Formação de professores na modalidade a distância : uma análise da atuação da equipe polidocente no programa escola de gestores.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12442 http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p228-244 |
Resumo: | Este artigo explicita e analisa as estratégias desenvolvidas pela equipe polidocente do Programa Nacional Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto voltada para a formação dos gestores educacionais de Minas Gerais. A equipe polidocente na universidade participou ativamente do processo formativo e construiu um conjunto de estratégias voltadas para a promoção da interação, do letramento e da formação no ambiente virtual. Ao compreender as especificidades dos cursistas, suas demandas e realidades, é possível afirmar que, a partir do desenho pedagógico adotado, as ações empreendidas pela equipe mobilizaram os saberes dos cursistasgestores e, valorizadas as experiências desses sujeitos, contribuíram para que as intervenções realizadas nas escolas fossem significativas. |
id |
UFOP_c3f13e0768550b3952de0d9050411cc7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/12442 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Formação de professores na modalidade a distância : uma análise da atuação da equipe polidocente no programa escola de gestores.Teacher training in distance education : an analysis of the role performed by the politeaching team in the programa escola de gestores.PolidocênciaEducação a distânciaEste artigo explicita e analisa as estratégias desenvolvidas pela equipe polidocente do Programa Nacional Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto voltada para a formação dos gestores educacionais de Minas Gerais. A equipe polidocente na universidade participou ativamente do processo formativo e construiu um conjunto de estratégias voltadas para a promoção da interação, do letramento e da formação no ambiente virtual. Ao compreender as especificidades dos cursistas, suas demandas e realidades, é possível afirmar que, a partir do desenho pedagógico adotado, as ações empreendidas pela equipe mobilizaram os saberes dos cursistasgestores e, valorizadas as experiências desses sujeitos, contribuíram para que as intervenções realizadas nas escolas fossem significativas.This article explores and analyzes the strategies developed by the politeaching team of the Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica (PNEG) at the Federal University of Ouro Preto. The politeaching team at the university actively participated in the training process and built a set of strategies aimed at promoting interaction, literacy and training in the virtual platform. By understanding the specificities of the students, their demands and realities, it is possible to affirm that, based on the pedagogical design adopted, the actions undertaken by the team mobilized the knowledge of the trainee-managers and, valuing their experience, contributed to the significative interventions performed in the schools attended.2020-07-09T16:47:52Z2020-07-09T16:47:52Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, B. R. et al. Formação de professores na modalidade a distância: uma análise da atuação da equipe polidocente no programa escola de gestores. Debates em Educação, v. 11, n. 24, p. 228-244, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7022>. Acesso em: 18 junho 2020.2175-6600http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12442http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p228-244O periódico Debates em Educação permite o depósito da versão pós-print de um artigo. Permite remixagem, adaptação e nova criação a partir da obra para fins não comerciais desde que seja atribuído o crédito ao autor (CC BY-NC). Fonte: Diadorim <https://diadorim.ibict.br/handle/1/2512>. Acesso em: 09 jul. 2020.info:eu-repo/semantics/openAccessOliveira, Breynner Ricardo deCoelho, Jianne Ines FialhoCampos, Magna das GraçasFlausino, Camila Carolinaporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T03:05:53Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/12442Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T03:05:53Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação de professores na modalidade a distância : uma análise da atuação da equipe polidocente no programa escola de gestores. Teacher training in distance education : an analysis of the role performed by the politeaching team in the programa escola de gestores. |
title |
Formação de professores na modalidade a distância : uma análise da atuação da equipe polidocente no programa escola de gestores. |
spellingShingle |
Formação de professores na modalidade a distância : uma análise da atuação da equipe polidocente no programa escola de gestores. Oliveira, Breynner Ricardo de Polidocência Educação a distância |
title_short |
Formação de professores na modalidade a distância : uma análise da atuação da equipe polidocente no programa escola de gestores. |
title_full |
Formação de professores na modalidade a distância : uma análise da atuação da equipe polidocente no programa escola de gestores. |
title_fullStr |
Formação de professores na modalidade a distância : uma análise da atuação da equipe polidocente no programa escola de gestores. |
title_full_unstemmed |
Formação de professores na modalidade a distância : uma análise da atuação da equipe polidocente no programa escola de gestores. |
title_sort |
Formação de professores na modalidade a distância : uma análise da atuação da equipe polidocente no programa escola de gestores. |
author |
Oliveira, Breynner Ricardo de |
author_facet |
Oliveira, Breynner Ricardo de Coelho, Jianne Ines Fialho Campos, Magna das Graças Flausino, Camila Carolina |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Jianne Ines Fialho Campos, Magna das Graças Flausino, Camila Carolina |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Breynner Ricardo de Coelho, Jianne Ines Fialho Campos, Magna das Graças Flausino, Camila Carolina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Polidocência Educação a distância |
topic |
Polidocência Educação a distância |
description |
Este artigo explicita e analisa as estratégias desenvolvidas pela equipe polidocente do Programa Nacional Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto voltada para a formação dos gestores educacionais de Minas Gerais. A equipe polidocente na universidade participou ativamente do processo formativo e construiu um conjunto de estratégias voltadas para a promoção da interação, do letramento e da formação no ambiente virtual. Ao compreender as especificidades dos cursistas, suas demandas e realidades, é possível afirmar que, a partir do desenho pedagógico adotado, as ações empreendidas pela equipe mobilizaram os saberes dos cursistasgestores e, valorizadas as experiências desses sujeitos, contribuíram para que as intervenções realizadas nas escolas fossem significativas. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-07-09T16:47:52Z 2020-07-09T16:47:52Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, B. R. et al. Formação de professores na modalidade a distância: uma análise da atuação da equipe polidocente no programa escola de gestores. Debates em Educação, v. 11, n. 24, p. 228-244, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7022>. Acesso em: 18 junho 2020. 2175-6600 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12442 http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p228-244 |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, B. R. et al. Formação de professores na modalidade a distância: uma análise da atuação da equipe polidocente no programa escola de gestores. Debates em Educação, v. 11, n. 24, p. 228-244, maio/ago. 2019. Disponível em: <http://www.seer.ufal.br/index.php/debateseducacao/article/view/7022>. Acesso em: 18 junho 2020. 2175-6600 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/12442 http://dx.doi.org/10.28998/2175-6600.2019v11n24p228-244 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1823329461627518976 |