Formação crítica de professores : por um ensino de línguas socialmente responsável.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mattos, Andréa Machado de Almeida
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Jucá, Leina Cláudia Viana, Jorge, Míriam Lúcia dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12643
https://doi.org/10.12957/pr.2019.38666
Resumo: Neste trabalho, objetivamos apresentar resultados de pesquisas e propostas de atuação de integrantes do Núcleo Parceiro de Belo Horizonte e Região, filiado ao Projeto Nacional de Formação de Professores nas Teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos, coordenado pela Profa. Dra. Walkyria Monte Mór e pelo Prof. Dr. Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Primeiramente faremos uma rápida retrospectiva da área de formação de professores e discutiremos questões voltadas para o ensino crítico de línguas, já que este tem sido o foco das pesquisas realizadas pelo núcleo. Depois, serão discutidos trabalhos realizados por membros do núcleo envolvendo a formação inicial de professores, a formação continuada e o ensino de línguas dentro da perspectiva da educação para as relações étnico-raciais, buscando desenvolver um senso de responsabilidade em relação a questões críticas em nossa sociedade atual. Nos três casos, as pesquisas e propostas foram sempre realizadas dentro da perspectiva crítica para o ensino de línguas, perspectiva essa adotada pelo Projeto Nacional. Por fim, concluímos o texto argumentando que os programas de formação de professores precisam criar espaços para os professores repensarem suas práticas e desenvolverem novas atitudes e perspectivas que lhes permitam atuar criticamente pela construção de sociedades menos injustas e menos desiguais.
id UFOP_b3643f58363f0bd58c163cb63792499d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/12643
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Formação crítica de professores : por um ensino de línguas socialmente responsável.Critical teacher education : on socially responsible language teaching.Justiça socialNeste trabalho, objetivamos apresentar resultados de pesquisas e propostas de atuação de integrantes do Núcleo Parceiro de Belo Horizonte e Região, filiado ao Projeto Nacional de Formação de Professores nas Teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos, coordenado pela Profa. Dra. Walkyria Monte Mór e pelo Prof. Dr. Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Primeiramente faremos uma rápida retrospectiva da área de formação de professores e discutiremos questões voltadas para o ensino crítico de línguas, já que este tem sido o foco das pesquisas realizadas pelo núcleo. Depois, serão discutidos trabalhos realizados por membros do núcleo envolvendo a formação inicial de professores, a formação continuada e o ensino de línguas dentro da perspectiva da educação para as relações étnico-raciais, buscando desenvolver um senso de responsabilidade em relação a questões críticas em nossa sociedade atual. Nos três casos, as pesquisas e propostas foram sempre realizadas dentro da perspectiva crítica para o ensino de línguas, perspectiva essa adotada pelo Projeto Nacional. Por fim, concluímos o texto argumentando que os programas de formação de professores precisam criar espaços para os professores repensarem suas práticas e desenvolverem novas atitudes e perspectivas que lhes permitam atuar criticamente pela construção de sociedades menos injustas e menos desiguais.In this paper, we aim to present research results and proposals for practice put forward by members of the Partner Nucleus of Belo Horizonte and Region, affiliated to the National Project for Teacher Development in the Theories of New Literacies and Multiliteracies, coordinated by Prof. Walkyria Monte Mór and Prof. Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. First, we will do a quick retrospective of the area of teacher education and discuss issues related to critical language teaching, since these have been the focus of the research carried out by the nucleus. Then we will discuss research and practices carried out by core members involving pre-service teacher education, inservice teacher education and language teaching from the perspective of education for ethnic-racial relations, seeking to develop a sense of responsibility for critical issues in our society. In all three cases, research and proposals were always carried out within the critical perspective for language teaching, a perspective adopted by the National Project. Finally, we conclude the text by arguing that teacher development programs need to create spaces for teachers to rethink their practices and develop new attitudes and perspectives that enable them to act critically by building less unjust and less unequal societies.2020-08-24T19:16:31Z2020-08-24T19:16:31Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfMATTOS, A. M. A.; JUCÁ, L. C. V.; JORGE, M. L. S. Formação crítica de professores: por um ensino de línguas socialmente responsável. Pensares em Revista, São Gonçalo, v. 15, p. 64-91, maio 2019. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/38666>. Acesso em: 03 jul. 2020.2317-2215http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12643https://doi.org/10.12957/pr.2019.38666O periódico Pensares em Revista permite o depósito das versões pré-print e pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais, desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/930>. Acesso em: 21 ago. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessMattos, Andréa Machado de AlmeidaJucá, Leina Cláudia VianaJorge, Míriam Lúcia dos Santosporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2020-08-24T19:16:31Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12643Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332020-08-24T19:16:31Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação crítica de professores : por um ensino de línguas socialmente responsável.
