05-09T16:09:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, B. R. de; PENA, M. T. da S. Avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto da Nova Gestão Pública : uma análise do programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 133, p. 1-27, out. 2018. Disponível em: <https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3697>. Acesso em: 13 fev. 2019.
1068-2341
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11257
http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3697
identifier_str_mv OLIVEIRA, B. R. de; PENA, M. T. da S. Avaliações externas e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica no contexto da Nova Gestão Pública : uma análise do programa Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto sob a perspectiva dos agentes de base em educação. Arquivos Analíticos de Políticas Educativas, v. 26, n. 133, p. 1-27, out. 2018. Disponível em: <https://epaa.asu.edu/ojs/article/view/3697>. Acesso em: 13 fev. 2019.
1068-2341
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11257
http://dx.doi.org/10.14507/epaa.26.3697
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002827781373952