Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Breynner Ricardo de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Coelho, Jianne Ines Fialho
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11259
http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Breynner1103.pdf
Resumo: Este artigo analisa como a formação ofertada pelo Programa Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) influenciou a prática de uma gestora de uma escola municipal em um dos polos de formação e em que medida foi relevante para a democratização da gestão da escola. Para tal, a entrevista narrativa proposta por Jovchelovitch & Bauer (2002) foi a estratégia adotada para a obtenção dos dados. A narração da experiência, segundo a autora, é o modo como o docente integra sua teoria e prática de ensino, aproximando-se do seu cotidiano. A análise se deu a partir das seguintes categorias: (1) gestão democrática; (2) o trabalho do gestor e (3) a formação no Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. A análise da narrativa permite concluir que o PNEG contribuiu positivamente para o exercício da função e que o processo de democratização vem ganhando força e espaço.
id UFOP_c99c84496ea054d3f359fea95003e0b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/11259
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.Este artigo analisa como a formação ofertada pelo Programa Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) influenciou a prática de uma gestora de uma escola municipal em um dos polos de formação e em que medida foi relevante para a democratização da gestão da escola. Para tal, a entrevista narrativa proposta por Jovchelovitch & Bauer (2002) foi a estratégia adotada para a obtenção dos dados. A narração da experiência, segundo a autora, é o modo como o docente integra sua teoria e prática de ensino, aproximando-se do seu cotidiano. A análise se deu a partir das seguintes categorias: (1) gestão democrática; (2) o trabalho do gestor e (3) a formação no Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. A análise da narrativa permite concluir que o PNEG contribuiu positivamente para o exercício da função e que o processo de democratização vem ganhando força e espaço.2019-05-09T16:17:45Z2019-05-09T16:17:45Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, B. R. de; COELHO, J. I. F. Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Vozes dos Vales, v. 13, p. 1-25, maio 2018. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Breynner1103.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2019.2238-6424http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11259http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Breynner1103.pdfOliveira, Breynner Ricardo deCoelho, Jianne Ines Fialhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-05-09T16:17:45Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11259Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-05-09T16:17:45Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.
title Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.
spellingShingle Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.
Oliveira, Breynner Ricardo de
title_short Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.
title_full Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.
title_fullStr Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.
title_full_unstemmed Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.
title_sort Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.
author Oliveira, Breynner Ricardo de
author_facet Oliveira, Breynner Ricardo de
Coelho, Jianne Ines Fialho
author_role author
author2 Coelho, Jianne Ines Fialho
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Breynner Ricardo de
Coelho, Jianne Ines Fialho
description Este artigo analisa como a formação ofertada pelo Programa Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) influenciou a prática de uma gestora de uma escola municipal em um dos polos de formação e em que medida foi relevante para a democratização da gestão da escola. Para tal, a entrevista narrativa proposta por Jovchelovitch & Bauer (2002) foi a estratégia adotada para a obtenção dos dados. A narração da experiência, segundo a autora, é o modo como o docente integra sua teoria e prática de ensino, aproximando-se do seu cotidiano. A análise se deu a partir das seguintes categorias: (1) gestão democrática; (2) o trabalho do gestor e (3) a formação no Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. A análise da narrativa permite concluir que o PNEG contribuiu positivamente para o exercício da função e que o processo de democratização vem ganhando força e espaço.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2019-05-09T16:17:45Z
2019-05-09T16:17:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv OLIVEIRA, B. R. de; COELHO, J. I. F. Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Vozes dos Vales, v. 13, p. 1-25, maio 2018. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Breynner1103.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2019.
2238-6424
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11259
http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Breynner1103.pdf
identifier_str_mv OLIVEIRA, B. R. de; COELHO, J. I. F. Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Vozes dos Vales, v. 13, p. 1-25, maio 2018. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Breynner1103.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2019.
2238-6424
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11259
http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Breynner1103.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002817359577088