Critical teacher education : on socially responsible language teaching.
title Formação crítica de professores : por um ensino de línguas socialmente responsável.
spellingShingle Formação crítica de professores : por um ensino de línguas socialmente responsável.
Mattos, Andréa Machado de Almeida
Justiça social
title_short Formação crítica de professores : por um ensino de línguas socialmente responsável.
title_full Formação crítica de professores : por um ensino de línguas socialmente responsável.
title_fullStr Formação crítica de professores : por um ensino de línguas socialmente responsável.
title_full_unstemmed Formação crítica de professores : por um ensino de línguas socialmente responsável.
title_sort Formação crítica de professores : por um ensino de línguas socialmente responsável.
author Mattos, Andréa Machado de Almeida
author_facet Mattos, Andréa Machado de Almeida
Jucá, Leina Cláudia Viana
Jorge, Míriam Lúcia dos Santos
author_role author
author2 Jucá, Leina Cláudia Viana
Jorge, Míriam Lúcia dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mattos, Andréa Machado de Almeida
Jucá, Leina Cláudia Viana
Jorge, Míriam Lúcia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Justiça social
topic Justiça social
description Neste trabalho, objetivamos apresentar resultados de pesquisas e propostas de atuação de integrantes do Núcleo Parceiro de Belo Horizonte e Região, filiado ao Projeto Nacional de Formação de Professores nas Teorias dos Novos Letramentos e Multiletramentos, coordenado pela Profa. Dra. Walkyria Monte Mór e pelo Prof. Dr. Lynn Mario Trindade Menezes de Souza. Primeiramente faremos uma rápida retrospectiva da área de formação de professores e discutiremos questões voltadas para o ensino crítico de línguas, já que este tem sido o foco das pesquisas realizadas pelo núcleo. Depois, serão discutidos trabalhos realizados por membros do núcleo envolvendo a formação inicial de professores, a formação continuada e o ensino de línguas dentro da perspectiva da educação para as relações étnico-raciais, buscando desenvolver um senso de responsabilidade em relação a questões críticas em nossa sociedade atual. Nos três casos, as pesquisas e propostas foram sempre realizadas dentro da perspectiva crítica para o ensino de línguas, perspectiva essa adotada pelo Projeto Nacional. Por fim, concluímos o texto argumentando que os programas de formação de professores precisam criar espaços para os professores repensarem suas práticas e desenvolverem novas atitudes e perspectivas que lhes permitam atuar criticamente pela construção de sociedades menos injustas e menos desiguais.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2020-08-24T19:16:31Z
2020-08-24T19:16:31Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv MATTOS, A. M. A.; JUCÁ, L. C. V.; JORGE, M. L. S. Formação crítica de professores: por um ensino de línguas socialmente responsável. Pensares em Revista, São Gonçalo, v. 15, p. 64-91, maio 2019. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/38666>. Acesso em: 03 jul. 2020.
2317-2215
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12643
https://doi.org/10.12957/pr.2019.38666
identifier_str_mv MATTOS, A. M. A.; JUCÁ, L. C. V.; JORGE, M. L. S. Formação crítica de professores: por um ensino de línguas socialmente responsável. Pensares em Revista, São Gonçalo, v. 15, p. 64-91, maio 2019. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/38666>. Acesso em: 03 jul. 2020.
2317-2215
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12643
https://doi.org/10.12957/pr.2019.38666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002847637209088