As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFOP |
Texto Completo: | http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7155 https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise documental dos projetos político-pedagógicos e dos currículos de cinco cursos, sendo três de Engenharia Elétrica e dois de Engenharia Civil, de escolas superiores de Belo Horizonte para verificar como são contempladas as Atividades Complementares nesses cursos de graduação, e analisar qual o impacto das referidas atividades na qualidade deles. Apresentam-se nesses documentos mudanças de foco da organização dos cursos, que passam a se orientar pelas competências e habilidades da aprendizagem, inovando as metodologias e os processos de ensino-aprendizagem na formação de engenheiros. As atividades complementares são desenvolvidas nos cinco cursos estudados e estão sinalizando tanto a sua flexibilização curricular quanto como apontam para a formação generalista, crítica e reflexiva do graduado em Engenharia Civil e Elétrica. |
id |
UFOP_f977e2c94e889c039cd561060ba5d313 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufop.br:123456789/7155 |
network_acronym_str |
UFOP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFOP |
repository_id_str |
3233 |
spelling |
As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte.The complementary activities in pedagogical projects and the curriculum of the courses of Electric Engineering and Civil Engineering of Belo Horizonte.Formação generalista do engenheiroGeneralist formation of the engineerO objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise documental dos projetos político-pedagógicos e dos currículos de cinco cursos, sendo três de Engenharia Elétrica e dois de Engenharia Civil, de escolas superiores de Belo Horizonte para verificar como são contempladas as Atividades Complementares nesses cursos de graduação, e analisar qual o impacto das referidas atividades na qualidade deles. Apresentam-se nesses documentos mudanças de foco da organização dos cursos, que passam a se orientar pelas competências e habilidades da aprendizagem, inovando as metodologias e os processos de ensino-aprendizagem na formação de engenheiros. As atividades complementares são desenvolvidas nos cinco cursos estudados e estão sinalizando tanto a sua flexibilização curricular quanto como apontam para a formação generalista, crítica e reflexiva do graduado em Engenharia Civil e Elétrica.The objective of this article is to present the results of the documentary analysis of the politician-pedagogical projects and the curriculum of five courses, where three course are the Electric Engineering and two the Civil Engineering. The article is about superior schools of Belo Horizonte and has objective to verify how are complementary the activities in these courses of graduation and to analyze which the impact of the activities in the quality of these courses. They are presented in these documents changes of focus of the organization of the courses that pass to guide for the abilities and capacities of the learning, being innovated the methodologies and the processes of teach-learning in the formation of the engineers. The complementary activities are developed in the five studied courses and are signaling in such a way the curricular fleexibilization of these courses, as they point with respect to the generalist formation, critical and refleexive of the graduated one Civil and Electric Engineering.2017-01-27T11:38:08Z2017-01-27T11:38:08Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfTONINI, A. M. As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte. Educação & Tecnologia, v.15, n. 1, p. 62-78, 2010. Disponível em: <https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242>. Acesso em: 26 jan. 2017.23177756http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7155https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242Tonini, Adriana Mariainfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFOPinstname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)instacron:UFOP2017-01-27T11:38:08Zoai:repositorio.ufop.br:123456789/7155Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.ufop.br/oai/requestrepositorio@ufop.edu.bropendoar:32332017-01-27T11:38:08Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte. The complementary activities in pedagogical projects and the curriculum of the courses of Electric Engineering and Civil Engineering of Belo Horizonte. |
title |
As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte. |
spellingShingle |
As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte. Tonini, Adriana Maria Formação generalista do engenheiro Generalist formation of the engineer |
title_short |
As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte. |
title_full |
As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte. |
title_fullStr |
As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte. |
title_full_unstemmed |
As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte. |
title_sort |
As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte. |
author |
Tonini, Adriana Maria |
author_facet |
Tonini, Adriana Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tonini, Adriana Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação generalista do engenheiro Generalist formation of the engineer |
topic |
Formação generalista do engenheiro Generalist formation of the engineer |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar os resultados da análise documental dos projetos político-pedagógicos e dos currículos de cinco cursos, sendo três de Engenharia Elétrica e dois de Engenharia Civil, de escolas superiores de Belo Horizonte para verificar como são contempladas as Atividades Complementares nesses cursos de graduação, e analisar qual o impacto das referidas atividades na qualidade deles. Apresentam-se nesses documentos mudanças de foco da organização dos cursos, que passam a se orientar pelas competências e habilidades da aprendizagem, inovando as metodologias e os processos de ensino-aprendizagem na formação de engenheiros. As atividades complementares são desenvolvidas nos cinco cursos estudados e estão sinalizando tanto a sua flexibilização curricular quanto como apontam para a formação generalista, crítica e reflexiva do graduado em Engenharia Civil e Elétrica. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 2017-01-27T11:38:08Z 2017-01-27T11:38:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
TONINI, A. M. As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte. Educação & Tecnologia, v.15, n. 1, p. 62-78, 2010. Disponível em: <https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242>. Acesso em: 26 jan. 2017. 23177756 http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7155 https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242 |
identifier_str_mv |
TONINI, A. M. As atividades complementares nos projetos político-pedagógicos e nos currículos dos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Civil de Belo Horizonte. Educação & Tecnologia, v.15, n. 1, p. 62-78, 2010. Disponível em: <https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242>. Acesso em: 26 jan. 2017. 23177756 |
url |
http://www.repositorio.ufop.br/handle/123456789/7155 https://seer.dppg.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/242 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFOP instname:Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) instacron:UFOP |
instname_str |
Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
instacron_str |
UFOP |
institution |
UFOP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFOP |
collection |
Repositório Institucional da UFOP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFOP - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufop.edu.br |
_version_ |
1813002798099333120 |