As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tonini, Adriana Maria
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFOP
Texto Completo: http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7155
https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise documental dos projetos político-pedagógicos e dos currículos de cinco cursos, sendo três de Engenharia Elétrica e dois de Engenharia Civil, de escolas superiores de Belo Horizonte para verificar como são contempladas as Atividades Complementares nesses cursos de graduação, e analisar qual o impacto das referidas atividades na qualidade deles. Apresentam-se nesses documentos mudanças de foco da organização dos cursos, que passam a se orientar pelas competências e habilidades da aprendizagem, inovando as metodologias e os processos de ensino-aprendizagem na formação de engenheiros. As atividades complementares são desenvolvidas nos cinco cursos estudados e estão sinalizando tanto a sua flexibilização curricular quanto como apontam para a formação generalista, crítica e reflexiva do graduado em Engenharia Civil e Elétrica.
id UFOP_f977e2c94e889c039cd561060ba5d313
oai_identifier_str oai:repositorio.ufop.br:123456789/7155
network_acronym_str UFOP
network_name_str Repositório Institucional da UFOP
repository_id_str 3233
spelling As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte.The complementary activities in pedagogical projects and the curriculum of the courses of Electric Engineering and Civil Engineering of Belo Horizonte.Formação generalista do engenheiroGeneralist formation of the engineerO objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise documental dos projetos político-pedagógicos e dos currículos de cinco cursos, sendo três de Engenharia Elétrica e dois de Engenharia Civil, de escolas superiores de Belo Horizonte para verificar como são contempladas as Atividades Complementares nesses cursos de graduação, e analisar qual o impacto das referidas atividades na qualidade deles. Apresentam-se nesses documentos mudanças de foco da organização dos cursos, que passam a se orientar pelas competências e habilidades da aprendizagem, inovando as metodologias e os processos de ensino-aprendizagem na formação de engenheiros. As atividades complementares são desenvolvidas nos cinco cursos estudados e estão sinalizando tanto a sua flexibilização curricular quanto como apontam para a formação generalista, crítica e reflexiva do graduado em Engenharia Civil e Elétrica.The objective of this article is to present the results of the documentary analysis of the politician-pedagogical projects and the curriculum of five courses, where three course are the Electric Engineering and two the Civil Engineering. The article is about superior schools of Belo Horizonte and has objective to verify how are complementary the activities in these courses of graduation and to analyze which the impact of the activities in the quality of these courses. They are presented in these documents changes of focus of the organization of the courses that pass to guide for the abilities and capacities of the learning, being innovated the methodologies and the processes of teach-learning in the formation of the engineers. The complementary activities are developed in the five studied courses and are signaling in such a way the curricular fleexibilization of these courses, as they point with respect to the generalist formation, critical and refleexive of the graduated one Civil and Electric Engineering.2017-01-27T11:38:08Z2017-01-27T11:38:08Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTONINI, A. M. As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte. Educação & Tecnologia, v.15, n. 1, p. 62-78, 2010. Disponível em: <https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242>. Acesso em: 26 jan. 2017.23177756http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7155https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242Tonini, Adriana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2017-01-27T11:38:08Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/7155Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332017-01-27T11:38:08Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false
dc.title.none.fl_str_mv As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte.
The complementary activities in pedagogical projects and the curriculum of the courses of Electric Engineering and Civil Engineering of Belo Horizonte.
title As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte.
spellingShingle As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte.
Tonini, Adriana Maria
Formação generalista do engenheiro
Generalist formation of the engineer
title_short As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte.
title_full As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte.
title_fullStr As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte.
title_full_unstemmed As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte.
title_sort As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte.
author Tonini, Adriana Maria
author_facet Tonini, Adriana Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Tonini, Adriana Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação generalista do engenheiro
Generalist formation of the engineer
topic Formação generalista do engenheiro
Generalist formation of the engineer
description O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise documental dos projetos político-pedagógicos e dos currículos de cinco cursos, sendo três de Engenharia Elétrica e dois de Engenharia Civil, de escolas superiores de Belo Horizonte para verificar como são contempladas as Atividades Complementares nesses cursos de graduação, e analisar qual o impacto das referidas atividades na qualidade deles. Apresentam-se nesses documentos mudanças de foco da organização dos cursos, que passam a se orientar pelas competências e habilidades da aprendizagem, inovando as metodologias e os processos de ensino-aprendizagem na formação de engenheiros. As atividades complementares são desenvolvidas nos cinco cursos estudados e estão sinalizando tanto a sua flexibilização curricular quanto como apontam para a formação generalista, crítica e reflexiva do graduado em Engenharia Civil e Elétrica.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
2017-01-27T11:38:08Z
2017-01-27T11:38:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv TONINI, A. M. As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte. Educação & Tecnologia, v.15, n. 1, p. 62-78, 2010. Disponível em: <https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242>. Acesso em: 26 jan. 2017.
23177756
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7155
https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242
identifier_str_mv TONINI, A. M. As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte. Educação & Tecnologia, v.15, n. 1, p. 62-78, 2010. Disponível em: <https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242>. Acesso em: 26 jan. 2017.
23177756
url http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7155
https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFOP
instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron:UFOP
instname_str Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
instacron_str UFOP
institution UFOP
reponame_str Repositório Institucional da UFOP
collection Repositório Institucional da UFOP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@ufop.edu.br
_version_ 1813002798099333120