Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11259 http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Breynner1103.pdf |
Resumo: | Este artigo analisa como a formação ofertada pelo Programa Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) influenciou a prática de uma gestora de uma escola municipal em um dos polos de formação e em que medida foi relevante para a democratização da gestão da escola. Para tal, a entrevista narrativa proposta por Jovchelovitch & Bauer (2002) foi a estratégia adotada para a obtenção dos dados. A narração da experiência, segundo a autora, é o modo como o docente integra sua teoria e prática de ensino, aproximando-se do seu cotidiano. A análise se deu a partir das seguintes categorias: (1) gestão democrática; (2) o trabalho do gestor e (3) a formação no Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. A análise da narrativa permite concluir que o PNEG contribuiu positivamente para o exercício da função e que o processo de democratização vem ganhando força e espaço. |
id |
UFOP_c99c84496ea054d3f359fea95003e0b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/11259 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto.Este artigo analisa como a formação ofertada pelo Programa Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) influenciou a prática de uma gestora de uma escola municipal em um dos polos de formação e em que medida foi relevante para a democratização da gestão da escola. Para tal, a entrevista narrativa proposta por Jovchelovitch & Bauer (2002) foi a estratégia adotada para a obtenção dos dados. A narração da experiência, segundo a autora, é o modo como o docente integra sua teoria e prática de ensino, aproximando-se do seu cotidiano. A análise se deu a partir das seguintes categorias: (1) gestão democrática; (2) o trabalho do gestor e (3) a formação no Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. A análise da narrativa permite concluir que o PNEG contribuiu positivamente para o exercício da função e que o processo de democratização vem ganhando força e espaço.2019-05-09T16:17:45Z2019-05-09T16:17:45Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfOLIVEIRA, B. R. de; COELHO, J. I. F. Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Vozes dos Vales, v. 13, p. 1-25, maio 2018. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Breynner1103.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2019.2238-6424http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11259http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Breynner1103.pdfOliveira, Breynner Ricardo deCoelho, Jianne Ines Fialhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2019-05-09T16:17:45Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/11259Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332019-05-09T16:17:45Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. |
title |
Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. |
spellingShingle |
Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Oliveira, Breynner Ricardo de |
title_short |
Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. |
title_full |
Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. |
title_fullStr |
Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. |
title_full_unstemmed |
Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. |
title_sort |
Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. |
author |
Oliveira, Breynner Ricardo de |
author_facet |
Oliveira, Breynner Ricardo de Coelho, Jianne Ines Fialho |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Jianne Ines Fialho |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Breynner Ricardo de Coelho, Jianne Ines Fialho |
description |
Este artigo analisa como a formação ofertada pelo Programa Escola de Gestores (PNEG) na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) influenciou a prática de uma gestora de uma escola municipal em um dos polos de formação e em que medida foi relevante para a democratização da gestão da escola. Para tal, a entrevista narrativa proposta por Jovchelovitch & Bauer (2002) foi a estratégia adotada para a obtenção dos dados. A narração da experiência, segundo a autora, é o modo como o docente integra sua teoria e prática de ensino, aproximando-se do seu cotidiano. A análise se deu a partir das seguintes categorias: (1) gestão democrática; (2) o trabalho do gestor e (3) a formação no Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica. A análise da narrativa permite concluir que o PNEG contribuiu positivamente para o exercício da função e que o processo de democratização vem ganhando força e espaço. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2019-05-09T16:17:45Z 2019-05-09T16:17:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
OLIVEIRA, B. R. de; COELHO, J. I. F. Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Vozes dos Vales, v. 13, p. 1-25, maio 2018. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Breynner1103.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2019. 2238-6424 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11259 http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Breynner1103.pdf |
identifier_str_mv |
OLIVEIRA, B. R. de; COELHO, J. I. F. Narrativa docente e formação de professores : um olhar sobre a gestão escolar a partir do Programa Nacional Escola de Gestores na Universidade Federal de Ouro Preto. Vozes dos Vales, v. 13, p. 1-25, maio 2018. Disponível em: <http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Breynner1103.pdf>. Acesso em: 13 fev. 2019. 2238-6424 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/11259 http://site.ufvjm.edu.br/revistamultidisciplinar/files/2018/05/Breynner1103.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002817359577088 |