Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Célia Maria Fernandes
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Araújo, Regina Magna Bonifácio de, Perucci, Leidelaine Sergio, Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
dARK ID: ark:/61566/001300000gtqt
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11549
http://dx.doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5613
Resumo: Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em identificar e analisar os programas institucionais de formação continuada para os professores universitários nas Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras (federais e estaduais). Propomos a identificação e análise desses programas por meio de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir da consulta nas páginas eletrônicas das instituições. Os resultados nos permitem afirmar que a docência universitária na perspectiva de programas institucionais é bem recente e os investimentos, ainda, são poucos. Muitas instituições não possuem um programa específico, porém promovem ações formativas tais como seminários, encontros, palestras etc. Percebemos que a docência universitária desenvolvida nas IES possui diversos enfoques que podem servir de subsídios para se pensar a construção de políticas de formação continuada para professores que atuam com esse segmento de ensino assim como orientar o desenvolvimento de novos estudos e discussões sobre a temática no meio acadêmico.
id UFOP_c5b48610326df608eee141a15a951e71
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11549
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.Formação docenteFormação continuadaProgramas de formaçãoTeacher trainingContinuing educationEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em identificar e analisar os programas institucionais de formação continuada para os professores universitários nas Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras (federais e estaduais). Propomos a identificação e análise desses programas por meio de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir da consulta nas páginas eletrônicas das instituições. Os resultados nos permitem afirmar que a docência universitária na perspectiva de programas institucionais é bem recente e os investimentos, ainda, são poucos. Muitas instituições não possuem um programa específico, porém promovem ações formativas tais como seminários, encontros, palestras etc. Percebemos que a docência universitária desenvolvida nas IES possui diversos enfoques que podem servir de subsídios para se pensar a construção de políticas de formação continuada para professores que atuam com esse segmento de ensino assim como orientar o desenvolvimento de novos estudos e discussões sobre a temática no meio acadêmico.This article presents the results of a research whose objective was to identify and analyze institutional programs of continuing education for university professors in Brazilian public higher education institutions (federal and state). We propose the identification and analysis of these programs by means of qualitative research, of the descriptive type. Data were collected from the consultation on the institutions’ electronic pages. The results allow us to affirm that university teaching in the perspective of institutional programs is very recent and investments are still few. Many institutions do not have a specific program, but they promote training activities such as seminars, meetings, lectures, etc. We realize that university teaching developed in universities has several approaches that can serve as subsidies to think about the construction of policies of continuing education for teachers working in this segment of education as well as guide the development of new studies and discussions on the subject in the environment academic.2019-06-17T14:43:32Z2019-06-17T14:43:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNUNES, C. M. F. et al. Docência universitária: um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5613>. Acesso em: 19 mar. 2019.2525-703Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11549http://dx.doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5613ark:/61566/001300000gtqtA Revista de Estudos Aplicados em Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim. <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1743>. Acesso em: 16 abr 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Célia Maria FernandesAraújo, Regina Magna Bonifácio dePerucci, Leidelaine SergioGomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinhoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T05:30:43Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11549Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T05:30:43Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.
title Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.
spellingShingle Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.
Nunes, Célia Maria Fernandes
Formação docente
Formação continuada
Programas de formação
Teacher training
Continuing education
title_short Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.
title_full Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.
title_fullStr Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.
title_full_unstemmed Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.
title_sort Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.
author Nunes, Célia Maria Fernandes
author_facet Nunes, Célia Maria Fernandes
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Perucci, Leidelaine Sergio
Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
author_role author
author2 Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Perucci, Leidelaine Sergio
Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Nunes, Célia Maria Fernandes
Araújo, Regina Magna Bonifácio de
Perucci, Leidelaine Sergio
Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho
dc.subject.por.fl_str_mv Formação docente
Formação continuada
Programas de formação
Teacher training
Continuing education
topic Formação docente
Formação continuada
Programas de formação
Teacher training
Continuing education
description Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em identificar e analisar os programas institucionais de formação continuada para os professores universitários nas Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras (federais e estaduais). Propomos a identificação e análise desses programas por meio de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir da consulta nas páginas eletrônicas das instituições. Os resultados nos permitem afirmar que a docência universitária na perspectiva de programas institucionais é bem recente e os investimentos, ainda, são poucos. Muitas instituições não possuem um programa específico, porém promovem ações formativas tais como seminários, encontros, palestras etc. Percebemos que a docência universitária desenvolvida nas IES possui diversos enfoques que podem servir de subsídios para se pensar a construção de políticas de formação continuada para professores que atuam com esse segmento de ensino assim como orientar o desenvolvimento de novos estudos e discussões sobre a temática no meio acadêmico.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-06-17T14:43:32Z
2019-06-17T14:43:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv NUNES, C. M. F. et al. Docência universitária: um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5613>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2525-703X
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11549
http://dx.doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5613
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/61566/001300000gtqt
identifier_str_mv NUNES, C. M. F. et al. Docência universitária: um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5613>. Acesso em: 19 mar. 2019.
2525-703X
ark:/61566/001300000gtqt
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11549
http://dx.doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5613
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1817705804866781184