Transição no ensino fundamental : a perspectiva de gestores, professores e alunos.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
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Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16904 |
Resumo: | Programa de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto. |
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Transição no ensino fundamental : a perspectiva de gestores, professores e alunos.Ensino fundamentalAdaptação escolarRendimento escolarPrograma de Pós-Graduação em Educação. Departamento de Educação, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto.A presente pesquisa investigou a transição escolar dos anos iniciais aos anos finais do ensino fundamental. A investigação partiu do pressuposto, verificado na literatura sobre o tema, que, nesse momento de transição, diversos fatores se articulam e ocasionam dificuldades significativas para o itinerário escolar dos alunos e, consequentemente, influenciam o desempenho e a adaptação escolares dessas crianças e desses adolescentes. O objetivo geral da pesquisa foi compreender, sob a ótica de gestores, professores e alunos, o efeito da transição escolar dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental nos processos de escolarização dos alunos em duas instituições públicas que atendiam ao ensino fundamental localizadas nos municípios de Mariana-MG e Ouro Preto-MG. Para isso, foram adotados os seguintes objetivos específicos: 1) realizar, a partir da revisão bibliográfica, um levantamento de fatores que poderiam dificultar e/ou afetar a transição dos alunos para os anos finais do ensino fundamental, cotejando-os aos resultados da pesquisa; 2) identificar as percepções dos indivíduos sobre as dificuldades escolares mais significativas para o processo educacional dos alunos decorrentes da transição dos anos iniciais para os anos finais do ensino fundamental; 3) verificar, nas escolas investigadas, aspectos que poderiam minimizar os impactos da transição dos alunos para os anos finais. Diante disso, para fundamentar a investigação foi utilizada a literatura produzida sobre transição no ensino fundamental, além de pesquisa em documentos curriculares. Com um desenho metodológico qualitativo, a geração de dados envolveu a aplicação de questionários a alunos e professores e entrevistas semiestruturadas com gestoras e pedagogas do 6o ano do ensino fundamental em duas escolas da rede pública de Ouro Preto- MG e Mariana-MG. Os principais resultados indicam que a dificuldade de adaptação discente se configurava, no 6o ano, como a mais importante dificuldade escolar. Concomitante a isso, observou-se que os alunos não estavam sendo educacionalmente preparados para lidar com as mudanças organizacionais e pedagógicas exigidas nessa nova etapa de escolarização. Dessa forma, observamos que, embora tivessem sido identificados alguns esforços das escolas para amenizar as dificuldades escolares vivenciadas pelos alunos no momento dessa transição escolar, eles eram fragmentados e, nem sempre, intencionais. Em suma, não se verificou, nas escolas analisadas, uma densa problematização desse processo, nem ações sistematizadas para tratá-lo, o que o torna praticamente invisibilizado nas discussões educacionais.This study aims to investigate the school transition from the initial to the final years of elementary school. This investigation originated from the hypothesis, verified on the literature that discusses this theme, that, in this moment of transition, many factors articulate and cause significative difficulties for the school itinerary and, consequently, have an influence on the performance and adaptation of the children and adolescents. The general objective of this research was to understand, under the perspective of the managers, teachers and students, the effect of school transition from the initial years to the final years of elementary school in the processes of schooling of students in two public institutions that offered elementary school located on the cities of Mariana-MG and Ouro Preto – MG. For that purpose, the following specific objectives were adopted: 1) to identify and gather the factors that may hinder and/or affect the transition of the students to the final years of elementary school, comparing those to the results of the research; 2) to identify the perceptions of the individuals on the school difficulties most significant to the educational process of the students, during the period of transition between the initial and the final years of elementary school; 3) to verify, in the investigated schools, the aspects that could minimize the impacts of the transition on the students in the final years. To that end, the investigation was based on the literature produced about the transition in elementary school, besides some research on curricular documents. With a qualitative methodological design, the generation of data involved the application of questionnaires to students and teachers through semi structured interviews with managers and pedagogues of the 6th year of elementary school in two public schools of Ouro Preto-MG and Mariana– MG. The main results indicate that the difficulty of adaptation of the students was configured, on the 6th year, as the greatest school difficulty. Parallel to that, it was observed that the students weren’t being prepared to deal with the organizational and pedagogical changes demanded in this new phase of schooling. This way, it was observed that, although some efforts to diminish these difficulties were identified, they were fractioned and, at times, not intentional. In sum, it was identified that, in the analyzed schools, a dense problematization of this process was not found, nor systematized actions to treat it, which causes it to be practically invisible to educational discussions.Nogueira, Marlice de Oliveira eNogueira, Marlice de Oliveira eSilva, Luciano Campos daFalsarella, Ana MariaReis, Ludimila Maria da Silva2023-07-07T17:08:50Z2023-07-07T17:08:50Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfREIS, Ludimila Maria da Silva. Transição no ensino funtamental : A perspectiva de gestores, professores e alunos. 2023. 242 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal de Ouro Preto, Mariana, 2023.http://www.repositorio.ufop.br/jspui/handle/123456789/16904ark:/61566/0013000001k0hhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/Autorização concedida ao Repositório Institucional da UFOP pelo(a) autor(a) em 21/06/2023 com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que sejam citados o autor e o licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-10T14:16:55Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/16904Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-10T14:16:55Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
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