Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
dARK ID: | ark:/61566/001300000gtqt |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11549 http://dx.doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5613 |
Resumo: | Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em identificar e analisar os programas institucionais de formação continuada para os professores universitários nas Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras (federais e estaduais). Propomos a identificação e análise desses programas por meio de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir da consulta nas páginas eletrônicas das instituições. Os resultados nos permitem afirmar que a docência universitária na perspectiva de programas institucionais é bem recente e os investimentos, ainda, são poucos. Muitas instituições não possuem um programa específico, porém promovem ações formativas tais como seminários, encontros, palestras etc. Percebemos que a docência universitária desenvolvida nas IES possui diversos enfoques que podem servir de subsídios para se pensar a construção de políticas de formação continuada para professores que atuam com esse segmento de ensino assim como orientar o desenvolvimento de novos estudos e discussões sobre a temática no meio acadêmico. |
id |
UFOP_c5b48610326df608eee141a15a951e71 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/11549 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras.Formação docenteFormação continuadaProgramas de formaçãoTeacher trainingContinuing educationEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em identificar e analisar os programas institucionais de formação continuada para os professores universitários nas Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras (federais e estaduais). Propomos a identificação e análise desses programas por meio de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir da consulta nas páginas eletrônicas das instituições. Os resultados nos permitem afirmar que a docência universitária na perspectiva de programas institucionais é bem recente e os investimentos, ainda, são poucos. Muitas instituições não possuem um programa específico, porém promovem ações formativas tais como seminários, encontros, palestras etc. Percebemos que a docência universitária desenvolvida nas IES possui diversos enfoques que podem servir de subsídios para se pensar a construção de políticas de formação continuada para professores que atuam com esse segmento de ensino assim como orientar o desenvolvimento de novos estudos e discussões sobre a temática no meio acadêmico.This article presents the results of a research whose objective was to identify and analyze institutional programs of continuing education for university professors in Brazilian public higher education institutions (federal and state). We propose the identification and analysis of these programs by means of qualitative research, of the descriptive type. Data were collected from the consultation on the institutions’ electronic pages. The results allow us to affirm that university teaching in the perspective of institutional programs is very recent and investments are still few. Many institutions do not have a specific program, but they promote training activities such as seminars, meetings, lectures, etc. We realize that university teaching developed in universities has several approaches that can serve as subsidies to think about the construction of policies of continuing education for teachers working in this segment of education as well as guide the development of new studies and discussions on the subject in the environment academic.2019-06-17T14:43:32Z2019-06-17T14:43:32Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfNUNES, C. M. F. et al. Docência universitária: um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5613>. Acesso em: 19 mar. 2019.2525-703Xhttp://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11549http://dx.doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5613ark:/61566/001300000gtqtA Revista de Estudos Aplicados em Educação permite cópia e distribuição dos artigos para fins não comerciais. Fonte: Diadorim. <http://diadorim.ibict.br/handle/1/1743>. Acesso em: 16 abr 2019.info:eu-repo/semantics/openAccessNunes, Célia Maria FernandesAraújo, Regina Magna Bonifácio dePerucci, Leidelaine SergioGomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinhoporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2024-11-11T05:30:43Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11549Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332024-11-11T05:30:43Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. |
title |
Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. |
spellingShingle |
Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. Nunes, Célia Maria Fernandes Formação docente Formação continuada Programas de formação Teacher training Continuing education |
title_short |
Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. |
title_full |
Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. |
title_fullStr |
Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. |
title_full_unstemmed |
Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. |
title_sort |
Docência universitária : um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. |
author |
Nunes, Célia Maria Fernandes |
author_facet |
Nunes, Célia Maria Fernandes Araújo, Regina Magna Bonifácio de Perucci, Leidelaine Sergio Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho |
author_role |
author |
author2 |
Araújo, Regina Magna Bonifácio de Perucci, Leidelaine Sergio Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Nunes, Célia Maria Fernandes Araújo, Regina Magna Bonifácio de Perucci, Leidelaine Sergio Gomes, Valdete Aparecida Fernandes Moutinho |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação docente Formação continuada Programas de formação Teacher training Continuing education |
topic |
Formação docente Formação continuada Programas de formação Teacher training Continuing education |
description |
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo consistiu em identificar e analisar os programas institucionais de formação continuada para os professores universitários nas Instituições de Ensino Superior públicas brasileiras (federais e estaduais). Propomos a identificação e análise desses programas por meio de uma investigação de abordagem qualitativa, do tipo descritiva. Os dados foram coletados a partir da consulta nas páginas eletrônicas das instituições. Os resultados nos permitem afirmar que a docência universitária na perspectiva de programas institucionais é bem recente e os investimentos, ainda, são poucos. Muitas instituições não possuem um programa específico, porém promovem ações formativas tais como seminários, encontros, palestras etc. Percebemos que a docência universitária desenvolvida nas IES possui diversos enfoques que podem servir de subsídios para se pensar a construção de políticas de formação continuada para professores que atuam com esse segmento de ensino assim como orientar o desenvolvimento de novos estudos e discussões sobre a temática no meio acadêmico. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-06-17T14:43:32Z 2019-06-17T14:43:32Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
NUNES, C. M. F. et al. Docência universitária: um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5613>. Acesso em: 19 mar. 2019. 2525-703X http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11549 http://dx.doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5613 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/61566/001300000gtqt |
identifier_str_mv |
NUNES, C. M. F. et al. Docência universitária: um balanço dos programas institucionais de formação de professores das IES públicas brasileiras. REAe - Revista de Estudos Aplicados em Educação, v. 3, n. 6, jul./dez. 2018. Disponível em: <http://seer.uscs.edu.br/index.php/revista_estudos_aplicados/article/view/5613>. Acesso em: 19 mar. 2019. 2525-703X ark:/61566/001300000gtqt |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11549 http://dx.doi.org/10.13037/rea-e.vol3n6.5613 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1817705804866781184 |