Educação em saúde para adesão ao Papanicolaou: uma revisão de literatura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz, Luana Fernandes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Maciel, Jessyca Moreira, Duarte de Sales, Janayle Kéllen, Rodrigues, Lívia Monteiro, Santos, Sheron Maria Silva, Callou Cruz, Rachel de Sá Barreto Luna, de Oliveira, Dayanne Rakelly, Rocha Cavalcante, Edilma Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Revista Brasileira em Promoção da Saúde
Texto Completo: https://ojs.unifor.br/RBPS/article/view/13164
Resumo: Objetivo: Identificar as intervenções de educação em saúde realizadas para a adesão ao exame Papanicolaou. Métodos: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados Medical Literature Analysis and Retrieval System Online via National Library of Medicine National Institutes of Health, Literatura Latino-Americana em Ciências da Saúde, Biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online e Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature via EBSCO, utilizando os descritores Health Education e Papanicolaou Test. Não houve delimitação de data ou idioma, para não restringir publicações que interessassem para análise. Foram encontrados 1091 artigos, sendo que, após aplicados os critérios de elegibilidade, a amostra final foi composta por 18 artigos. Resultados: Várias estratégias educativas foram descritas nos estudos, sendo utilizadas isoladamente ou associadas, dentre elas: palestras/comunicação verbal, vídeos educativos, materiais impressos, mensagens de texto móvel curtas, ligações telefônicas, música, comunicação por meio da mídia como televisão, rádio, jornais e alto-falantes, além de visitas domiciliares. Os estudos utilizaram pelo menos um tipo de mídia ou tecnologia em saúde móvel como estratégia educativa associada ou não de material impresso e/ou comunicação verbal. Conclusão: Os conhecimentos sobre a temática aumentam significativamente a adesão ao exame Papanicolaou; as estratégias educativas utilizadas como tecnologia móvel, palestras educacionais junto à mídia, mensagens adaptadas e campanhas publicitárias demonstraram ser eficazes no que diz respeito à informação, motivação, aceitação, conscientização e atitude das mulheres, além de reduzir os obstáculos e barreiras para a adesão ao exame citopatológico e também sobre a importância da vacina contra o Papilomavírus humano. 
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